Como saber quando contratar uma consultoria

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Como saber quando contratar uma consultoria de Planejamento Estratégico de Marketing?

É bastante comum que alguns empresários ainda tenham inúmeras dúvidas sobre o papel e a importância da figura consultor no desenvolvimento e crescimento da própria empresa.

Dúvida a qual arrisco dizer ser culpa de parte de alguns envolvidos no mercado de comunicação e marketing, que expõem o título de consultor em seus perfis, sem ao menos saber se realmente suas habilidades e, principalmente, sua experiência no merecado o permitirá assumir tal posição.

Parece elitismo, mas só estou sendo realista.

Se existe um mercado que se sustenta há anos com um falso “glarmour”, esse mercado é o da comunicação e do marketing.

Ir direto ao ponto e ser realista, muitas vezes, pode ser um discurso não quisto no meio.

O mercado é democrático e, assim como toda democracia, cheio de armadilhas que visam o interesse próprio de quem goza da liberdade de participante.


A comunicação e o Marketing são disciplinas  democráticas o bastante para que a pessoa, com alguns videos ou “cursos completos” e “100% gratuitos”, se sinta segura suficiente para que essa investida aconteça e em um estalar de dedos surjam novos consultores.

Indo direto ao ponto, pessoas que vendem consultoria, mas ainda estão com a mão na massa e fazendo parte da base da pirâmide.

Não me entendam errado, a base da pirâmide, que configura a estrutura organizacional da operação da empresa é de suma importância no todo, no entanto, não é ali que o consultor atua.

E este um dos motivos de eu ter separado alguns pontos de observação, direcionados ao empresário que está considerando contratar uma consultoria, tenha em mente. 


Primeira observação: Cadê o planejamento básico?

A primeira observação e pergunta que o empresário precisa se fazer ao pensar em contratar uma consultoria, é bem simples:

Sua empresa já trabalha com algum tipo de planejamento?

Caso sim,  a segunda pergunta é:
é possível visualizar uma previsão a longo prazo (mínimo de 1 ano), por meio de registros e pesquisas estratégicas deste mesmo planejamento?

Se a resposta for não, talvez seja hora de considerar a contratação de uma consultoria.

Caso não exista nenhum tipo de planejamento e sua empresa viva ao famoso “toque de caixa”, é hora de considerar outro fator:

Existe orçamento reservado para uma consultoria, time ou pessoa que possa iniciar  esse processo?

Caso sim, procure uma consultoria nem que seja para que sua empresa saia do limbo estratégico. Empresa que não investe em planejamento, não investe no futuro.

E sempre que estamos falando de Planejamento Estratégico, estamos falando obrigatoriamente de uma mentalidade desenvolvida a longo prazo.


Segunda observação: Quanto investir em uma consultoria? 

Assim como todo serviço, o trabalho de consultoria é vendido em horas e essa resposta quem pode te oferecer é apenas o consultor que você demonstrou interesse em contratar.

E, sim, existem diferentes níveis de profissionais. Escolha um que atua mais próximo a sua realidade e que seja coerente com o porte da sua empresa.

Um ponto importante e que vai fazer toda diferença na hora de identificar se a pessoa está realmente pronta para assumir o papel de consultor na sua empresa é a maturidade sobre o orçamento e horas alocadas para o que está sendo acordado.

Normalmente eu, por exemplo, só envio orçamentos e valores depois de ter uma conversa inicial com o empresário interessado. Dependo da agenda, até mesmo essa hora poderá ser cobrada.

Há casos específicos em que a pessoa já sabe exatamente o que precisa e qual seria o meu papel na contratação. São casos raros e que a empresa já conta com um time de marketing alocado.

E por que estou dizendo que este é um ponto importante a se considerar.

Parece estranho dizer, mas muitas agências ou consultores gostam de enviar orçamentos, mesmo antes de conversar ou entender o problema que precisa ser resolvido na empresa.

Desconfie de orçamentos muitos embalados. Medir o seu orçamento apenas olhando para o mercado é desconsiderar vários fatores internos e externos da própria função de consultor. 


Observação sobre a agilidade no envio de propostas: 

Até existe uma categoria de consultoria mais “projetizada” que nos permite trabalhar com agilidade sobre o orçamento.

Normalmente esse tipo de agilidade é vinculada ao serviço de desenvolvimento de um plano tático para ser aplicado por uma empresa que já conta com pessoas capacitadas para executar o que foi desenhado no plano.

Neste caso, seu papel poderá ser apenas o de dispor-se a orientações pontuais.

Uma mentoria seria também um caminho ideal para tal situação. 


Terceira e última observação: entendimento sobre a parceria 

A terceira observação, e talvez a mais importantes das citadas neste conteúdo é: você está disposto a participar? 

O trabalho de consultoria é um trabalho de parceiros. O consultor não trabalha PARA a  empresa contratante, um consultor trabalha COM a empresa.

O empresário, disposto a contratar uma consultoria, precisa entender que você é a ponta decisora, uma vez que é o responsável gestor pela empresa e de todos os colaboradores.

Caso não esteja com tempo de atuar em parceria com o consultor, é melhor procurar uma agência e delegar as funções operacionais seguindo o fluxo comum atual. 

Não é o caminho mais estratégico, mas o prestador de serviço de agenciamento poder ser alguém que vai suprir e te aliviar, se este for o objetivo.

A única ressalva, novamente, depois de todas as observações citada no texto é: empresa que não investe em planejamento,  não investe no futuro. 

Trabalhar apenas na base operacional, fazendo as engrenagens girarem sem a manutenção estratégica é um grande risco que você precisa observar e a figura que pode te orientar como amenizar e prevenir sofrer desses risco é a figura consultiva.

Se você leu até aqui, obrigado pela atenção e até o próximo conteúdo. Se quiser conhecer mais sobre a minha consultoria, fique a vontade para entrar em contato. 

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