O que é Planejamento?

O que é Planejamento?

O que é Planejamento?

Pra entender Planejamento é necessário entender que existem vários tipos de planejamento dentro de uma mesma ideia. Planejamento pessoal, planejamento financeiro, planejamento de carreira, dentre tantos outros.

Pois quando estamos falando de planejamento, estamos falando de algo que tende a organizar as coisas com foco no futuro. 

Em linhas ultra-resumidas, podemos dizer que todo planejamento tem o objetivo de conectar o ponto de partida A, ao objetivo destino B.

A grande sacada, e que confunde muita gente, é que dentro da disciplina Planejamento existem várias categorias e, dentro dessa categorias, existem suas subdivisões. 

Basicamente, essas subdivisões cumprem o papel de definir com mais exatidão o contexto dos pontos A e B. Pois sem saber o contexto do que queremos quando planejamentos algo, não podemos planejar.

No meu campo de estudo e atuação profissional, por exemplo, tenho 3 direcionamentos bem específicos, ambos ligados a Comunicação e Marketing: 

Planejamento Estratégico de Adm & Marketing: o que mais se blinda por métodos cientificamente comprovados e desenvolvidos por grandes nomes da estratégia empresarial.
 

Podemos dizer que o Planejamento Estratégico de Adm & Marketing dá a base central de entendimento para todos os outros e tem como objetivo dividir toda a organização pensada em 3 níveis, sendo eles operacional, tático e estratégico.

Abre parênteses:

Este conteúdo é um resumo que visa simplificar a visão sobre planejamento. Por isso, alguns conceitos e ideias serão sintetizados ao máximo para que o entendimento seja acessível e instigue você que está lendo, a estudar mais sobre o assunto.

Fecha parênteses.


O Planejamento Estratégico de Adm & Marketing talvez seja o que menos nos permita um desenvolvimento pautado em análises e projeções subjetivas, pois como são guiados por uma série de processos que analisa números frios, esse tipo de planejamento tende quase sempre a trabalhar com a camada mais tangível da organização. 

Até há espaço para a criatividade quando se fala de Planejamento Estratégico de Marketing, mas normalmente são as pesquisas e estudos mercadológicos que nos dão as diretrizes para conectar os pontos A e B, citados no início do texto.

E são essas diretrizes é que vão nos guiar em busca dos resultados com mais assertividade.

O segundo direcionamento para Planejamento é o de Comunicação e Marketing: uma camada que trabalha em sinergia com o Planejamento Estratégico, mas tende a analisar nuances mais conceituais centradas no desenvolvimento e posicionamento de marca de determinada empresa.

O estudo, ainda sim guiado por um objetivo estratégico central, pode levar em consideração análises mais subjetivas e leituras de pesquisas mais direcionadas a entender o que os números dizem sobre o comportamento das pessoas e como eles tendem a comprar uma ideia de posicionamento de marca.

Basicamente, trabalha mais do campo das ideias do que nas linhas do Excel.

Resumindo, o planejamento de comunicação faz a conexão entre o racional e o emocional, com fins de, novamente, conectarem os pontos A e B.

E ainda há, entre esses dois, o Planejamento Publicitário. Modo de pensar planejamento que surgiu para suprir o que o setor de pesquisa no início das  agências de publicidade demandava: extrair insights sobre comportamento humanos, de maneira ainda mais criativa, dos dados que as pesquisas de marketing da época entregavam.

Esse último é o planejamento mais dinâmico de todos e que existe a necessidade de uma boa imersão sobre conceitos criativos externos. É nesse planejamento que a melhor escola é a escola da observação cotidiana.

Seja em uma série que você está assistindo, ou seja no um bate papo com o trocador do ônibus.

É o planejamento que eu gosto de categorizar como “Modo de Pensar”. Planejamento que observa no mundo real os pontos A e B citados no início no texto, se conectarem.

É a parte da disciplina planejamento que você pode – e deve – questionar tudo. Investigar e extrair o máximo de insights aleatórios possível, pois nunca se sabe de onde uma boa ideia vem, mas sabemos que dá pra usar ela pra alguma coisa.

E, claro, os três modelos citados são definições resumidas de uma disciplina extremamente vasta e que se molda em cada desafio e problema que o planejador enfrenta.

Para finalizar nosso papo, minha única sugestão e regra diferencial para quem quiser se especializar em qualquer um dos caminhos é: estude, pesquisa e leia muito. Mas, acima de tudo, coloque eles em prática, porque sem conectar o ponto A ao ponto B, seu planejamento não passa apenas de uma ideia de futuro. 

Se você leu até aqui, obrigado pela atenção e até o próximo conteúdo.

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