Durante este artigo, você vai ouvir muitas vezes falar sobre criar histórias e como as empresas devem se tornar contadoras de histórias para desenvolver estratégias para o marketing de conteúdo. Parece um conceito fantástico na teoria, mas o que isso realmente significa na prática?
O mercado está sempre falamos sobre histórias, mas nem sempre foram consideradas uma parte importante da caixa de ferramentas de marketing. Nos últimos tempos, as histórias tem sido um método para posicionar a marca de forma natural através da transmissão de seu valor fundamental. As histórias, afinal, são o método mais fácil de comunicação e é por isso que são incorporadas de forma natural pelas pessoas.
Mas como você pode explorar o potencial de contar histórias para criar conteúdo? Aqui estão algumas sugestões úteis.
Use emoções

As emoções são à base de toda história de sucesso. Certas histórias que nos fazem rir, chorar um pouco mais, no entanto, têm a capacidade de se aproximar de como lidar com um problema; e estes são os que ouvem com mais disposição. Insira emoção em uma história da marca, muitas vezes, não é tão difícil como se poderia imaginar. A emoção já está lá, você só precisa descobrir isso.
A sugestão geral, no entanto, é relacionar a história do seu produto com as pessoas e suas vidas diárias. Se, por exemplo, um fabricante de componentes automotivos, você poderia falar sobre o papel da marca em ajudar as pessoas que se deslocam de um lugar para outro. Storytelling pode, portanto, ser adequado tanto para o mercado B2C, mas também B2B.
Partilhe a sua singularidade

Provavelmente, a sua marca tem características únicas, mesmo que não tenha um carismático fundador como Steve Jobs. Para encontrar essas características você precisa olhar para sua empresa, sua marca, seus produtos / serviços e clientes com um olhar criativo e pensar sobre o que os torna especiais.
Considere esta lista como um simples ponto de partida para descobrir as características únicas para criar uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo.
- Pessoas: Quem são as pessoas que produzem o seu produto ou serviço? O que as torna especiais individualmente e como grupo?
- Clientes: Quem são seus clientes? Por que comprar o seu produto ou serviço? Como ajudou a resolver um problema ou satisfazer uma necessidade? O que ele mais gosta sobre o seu produto ou serviço?
- Produto: O que é especial sobre o seu produto? Como e por que foi concebido dessa maneira? Quem tem desenvolvido e projetado?
- Processos: Como você produz o seu produto e por que é diferente da de seus concorrentes? Por que esse tipo de processo, e não o outro? Quem definiu o processo de desenvolvimento e quem decide quando você precisa atualizar ou alterá-lo?
Um esclarecimento: Não tenha medo de contar a sua história, mesmo que você não ache irresistível; na maioria das vezes, você apenas encontra uma forma original de dizer isso. Depois de encontrar as histórias que distinguem a sua marca antes de dizer-lhes, pense em como ela poderia ser descrita através da oferta de diferentes pontos de vista. O conselho é ser o mais criativo possível na escolha do modo de história.
Mantenha-o simples

Pense sobre as histórias que você melhor recorda: a maioria pode ser resumida em poucas palavras ou uma lição simples (por exemplo, muitos dos contos de fadas do Grimm podem ser rastreados até “Não fale com estranhos”). O importante não é, no entanto, levar tudo a uma simples frase, é importante manter a essência da mensagem simples para que o público se lembre e, em seguida, possa dizer facilmente.
Facilitar o compartilhamento

Você pode ter uma mensagem que o público aprecie e faz questão de compartilhar e tornar-se parte da narrativa da marca. É necessário facilitar o compartilhamento para o cliente e pensar sobre onde e como contar a sua história. Em geral, nós começamos a partir do site da empresa ou de mídia social que estruturalmente facilita o compartilhamento. Mas se o seu público é muito semelhante a outros meios é fundamental não descuidar sobre outras formas de conteúdo, para dar mais profundidade à sua história.
Uma exemplar história da marca

Pode um vídeo em stop-motion de um criador de porcos se tornar um fenômeno viral e espalhar uma mensagem de ética que pode fazer a diferença para os consumidores?
A resposta é sim! Em 2011, Chipotle, uma cadeia de restaurantes mexicana com mais de 1.200 pontos de venda, criou um vídeo para contar os valores de sua marca e as pessoas que fundaram.
O vídeo descreve a história de um agricultor, enquanto vivia na fazenda da família em transição de fábrica industrial. Depois de ser seduzido por lucros em técnicas de cultivo em larga escala e logo mais a frente reconhecendo seus erros, mesmo voltou as práticas mais humanas e sustentáveis.
O vídeo feito nas notas do sucesso do Coldplay, “The Scientist” interpretada por Willie Nelson (uma lenda da música country) a marca saiu de uma tensão psico-cultural profundamente sentida pelo povo americano, as dúvidas sobre a qualidade dos alimentos em restaurantes fast-food. Aproveitando fortes emoções como confiança, este vídeo rapidamente se tornou um fenômeno viral alcançando rapidamente 8 milhões de visualizações no You Tube, e gerando um forte zumbido dentro das mídias sociais.
Mas por que essa história é tão poderosa? Vamos resumir seus pontos fortes:
- É emocional. Através de uma passagem bem conhecida já capaz de entrar em sintonia com as emoções, entrando em profundidade com os sentimentos das pessoas para falar sobre a mensagem no qual se importa.;
- É simples. A história de fundo, a de criação industrial do que é a agricultura em pequena escala, é realmente um assunto muito complexo, com opiniões conflitantes. O vídeo simplifica o assunto com incrível facilidade, mostrando um cronograma simples. Além disso, traz um toque pessoal para o conceito, a visão ética da empresa;
- Compartilhar. Ter a mensagem muito simples e baseada em valores éticos que compartilham, era quase natural e facilitada por uma estratégia clara para apoiar dentro da grande mídia social;
- É única. Contar a história da Chipotle como um compromisso corporativo na tentativa de oferecer comida com integridade e respeito pelos animais, o meio ambiente e os agricultores.
Considerações Finais

A narrativa é algo natural, que faz parte de nossas vidas diárias. Contar histórias para apoiar mais claramente a sua marca pode ser simples, desde que, seja capaz de criar uma história que consiga tocar as cordas profundas das pessoas e lógico “vender”, por uma vez, os valores antes dos produtos.

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