Planejamento de Marketing: Expectativa e Realidade

Planejamento de Marketing: Expectativa e Realidade

Planejamento de Marketing: Expectativa e Realidade

A projeção feita sobre os resultados de marketing da uma empresa pode ser desenhada logo na primeira conversa que você, gestor de PME (Pequena ou Média Empresa) tem,  quando pretende contratar uma consultoria de marketing. Enfatizei PME, pois normalmente grandes empresas já trabalham com assessoria ou consultoria que atenda essa demanda.

Mesmo que em aspecto mais simplista, é uma projeção inicial ágil importante, pois essa conversa servirá para delimitar e antecipar duas esferas estratégicas para a solidez e o impacto da relação entre as partes no resultado final contratado.

Planejamento de Marketing sem romantismos ou falsas promessas

Toda consultoria precisa, como já dito por aqui algumas várias vezes, ser um jogo de cartas abertas. 

Por mais que exista a ansiedade e a expectativas de ambas as partes, empresa e prestador de serviço, ponderar de maneira objetiva e transparente é o primeiro passo para que o Planejamento de Marketing cumpra com os objetivos definidos.

Ou, pelo menos, facilite os ajustes em casos mais críticos.

Esses objetivos devem ser definidos por ambas as partes, e pautadas em duas esferas: a da  expectativa e da realidade. Centro da nossa conversa de hoje. 

A melhor maneira de exemplificar a importância dessas duas esferas é o meme na internet: Expectativa x Realidade. Um exemplo perfeito de que quando não há cartas na mesa na prestação de um serviço de marketing, a realidade pode ser desastrosa e, para o empresário, nada engraçada

Vamos rir apenas dos memes.

O Mapeamento das Esferas Expectativa e Realidade

Ainda pretendo abordar sobre essas esferas e o gráfico que será apresentado, com mais detalhes em um outro conteúdo, analisando na prática e em conjunto com métodos aplicáveis. 

Inclusive, o novo modelo de ensino do Digital Planners para 2022 vai contar com um módulo inteiro sobre essa projeção. 

No conteúdo de hoje, vamos apenas entender e refletir o por que elas são tão importantes, e  sobre a relação direta delas com riscos, prejuízos e resultados.

É um assunto que traz reflexões aparentemente triviais. No entanto, não se enganem, uma visão solida sobre expectativa e realidade, pautada em estratégia, torna-se um diferencial competitivo e tanto para qualquer negócio.

Desenvolvi um mapa padrão para ilustrar melhor a nossa conversa. A aplicação dependerá de outras análises complementares, mas, no momento, acho que servirá para entendimento geral.

Clique aqui para ver o gráfico em detalhes.

Essa mapa é uma ferramenta-chave importantíssima na realização de uma boa previsão de riscos e prejuízos, por exemplo, nas campanhas de marketing definidas no Planejamento Estratégico de Marketing.

Essas duas esferas – realidade e expectativa – cumprem um papel importante no início de um trabalho de consultoria em planejamento de marketing: o de fornecer equilíbrio entre o esforço e o resultado, sobre o investimento de recursos alocados.

Muita atenção neste ponto:

Recursos, leia-se: tempo alocado (pessoas e expertise), intelectual aplicado (competências e conhecimento) e financeiro investido (dinheiro). Variáveis necessárias para mensurar com clareza a expectativa sobre qualquer resultado. Pois nem todo gráfico que está em ascensão significa resultados positivos. Cuidado.

A unidade de medida entre expectativa e realidade no Plano de Marketing

Entendendo a importância de se ter uma visão clínica sobre expectativa e realidade, o gestor pode começar a olhar para essas esferas e medir quanto de recurso será necessário para que o resultado esperado (expectativa) se aproxime do objetivo final (realidade).

Ajustar a balança citada acima evita investir quaisquer dos três recursos de maneira desequilibrada ou na famosa base do achismo.

A unidade de medida para o equilíbrio dessa balança são os dados que o cliente tem, os registros de planejamentos anteriores e a coleta de dados em tempo real, característica bastante efêmera do ambiente online atualmente.

E, por fim, compreender a importância desse equilíbrio é o primeiro passo para o sucesso de um planejamento de marketing e, quem sabe, até mesmo um sucesso que supere as expectativas sobre os resultados reais planejados.

Espero que este conteúdo desperte boas reflexões de como alocar os recursos do seu cliente com responsabilidade, olhando para essas duas esferas, em busca de resultados cada vez melhores, mais sérios e sólidos.

Espero que gostem do conteúdo, amanhã eu volto pra fazer a revisão complementar.

Obrigada pela atenção e aproveite o transtorno.

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