TUDO É COMUNICAÇÃO!
Existe uma regra muito simples que qualquer pessoa pode seguir pra validar a importância da comunicação e do planejamento estratégico na sua empresa: a regra da observação.
Quando a pessoa parte do pressuposto de que TUDO É COMUNICAÇÃO, cada detalhes na organização passa a ter um valor intrínseco extremamente valioso – seja de posicionamento de marca, ativo financeiro ou de responsabilidade social.
Cada movimento que a empresa faz, conta como comunicação.
Cada investimento como estratégia e cada decisão como norte de desenvolvimento.
É basicamente o tripé da observação: Movimento, Investimento e decisão.
Quando a pessoa deixa de se atentar à essa regra, abre espaço para concorrência, deixando parte valiosa da sua competitividade exposta.
Aliás, observar a concorrência é, necessariamente, um exercício de observação que deve ser levado a sério. Mas não nos cabe discutir isso neste conteúdo.
Não pra fazer igual, mas pra encontrar o nódulo de oportunidade que se conecta com os valores de crescimento do negócio com o algum diferencial competitivo.
O Planejamento como disciplina, por exemplo, trabalha no campo das ideias até que a execução seja desenhada em data com início, meu e fim.
Novamente, partido para a observação cronológica antes da ação.
Enfim, eu posso ficar aqui citando inúmeros exemplos de como a habilidade de observar é importante e, em tempos de excesso de informação, torna-se basicamente uma habilidade interpessoal. Ou soft skill, como o pessoal gosta de chamar.
Por fim…
Um observador não observa sozinho e, por isso, sim e, novamente: é uma habilidade interpessoal valiosa.
Comece a observar, filtrar e tomar decisões sobre a regra da observação e menos sobre a da emoção nos negócios e, talvez, até mesmo na sua vida pessoal.
Obrigado pela atenção e aproveitem o transtorno.