Se é urgente; precisa ser temporário
Se você for tentar se reinventar no meio da crise em curso, em desespero, vai ter que mudar tudo depois que ela passar.
O movimento de urgência deve ser feito, claro, sabendo que se é de urgência: é temporário.
Tentar se “reinventar” em meio ao caos, vai ser como tentar abrir o paraquedas dentro do avião.
Quando você saltar vai embolar tudo e a queda vai ser desastrosa.
Pra não dizer fatal.
Agora é hora de observar o voo e olhar cada ponto que liga a sua empresa com os resultados a curto prazo, sem abandonar o foco do ponto de pouso.
É hora de observar onde é que você vai cair para garantir a segurança máxima nessa queda.
O cenário ainda é de muita incerteza, precisamos de mais números e datas mais exatas, por isso, vamos ter calma.
Repito: vamos ter calma.
No momento, gostaria apenas de conversa com vocês sobre o tema, sem compromisso em apontar solução. Ser realista nessas horas pode ser uma boa solução.
O mercado de serviços da comunicação não será mais o mesmo
Estamos passando por um período MUITO delicado para o mercado de serviços da comunicação e do marketing.
Creio que passaremos por uma mudança BRUTAL no contexto e no modelo de negócios de todos os envolvidos no ecossistema em questão.
Agências, consultores, freelas: todo mundo vai precisar rever o modelo de negócios. Com calma e muita, muita visão estratégica sobre o cenário que está se construindo.
Ou se desconstruindo.
Aprender, reaprender, desaprender e aprender novamente.
Não caiam nessa de “preparar pra retomada do mercado na pós-covid19”.
Mirar em ações exclusivamente focadas em prospecção e captação, agora, na minha opinião é arriscado, pra não dizer equivocado.
O poder de uma boa comunicação institucional, que encanta poucos empresários de PMEs, pode ser o melhor caminho.
Home Office não é transformação Digital
Home Office não tem nada de inovador e transformação digital não tem nada a ver com trabalhar com internet.
Transformação digital começa fora do digital.
Toda essa onda de oportunismo só está
fazendo com que empresas tomem atitudes precipitadas ampliando os riscos.
Quer assumir riscos? Ótimo! Mas tenha em mão um planejamento prevendo pelo
menos 3 cenários, com metas bem definidas em cada uma das fases em que o risco
se encontra.
Não tem planejamento? Boa sorte.
Vai precisar.
Essa retomada vai demorar e, quanto menos planejadas forem as ações da sua empresa, mais vai demorar.
A prova de fogo se chama posicionamento de marca
Marcas vão precisar rever o posicionamento. As que que souberem como estão posicionadas, bom, boa sorte: vão precisar.
As que já vem trabalhando o posicionamento a longo prazo vão resistir com muito mais facilidade.
As que negligenciaram vão ter muita dificuldade nessa retomada.
É hora de definir as principais diretrizes que serão mais impactadas no seu negócio, colocando em ordem quais ações serão necessárias, definindo com clareza o tempo e os processos para a reestruturação pra cada uma delas.
É hora de olhar pro Macro, não pro micro.
Agora é hora de focar esforço no tático, sem deixar o estratégico de lado, tomando MUITO cuidado com o operacional.
Planejamento e reestruturação de esforços para os próximos 2 anos
Há anos atuo com Planejamento de Comunicação. Desde então, essa é a primeira vez que eu me vejo “embolando e jogando no lixo” o meu planejamento de carreira.
Como aquele erro do escritor que usava máquina de escrever e não queria rasurar a ideia na folha limpa.
Como uma ideia que a gente acha que é genial, mas não é.
Sem desespero, mas sabendo que se eu não fizer isso, e tentar vender ou captar clientes, agora, quando a recessão que virá, chegar, vou ter que fazer isso às pressas, sem tempo e, pior, sem saber onde vou cair.
Por falta de observação.
Por falta de planejamento.
Por falta de estratégia.
Bom, não é a primeira, nem será a última vez que digo que Planejamento é sobre prever o futuro, estudando o passado para colher no presente.
Neste exato momento, em que finalizo esse texto, eu não tenho muita certeza de nada, a não ser que essa frase, cada dia que passa, me diz que sim: cada movimento importa.
No mais, é isso.
Se você puder e tiver o privilégio de ficar em casa: fique.
Vai ajudar quem não pode e encurtar o tempo de incertezas.
Se você leu até aqui, muito obrigado pelo seu tempo e até o próximo conteúdo.