Escute o conteúdo clicando no play abaixo.
A importância do Pensamento crítico no desenvolvimento intelectual
O pensamento crítico é uma habilidade fundamental para a pessoa que quer trabalhar com marketing e comunicação. Diga-se de passagem, uma profissão bastante democrática e facilmente sucateada pela picaretagem diária.
A bem da verdade é que o pensamento crítico pode ser considerado uma habilidade competitiva na minha visão. Quanto mais você preza pelo desenvolvimento dela, mais capacidade de se desenvolver no seu mercado você terá e vice-versa
Em um sistema de mercado cada vez mais acelerado e caótico, qualquer um que tenha o mínimo de participação em ambientes de redes sociais online, precisa dessa habilidade, ou estará suscetível a cair em discursos nocivos ao próprio desenvolvimento.
No entanto, parece que boa camada dos participantes ainda não executam com firmeza tal habilidade. Talvez por não entenderem como, e precisarem de orientação, ou pelo conforto de comprar ideias triviais as quais elas querem escutar.
Em uma nova onda, bastante irresponsável, por sinal, pessoas vêm se dedicando a narrativas baseadas em uma “dor”* específica que visa quebrar essa linha de raciocínio crítico.
*Palavra usada por participantes do mercado para te vender por gatilhos e impulso.
Essa nova onda, lamentavelmente, vem de “profissionais” envolvido com o mercado digital e faz parte de uma negação sobre estudar e produzir.
Exemplos?
Você não precisa de mais de cursos. Você não precisa de formação. Você não precisa produzir conteúdo.
Entre tantas outras negativas, os argumentos sempre vão de encontro com o básico: dizer o que você quer escutar, para que continue em uma zona estática.
A procrastinação é, talvez, acompanhada da ansiedade, um dos pontos críticos e que mais fazem as pessoas terem problemas de saúde física e mental. E é ai que entre o ponto irresponsável mais grave da narrativa de negação sobre os aspectos citados.
Ao vender esse tipo de argumento, essas pessoas estão trazendo conforto temporário e a curtísismo prazo para quem compra o produto ou a narrativa, atrasando o desenvolvimento dessa pessoa e iludindo-a com faturamentos que podem seduzir, enquanto a verdade é que se você deixar de estudar, você deixa de se desenvolver. Se você deixa de produzir conteúdo como forma de expressão, você para de aprender.
Manter a mente ativa e se desenvolvendo é a única riqueza garantida para o resto da vida e que ninguém pode te roubar. É um clichê interessante e bem verdadeiro.
Acredito e sempre acreditei na educação como fator de transformação – em todas as áreas da vida – e, por isso, vim aqui alertá-los; sempre que alguém disser para vocês que não precisam fazer algo: executem o pensamento crítico, pois provavelmente as pessoas que vendem essa ideia só acreditam nela porque deixaram de ter tesão pelo conhecimento e pelo desenvolvimento intelectual.
Joguei esse monte de palavras aqui, depois eu volto pra revisar.
Bom dia, obrigado pela atenção e aproveitem o transtorno.