Criatividade, disciplina e visão estratégica: as 3 características essenciais

Criatividade, disciplina e visão estratégica: as 3 características essenciais

Criatividade, disciplina e visão estratégica, na minha opinião, são as três características primordiais para a formação de um bom profissional no mercado. Criatividade não é diferencial se não estiver ligada diretamente com a visão estratégica do negócio.

De que serve só a criatividade, se ela não for aliada a uma estratégia de comunicação pertinente e que tenha como principal objetivo, trazer, de fato, resultado para o cliente?

O mercado mudou. Evoluiu. Não tão rápido, é claro, como a tecnologia e todas as ferramentas que estão à nossa disposição, e que estão diariamente investindo em inovação. Acho que já citei algumas vezes por aqui, mas vale a pena repetir uma frase do padre jesuíta, John Culkin, que gosto muito:

“Os homens criam as ferramentas, e as ferramentas recriam os homens.”

Esqueça essa de que o novo profissional precisa ser multitasking. Esquece isso de que é saudável para sua empresa ou seu projeto, seja qual for a complexibilidade, ter uma pessoa que não consegue deixar de responder todas as notificações que recebe no smartphone, sem parar o que está executando. A dispersão é inimiga da disciplina.

Sem essa de que é normal, uma pessoa trabalhar e ter a mesma produtividade, em mais de uma plataforma, que uma pessoa que direciona sua atenção total no objetivo, com foco, seriedade e, claro, com criatividade.

Disciplina, foco e visão estratégia: as três características de um bom profissional

Para exemplificar melhor, imagine a seguinte situação: temos dois soldados snipers, na mesma distância do inimigo principal e ambos tem o mesmo objetivo: acertá-lo, claro. Para dificultar ainda mais, nossos amigos snipers só tem mais uma única bala cada um.

criatividade-sniper-2Um deles tenta acertar o seu alvo e, ao mesmo tempo, dá aquela conferida rápida no WhatsApp.

O outro, extremamente concentrado e focado no sucesso da missão, não tira a mira do alvo e aguarda o momento exato para efetuar o disparo, com precisão. Ambos são especializados e tem um objetivo muito bem definido e claro na mente. 

Nenhum dos dois sabe se vai conseguir acertar o alvo, mas, com certeza, um deles têm muito mais chance, concordam?

Qual deles você acha que tem mais chance de obter sucesso na missão, o soldado “multitarefa”, ou o soldado que se preocupou em manter a atenção e o foco no objetivo? Então, é basicamente isso.

O mercado pede por profissionais mais dinâmicos, sim. No entanto, pede profissionais organizados que saibam manter o foco nos resultados, em prol do sucesso de cada missão e de cada projeto que assumem. Desde a simples gestão da comunicação em mídias sociais, até projetos mais complexos e que demandam equipes maiores, a organização e a disciplina são características primordiais de um bom profissional.

É triste para alguns profissionais da comunicação, por exemplo, e muitos ainda vão fazer “beicinho” e demorar para admitirem que essa mudança é uma realidade, mas o modelo das agências de 1990, está morrendo (está?).

Trazendo para o mundo das agências de comunicação, aquele perfil de profissional estereotipado, que bota o Allstar em cima da mesa, enquanto aguarda a inspiração e a grande ideia,  e que e que tem orgulho em dizer que vive de pizza e café na madrugada da agência, e que todo brainstorm tem que ser movido a cerveja, exige um pouco mais de disciplina e maturidade. Não é regra, é a minha opinião. 

O bom e velho modelo, movido ao famoso BV, está morrendo e nós precisamos entender isso. É hora de se mover antes de morrer na praia. O mercado precisa de profissionais criativos que, como disse em alguns parágrafos acima, saibam aliar a criatividade com a inteligência estratégica que o mercado precisa. E sem foco e disciplina, fica um pouco mais complicado.

Por hoje é só!

Até o próximo post. 😉

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