Vamos falar de crise? Quem não se comunica?

Vamos falar de crise? Quem não se comunica?

Vamos falar de crise? Não a emocional, a financeira mesmo.

Antes de apresentar a minha linha de raciocínio, gostaria de deixar claro que o texto que você está prestes a ler é uma opinião extremamente particular. Mesmo sabendo que existem grandes chances de muitas pessoas, principalmente os amigos de profissão, se identificarem com o que vou dizer por aqui.

Eu juro que tento entender a lógica do empresário que tem como primeiro item na lista de cortes de custos – e já começa errado por aí, em encarar como custo e não investimento – a comunicação e o marketing da empresa.

Quem sou eu para julgar uma empresa a qual não faço parte da gestão. Mas, como publicitário, acho que posso tentar ajudar com a minha opinião.

Quando digo que não entendo o empresário que corta a comunicação, em plena crise, é simples: se você não está vendendo, não é sumindo do mapa que você vai aumentar as vendas.

Se sua empresa está em crise e pára de se comunicar: vai viver em crise. 

Vamos fazer uma análise seguindo uma ótica menos egoísta da coisa. Menos pessoal.

Se sua empresa anda ruim das pernas e você precisa reduzir fixos pra continuar respirando, o primeiro passo é encarar a comunicação com investimento. Obvio que a palavra investimento deve estar sempre atrelada a uma segunda palavrinha mágica: o retorno. E esse retorno você só vai saber, se sua empresa, independente do tamanho, tiver um item básico para a sobrevivência de qualquer marca: planejamento.

Esse retorno vai exigir organização. Vai exigir visão clínica do seu negócio. Muitas vezes os cortes desesperados são apenas reflexos de falta de planejamento estratégico na gestão. Vai exigir muito trabalho.

Além de perigosos, esses cortes na comunicação da sua marca, podem ser a centelha de faísca que o seu concorrente estava esperando para acender a dinamite e fazer barulho, enquanto você some do mapa.

E aí, amigo, pra voltar pro mapa pode ser mais difícil do que antes de você ter abandonado a comunicação naqueles cortes desesperados que eu disse um pouco acima.

Concluindo: seja você pequena, média ou grande empresa, deve concordar comigo, ou melhor, com o Charinha:

Quem não se comunica?

Por hoje é isso e até o próximo post.

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