3 Chaves que mudarão seu plano de marketing de conteúdo para sempre

Embora pareça mentira, estamos imersos nesta era do conteúdo digital, a grande maioria das empresas ainda não têm um plano de conteúdo (ou não tem isso documentado). E, sem dúvida, então, por que a grande maioria das empresas não tem sucesso com as suas estratégias de conteúdo.

Nós não somos atletas, não podemos correr de 0-100 do dia para a noite. Dito isto, é sempre melhor começar devagar e com paciência, pois é mais importante do querer lidar com tudo e morrer tentando. 

Portanto, antes de começar a desenhar um plano perfeito de 10 passos, que tenha absolutamente tudo que você precisa, vamos ver os 3 passos vitais, as 3 ferramentas essenciais que todo bom plano de Marketing de Conteúdo deve ter. Além disso, poderia dizer-lhe, que com apenas estas 3 coisas você provavelmente já teria sucesso, mas precisamos antes ver algumas coisas como: difusão, conteúdo, planejamento e medição, entre outras coisas.

1. Objetivo S.M.A.R.T

Qual é o seu objetivo principal? O mais importante. Não pense em cinco, foque no principal, o que será absoluto sobre sua estratégia. São leads? Trafego? Branding? Todas as vendas? Notoriedade? Será a redução da churn rate? Gerar comunidade?

Agora me diga, como isso será medido? Qual o tempo de duração?

Quando você definir suas metas, certifique-se que você sabe exatamente o número que vai decidir o sucesso ou o fracasso, como você mede (como instrumento), e em que prazo. Só para você reconhecer facilmente e eficazmente se você está recebendo.

Por exemplo, é tão simples como escrever isso em uma frase:

Nosso objetivo são leads. A subscrição vai medir nossa newsletter. Com Mailchimp. Toda semana. A meta é de 10% a mais por semana.

2. Buyer personas

Criar entidades semifictícios que permitem conhecer a quem você se dirige, necessidades, desafios, problemas, interesses, etc. Uma vez que você tiver essa informação, mais detalhada, mapeie os conteúdos a essas necessidades para capturar o tráfego que você precisa para cumprir suas metas.

Poderá criar quantas personas necessite, mas recomendo que você comece com 2-3.

É tão simples como fazer uma série de perguntas para conhecer o usuário: Nome? Em que trabalha? Qual o nicho da sua empresa? Necessidades mais importantes? Desafios? O que inspira você? Onde consumir informação? Como ele consome?

3. Proposta de Valor

Por que as pessoas fazem negócios com você? A resposta não é provavelmente o que você vende.

A proposição de valor deve ser única, clara, honesta, transparente, que seja percebida rapidamente, Diferencial. E eu fico com duas coisas: honesta e diferencial. Só então poderemos falar sobre a proposta de valor.

E a proposta de valor aplica-se claramente ao seu conteúdo. Eu tenho a seguinte proposta: Conteúdos mais próximos, com muito design, chamando atenção e que sejam rapidamente entendidos.

Com estes três pontos, o plano não vai estar terminado ainda, mas percorreu um caminho que garante do sucesso: conhecer o seu público e ter uma proposta de valor ad-hoc, que trabalha com as necessidades de seu público. Esse “fit” cabe a você procurar em todos os momentos, e eu digo o tempo todo, porque o público está mudando ao longo do tempo e, por isso, a investigação deve ser constante para ajustar continuamente e continuar a proporcionar valor. 

Portanto, como você pode ver, um plano de Marketing de Conteúdo é um documento vivo, que deve ser atualizado com frequência.

7 Comments

Deixe um comentário