Planejamento e Marketing: 3 sinais de que você está investindo errado

Planejamento e Marketing: 3 sinais de que você está investindo errado

1 – Contratar por impulso e sem confiança na relação

O primeiro e mais grave dos indícios de um investimento equivocado é iniciar uma relação comercial com uma agência ou consultoria de planejamento e marketing por impulso. 

Planejamento e Marketing são duas ferramentas necessárias para qualquer negócios que deseja prosperar de maneira sólida. Quando esse investimento é feito por impulso os resultados podem ser frustrantes. E nada sólidos.

A tendência é que, nesse caso, o empresário responsável pela relação entre o marketing e a empresa contratante, seja desgastante e esteja ali apenas para cumprir um papel na folha de pagamento. 

O investimento vira gasto e ambas as partes só visualizam o lado delas. O que teria grandes chances de ser uma parceria de negócios, acaba virando mão de obra de interesses individuais. O pior caminho possível.

Por experiência própria – e em análise genérica – 90% das últimas consultorias que prestei em 2021, vieram de pessoas relatando o mesmo problema: “estou com uma agência/pessoa e não estou nada satisfeito”. 

Pasmem, em alguns casos o bom resultado até existia, mas a relação era tão desgastante que o empresário acabava por buscar novos parceiros.

Respeito e transparência são critérios obrigatórios

Quando o investimento em marketing é contratado sem confiança, o trabalho deixa de ser uma conexão entre parceiros de negócios em busca de um crescimento em conjunto e torna-se uma operação de mão única: a empresa pede e o marketing executa. 

Na maioria dos casos, esse tipo de relação terá grande chances de uma vida útil curta. Ou pior: desgastante e prejudicial para a saúde da comunicação e do marketing da empresa que contratou. 

Quando o assunto é investimento em marketing, lembre-se: existem inúmeros recursos além do recurso financeiro em jogo que estão sendo desperdiçados, sendo o tempo, na minha opinião, o mais valioso para a empresa que investe. Uma vez desperdiçado, não tem como reaver.

Respeito e transparência são critérios obrigatórios em uma relação comercial que visa prosperar.

2 – A idolatria pelo engajamento nas redes sociais

Dar ênfase apenas em redes sociais e engajamento.

Esse é o sinal mais evidente existente em profissionais iniciantes e que o empresário precisa prestar bastante atenção. 

É muito comum que o empresário procure um profissional de marketing ou agência para ter mais engajamento do consumidor com a sua marca na internet e, consequentemente, que esse consumidor torne-se cliente.

Não tem problema nenhuma nisso, desde que não chamem essa função de planejamento estratégico de marketing.

Redes/Mídias Sociais são parte pequena de um sistema de comunicação e marketing complexo e que precisa ser levado a sério.

Engajamento em redes sociais são parte importante, mas não a mais relevante quando uma empresa busca investir em marketing com uma visão mais focada no real desenvolvimento do negócio a longo prazo.  

Não há problema nenhum o empresário ter interesse em contratar um especialista em redes sociais, o problema é que tem gente se vendendo como estrategista de marketing e entregando redes sociais embaladas em promessas.

Algo que pode gerar uma cegueira crítica em vários outros indicadores importantes para o negócio do empresário que, como já dito anteriormente, pode se transformar em prejuízo ou, no mínimo, ser necessário realocar novos recursos para reparar um trabalho negligente e irresponsável.

Planejamento de Comunicação e marketing vai muito além de interação em sites de redes sociais. Atentem-se a este ponto.

3 – Olhar apenas para os indicadores positivos

Bastante comum e por medo de perder o contrato, alguns profissionais podem querer fantasiar os resultados, mostrando apenas o que deu certo no investimento feito em marketing. É preciso maturidade para olhar, especialmente, para os erros. 

Se você contratou uma agência ou consultoria de marketing, fique atento a este detalhe. Afinal de contas, olhar pata os erros nos possibilita otimizar resultados futuros para investir de maneira cada vez mais assertiva.

Todo profissional de marketing vai trabalhar sempre na linha do risco. Toda campanha de marketing tem indicadores de performance que precisam de melhorias.

Marketing é uma ciência humana que trabalha em sinergia com a parte mais fria dos números. Saiba interpretar o que a matemática não diz e tenho certeza que os resultados estarão cada vez mais em direção que foi planejado.

Aliás, sem planejamento o marketing é apenas uma ferramenta.

Obrigado pela atenção e aproveite o transtorno.

2 Comments

  1. Pingback: Planejamento e Marketing: o que rolou de conteúdo - consultoria em planejamento estratégico de marketing

  2. Pingback: Tudo é Comunicação! - consultoria em planejamento estratégico de marketing

Deixe um comentário