5 regras de escrita para aumentar o envolvimento

O trabalho do copywriter não é apenas captar a atenção dos seus clientes. Mas mostrar o que você pode fazer para aumentar o engajamento. Como convencer os clientes a comprar?

Muitas vezes, o copywriter é solicitado apenas para isso: estratégias para tornar a fase mais envolvente no engajamento. É um ritual sagrado memorizar antes de aprender cada técnica de escrita persuasiva .Em outras palavras, para convencer seu cliente em potencial a comprar, e o manter, tanto quanto possível por um determinado período de tempo. Mas, como você pode? O truque é encontrar o modo correto de “conexão” com seus clientes.

Aqui estão cinco regras simples para manter em mente:

1 – Copywriter e engajamento: falar com o leitor

O engajamento deve ser dirigido ao leitor. É aquele que deve ser envolvido. Portanto, a primeira coisa a fazer é dar um passo atrás. A respiração profunda vai ajudar o copywriter a pensar sobre como o cliente vai reagir quando ver o anúncio. As chances são de que ele irá definir a tela com interesse. O anúncio pode mudar seu dia, ou pode ser apenas um dos muitos durante a naveação em si.

Portanto, como parar o cliente antes de abandonar a página ou clicar no excluir? É preciso começar a falar com eles diretamente para que eles saibam que você tem em mente. Isso significa usar uma abordagem informal, como se fosse um bate-papo com velhos amigos e não um acordo entre duas partes .

2 – Eliminar todas as palavras desnecessárias

As frases curtas são altamente recomendadas. Deve conter palavras simples. Estes dois “ingredientes” deixa a leitura mais simples. Por exemplo, você pode substituir a palavra “uso” pela palavra “utilização”. Ou o verbo “comprar” pelo verbo “Adquirir”. Este, por exemplo, é o típico anúncio prolixo que o copywriter deve evitar:

O ” programa XY” permite que a empresa gerencie as aplicações que requerem alta disponibilidade e portabilidade com custos mínimos.

Este anúncio poderia ser simplificado assim, por exemplo:

Com o ” programa XY” você pode simplificar sua TI para menos do que você pode imaginar.

Em última análise, mesmo que as frases curtas sejam mais fáceis de ler, é primordial encontrar um equilíbrio entre elas e as sentenças mais longas e entre parágrafos curtos e longos, isso é a chave para a criação de um texto viciante. Você tem que pensar nisso como o ritmo de uma canção.

3) Para se deslocar de forma passiva para ativa

Se você escrever o texto no passivo, é provável que quem leia entenda como um aviso de natureza jurídica. Afigura-se como o principal inimigo do engajamento. Aqui está um exemplo de um aviso na voz passiva a evitar:

Em 2012, um total de R $ 10.000 foi levantado pela XY Foundation.

Mais agradável aos olhos:

A Fundação XY recolheu US $ 10.000 em 2012.

Neste último texto poderia ser adicionado, as vozes “Como?”, “Onde?” E “Por que?” Para tornar mais completa a informação fornecida.

4 – Dar aos clientes provas concretas, não fazer promessas.

Ao invés de falar vagamente de soluções o copywriter irá fornecer alguns exemplos da vida real que encerram estudos de caso, bem como fatos e estatísticas. Ele deve falar sobre produtos ou serviços específicos, de modo a ajudar as pessoas a quererem mais, poupar mais, economizar tempo e aproveitar a vida.

5 – Eliminar os jargões

Nada faz seus olhos arderem mais do que o jargão de negócios. Aqui é um texto de exemplo a evitar:

A gestão da experiência do cliente “XY” e o processo de análise de soluções para a criação de uma vantagem competitiva sustentável …

Cada redator deve ter uma lista de chavões e frases formais que o fariam evitar determinados jargões. O truque? Pense mais para fazer a maior parte do que você tem para se comunicar. Este é o desafio de aumentar o engajamento.

6 Comments

Deixe um comentário