Planejamento de Marketing: Marca como vantagem competitiva

Planejamento de Marketing: Marca como vantagem competitiva

Planejamento de Marketing: Marca como vantagem competitiva


Que tal conversaremos um pouco sobre o mercado e a inteligência competitiva sobre a concorrência monopolística, onde muitos profissionais atuam e não sabem. Inclusive, grande parte dos participantes, profissionais liberais.

Na concorrência monopolística de alguns mercados, sai na frente quem garante vantagem competitiva por meio de um bom trabalho de comunicação e experiência de marca. 

Ou seja, quem investe em propaganda e marketing de maneira estratégica. Aliás, investe, monitora e otimiza. Não é por que estamos falando de investimento em marca que devemos reduzir a alcance e engajamento. 

Inteligência de mercado é ferramenta essencial na disputa de qualquer mercado. Essa inteligência é o que vai nortear e interpretar os números olhando com clareza pro que foi definido no planejamento estratégico.

Essa visão vai apontar o caminho do investimento contra a concorrência. Especialmente no trabalho de marca, equivocadamente, tão pouco valorizado.

Uma boa maneira de praticar essa vantagem competitiva sobre concorrência monopolística é observar, registrar e jogar o jogo de acordo com os movimentos da concorrência. 

Nesse caso, a competição é sobre como o consumidor te posiciona, não como você pensa estar posicionando a sua marca.

É uma batalha de percepções entre comportamento e números.

Em alguns mercados, a comunicação assertiva e de sucesso está até mesmo dentro da caixa que muitos insistem em pensar fora. Em outros, sim, é a inovação que garantirá o desenvolvimento saudável da marca da empresa.

O que não podemos é generalizar e vestir a camisa de uma ou outra solução.

O mercado é mais complexo do que garantir engajamento sobre audiência. Essa fatia importa, mas é uma pequena poça d’água perto do oceano que precisa ser explorado e analisado quando se fala em Digital Marketing, concorrência e Mercado.

E aí, como andam as peças no jogo do seu mercado? Agindo sobre pressão adversária ou influenciando a jogada dela?

Obrigado pela atenção e aproveite o transtorno.

Deixe um comentário