Planejamento Estratégico: agilidade como diferencial competitivo
Visão sistêmica e sinergia entre Estratégia e Agilidade
Algo que provavelmente poucos vão discordar: a palavra estratégia é bonita. Transmite senioridade ao discurso e vende uma ideia de competência avançada, assertividade.
É muito comum que a palavra “estratégia” esteja no discurso dos participantes presentes no mercado da comunicação e do marketing. No entanto, precisamos entender algo importante sobre essa palavra; muitas vezes o emprego do termo entra de forma equivocada.
E, na minha visão: dependendo do contexto, OK quanto a isso. É assumir o equívoco que se justifica no objeto da narrativa.
E não há nada de errado em trabalhar discursos com ênfase nos tópicos acima. Aliás, é recomendado sempre trabalhar com argumentos narrativos que transmitam tal maturidade para o posicionamento de uma marca, seja corporativa ou pessoal.
Um adendo importante: esse texto não é para dizer que as pessoas estão usando o termo de maneira errada. Mas existe um equívoco que pode ser evitado.
A estratégia não é ágil; os métodos de desenho dela, sim
Quando abordamos temas relacionados à disciplina planejamento de comunicação e marketing, elucidando estratégia como centro do discurso, é preciso entender que trata-se de um pensamento a longo prazo.
Pensamento que envolve, acima de tudo, visão sistêmica da soma sobre os processos, pessoas e movimentos do mercado, aliados às metodologias atuais (e as que surgirão).
É muito comum, por exemplo, encontrarmos em alguns discursos a junção de estratégia + agilidade, quando o mais coerente em alguns casos, seria dizer métodos ágeis ou táticas ágeis.
Parece uma observação trivial, mas dependendo da aplicação vai ser equivocado.
Em linhas breves, entenda que a camada estratégia sempre trabalhará uma visão do todo, inviabilizando certa simplicidade, característica dos processos ágeis. Sem o cuidado de olhar para inúmeras outras diretrizes e mapear o impacto de decisões a longo prazo, seus riscos e recursos envolvidos.
Para deixar mais claro; podemos dizer que os métodos ágeis “respondem” e estão conectados por diretrizes e indicadores dentro do Planejamento Estratégico. E, neste caso, sim: podemos dizer que a estratégia está pautada em metodologias ágeis. E não que temos uma estratégia ágil.
A pirâmide dos 3 níveis do Planejamento Estratégico e onde a agilidade é aplicada
O módulo 3 do Programa Digital Planners ilustra um pouco da nossa abordagem e quais são os três principais níveis em um Planejamento Estratégico.
Na visão estruturada do Planejamento, todos os processos e metodologias ágeis estão, quase sempre, no meio da pirâmide onde movimentos táticos entram em curso.
Quase sempre, pois dependendo do contexto, muito do pensamento e métodos ágeis são aplicados na base. Já no topo, como citado alguns parágrafos acima, ficaria inviável decisões muito ágeis e que assumem riscos as cegas.
Agilidade como diferencial competitivo no Planejamento Estratégico
Agile, Scrum, Kanban, Lean dentre tantas outras metodologias ágeis devem ser vistas como modos de pensar que influenciam no conjunto de práticas cotidianas dos processos de planejar, para alcançar um determinado objetivo do Planejamento Estratégico.
E, por isso, sim; são métodos extremamente importantes e que devem fazer parte das habilidades do profissional de Planejamento de Marketing que visa caminhar ao lado da contínua transformação digital que os próximos anos nos reserva.
A agilidade em tempos tão acelerados torna-se, inclusive, um excelente diferencial competitivo dentro de uma empresa que entende bem a divisão discutida neste texto.
Diferencial que cada dia mais dependerá da intensidade na sinergia entre os processos do que puramente o fator momentâneo agilidade, erro e ajuste.
Até porque, sustentar uma mentalidade ágil sem a direção de um planejamento estratégico pode ser arriscado e criar uma bola de neve de decisões impensadas.
Evite o clubismo da profissão
Dedique-se a ser especialista em uma área que mais te dá tesão em trabalhar, mas evite o clubismo, Evite ser o profissional generalista e que veste negligencia conhecimentos adicionais ao seu desenvolvimento.
O mais importante, ressalto novamente, sempre será o contexto geral do uso do termo em sim, pois assim como estratégia trata-se de uma visão do todo, todo texto também tem suas ressalvas sobre as afirmações contidas nele.
O que não cabe é o perfil clubista quando o assunto é desenvolvimento profissional em uma área responsável por negócios e carreira, porque imaturidade a gente reconhece de longe, mesmo quando a pessoa usa os termos nos lugares certos.
Para finalizar, indicarei alguns livros importantes sobre os temas e, claro, literatura que me permitiu sintetizar tais reflexões sobre estratégia, tática e métodos ágeis.
Obrigado pela atenção e aproveitem o transtorno.
Literatura recomendada
Leitura sobre os principais métodos ágeis para inspirar e aprender. Literatura simples e gostosa de ler, que permite botar a mão na massa.
- Sprint. O Método Usado no Google Para Testar e Aplicar Novas Ideias em Apenas Cinco Dias
- Lean Inception: Como alinhar pessoas e construir o produto certo
- SCRUM: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo
Leitura sobre estratégia para pesquisa, consulta e aprendizado. Literatura um pouco densa para quem quer se aprofundar no universo do Planejamento Estratégico.
- Planejamento estratégico – Fundamentos e Aplicações. Das Intenções aos Resultados
- Administração e Marketing – Philip Kotler
- Planejamento Estratégico – Conceitos-Metodologia-Práticas
- Estratégia Competitiva – Técnicas Para Análise de Indústrias e da Concorrência
- Safári de Estratégia: Um Roteiro pela Selva do Planejamento