Planejamento e Registro Estratégico: sua empresa tem um?

Planejamento e Registro Estratégico: sua empresa tem um?

Planejamento e Registro Estratégico: sua empresa tem um?

Estou há uma semana revendo o planejamento e o relatório de posicionamento de marca de um cliente que atendo em parceria com meu amigo e parceiro de negócios, Thiago Martins, há pouco mais 2 anos.

Hoje cedo, fizemos uma reunião de alinhamento, algo padrão no meu modelo de consultoria com os clientes e parceiros. Online, há dois anos meu trabalho é 100% remoto, salvo raras exceções de treinamentos presenciais ou consultorias que exigem que eu me desloque até o local.

O que mudou, foi que a reunião de hoje teve como pauta a apresentação da previsão de possíveis cenários – do ideal ao pior – em que esse cliente vai passar nos próximos meses devido à crise do COVID-19.

Por motivos éticos profissionais, não vou expor o cliente e nem os objetivos discutidos. Até porque, quando se trabalha com consultoria de planejamento estratégico, é comum, mesmo em tempos menos sombrios, você mantenha sigilo sobre o que é tratado.

O texto a seguir é apenas para ressaltar algo que abordo várias vezes nos meus conteúdos: a importância do registo estratégico.

Planejamento Estratégico é uma coisa, registro estratégico é outra.

Em resumo genérico, no Planejamento Estratégico você olha pro futuro da empresa, considerando as 3 principais fases estruturais (operação, tática e estratégia). Registro estratégico é a camada de inteligência que o profissional aplica na trajetória do Planejamento.

Cobre por essa revisão do registro estratégico

Para deixar bem claro e ir direto ao ponto: se você contratou uma consultoria em Planejamento Estratégico de Comunicação e Marketing, cabe a este profissional ou empresa, obrigatoriamente, lhe fornecer registros passados para que essa revisão seja feita.

Todo esse cenário de desespero me lembra uma frase do Mestre Porter. Não é atoa que essa lâmina abaixo é uma lâmina fixa dos treinamentos.

Não seja a empresa que faz qualquer negócio.

Principalmente em temos de crise, pois sem estudar o passado do “macro” fica difícil, pra não dizer extremamente arriscado, tomar decisões maduras no presente.

Essa reunião que comentei no início do texto, por exemplo, caso não existisse o registro estratégico dos últimos dois anos, ela seria inviável de acontecer.

Assim como seria inviável de nós tomarmos novas decisões com tanta segurança como está acontecendo.

Repitam comigo o que eu disse em uma palestra que ministrei para mais de 100 empresários:

Não estou dizendo que tomamos a decisão certeira, pois existe uma crise externa em curso e que não sabemos bem ao certo como serão os próximos 4 meses.

O que estou dizendo é que se eu, junto com o time de estratégia, não tivesse os registros estratégicos organizados, provavelmente estaríamos tomando decisões às cegas e colocando o negócio do cliente em um risco além da crise.

Um risco desnecessário e que pode ser evitado.

Estaríamos tomando decisões puramente pesadas no curto-prazo. E este, no atual momento, seria o pior dos cenários possíveis.

Por isso, se você contratou algo serviço de comunicação, cobre este prestador de serviço essa revisão. Não aceite apenas planos táticos de conteúdo em mídias sociais.

As mídias sociais são, sim, de extrema importância na comunicação estratégica da sua empresa, no entanto, elas fazem parte de uma camada de distribuição da mensagem da marca e seus valores.

E essa estratégia de comunicação independe de plataforma. O famoso tripe: missão, visão e valores nunca foi tão importante como hoje em dia.

Se você leu até aqui, muito obrigado pela atenção e até o próximo conteúdo.

Ah, e se puder, fique em casa.

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