Planejamento Estratégico de Comunicação e Marketing exige visão sistêmica

Planejamento Estratégico de Comunicação e Marketing exige visão sistêmica

Planejamento Estratégico exige visão sistêmica

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Quanto mais aceleradas se tornam as possibilidades na comunicação, especialmente a desenhada com ênfase no ambiente digital, maior a importância – e responsabilidade –  o planejador de comunicação deverá dar para projeções a longo prazo.

Projeções, leia-se, planejamento.

A visão sistêmica aplicada em toda a cadeia de comunicação, marketing, estratégia e negócios, em torno de uma marca não se sustentará com visão puramente entusiasta e mão na massa!

Menos palco, mais especialistas…

A aliança entre a tríade: agilidade, estratégia e planejamento precisa de menos palco e mais especialistas que se preocupem de verdade em estudar e se aprofundar em toda a ciência que a comunicação disponibiliza, indo bem além de explorar apenas canais sociais como centro da estratégia.

Sim,  sei bem que a comunicação em redes sociais acontece de maneira dinâmica e em tempo real, mas não é por isso que você vai seguir o fluxo.

Em um jogo de xadrez, por  exemplo, você sabe que vence quem captura o rei e nem por isso você avança com as peças em direção a ele, porque sabe que vai perder campo.

Talvez, a mentalidade de que “não se planeja mais a longo prazo” seja parte do entendimento equivocado de grande parte, por não saber diferir ferramentas de comunicação de estratégia de comunicação.

Evite o ciclo vicioso no seu desenvolvimento

Quando o profissional direciona esforço vitalício em ferramenta, sem uma projeção madura de desenvolvimento, entra em um ciclo vicioso de que só a presença de marca resolve.

Ledo engano, meus caros. Presença no ambiente digital é parte do processo planejado.

Quando o profissional entende que tudo que é comunicação e marketing envolve, obrigatoriamente, o desenvolvimento de negócios que precisam lucrar, ele sabe que a presença de marca é importante em canais sociais, mas jamais negligencia as sagradas horas alocadas em projeções, pesquisa e planejamento a longo prazo.

É essa projeção da comunicação, por exemplo, que auxilia e dá suporte tático pro marketing acionar  os processo de venda (sendo bem específico).

Se parte – ou  maioria – dos empresários não conseguem tangibilizar a importância do planejamento a longo prazo, essa falta de entendimento deve-se ao fato de que esse ciclo vicioso imediatista ainda é mais fácil de se vender.

Não é regra. Mas planejamento estratégico precisa da competência de alguém com mais visão sistêmica e menos mão na massa.

Entenda do negócio

No entanto, para finalizar a nossa reflexão, a parte boa: dá pra priorizar planos táticos e  operacionais antes mesmo de projeções estratégicas a longo prazo. Até porque neste caso, a ordem dos fatores são complementares e sinérgicas.

O segredo para que o planejador consiga entender a importância de cada momento no planejamento e  quando é  possível priorizar planos X ou Y?  Entender bem do negócio ao qual você se propôs a planejar.

Planejamento precisa de uma visão mais clínica e menos romântica. Menos palco em mais estudo.

Obrigado pela atenção e aproveitem o transtorno.

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