Tipos de curadoria de conteúdo

Tipos de curadoria de conteúdo

 

O que é a curadoria de conteúdo (content curation) e porque é tão importante para o futuro dos editores online? O curador de conteúdos digitais é o novo papel fundamental na cadeia da criação e distribuição de conteúdo online.

Definir brevemente Content Curation não é fácil. Todo mundo pode interpretá-lo a sua maneira, e eu realmente acredito que não há definições fechadas a esse respeito. 

Ao Curador de conteúdo lhe considero um profissional que sabe discriminar entre todas as informações disponíveis, o que é a chave para um único nicho, organização e que também oferece a oportunidade para fazer negócios ou aproveitar ou se beneficiar dele.

A partir dai, a curadoria de conteúdo pode ser abordada de várias maneiras, neste artigo de Jack Humphrey onde eu encontrei as duas formas canônicas de “curadoria” em tempo real ou em formato de blog. E ambos são muito interessantes.

[bctt tweet=”A curação de conteúdos é buscar, encontrar e selecionar os melhores conteúdos para…”]

Curadoria de Conteúdo em Tempo Real

Para colocar esta situação rapidamente, esta seção aborda como compartilhar links interessantes através de redes sociais, especialmente o Twitter, Facebook e Google +. A diferença entre um curador de conteúdo “real” e “informação replicantes” podem ser vistas na pessoa que compartilha de sua influência real. 

A recomendação de um usuário influente é diferente de um anônimo, mas tem como objetivo fornecer a mesma informação.

Nesta filtragem em tempo real, é necessário observar que estas ligações são susceptíveis a receber contexto relativamente baixos ou baixa densidade de comentários para a fonte que foram compartilhados. Isto é, um tipo de curadoria de conteúdo mais imediato.

Curation hub ou curadoria de conteúdo mais madura

Ao contrário do tempo real, este tipo de curadoria de conteúdo  está ligada a um maior grau de reflexão, e, portanto, praticamente sem imediatismo. Essa é outra maneira, realmente me convence mais, porque envolve alta refletividade e fluxo de informações.

Então, ao invés de um fluxo constante de informações relevantes e nutridas, temos um fornecimento regular de informação filtrada, selecionados entre os melhores. Ou seja, um artigo-alvo que o curador de conteúdo coloca no contexto e nos dá o néctar das informações que passam pelas suas mãos e seus olhos.

Para mim, é esta segunda parte do artigo que define o curador de conteúdo puro. É o ponto de vista que traz calma para uma ocupação que toma forma difusa mais facilmente se complementada com comentários de contexto e de opinião. É o nosso trabalho se aprofundar ainda mais nos links oferecidos pelo curador, mas é essencial dar coerência e sentido a tudo o que estamos oferecendo.

A ação de “curar” não garante que a informação se transofrme em conhecimento. Sabemos que ainternet é mais informação e conhecimento é o que fazemos com ele, transformando-o em aprendizagem significativa.

Fases da curação de conteuúdo

O site Storify descreve uma série de cinco passos a serem considerados quando se trata de curação de conteúdo

1. Descubra: Identificar todos os sites que falam sobre o tema de interesse. A primeira recomendação é fazê-lo em mecanismos de busca, mas também Twitter, RSS Feeds, ou Flipboard.

2. Produção: Após identificação do conteúdo, utilizar as ferramentas a fim de filtrar o conteúdo desejado. Algumas das ferramentas mais eficientes para curar conteúdos são:

  • Storify
  • Curationsoft
  • Pearltrees
  • Page One Curador
  • Tumblr
  • Pinterest
  • Paper.li
  • Snip.it

3.  Compartilhar: Um tema curado que não é compartilhado simplesmente não faz o seu trabalho. Twitter, Facebook e outras redes sociais e plataformas são para o contato com o público online. Lembre-se sempre de citar a fonte base.

4. Update: É o coração de um verdadeiro tráfego constante e, basicamente, dá ao usuário o incentivo para visitar o blog corporativo / site e / ou recomendar.

5. Medida: Para comparar os resultados, visitas, comentários de mídia social, comentários e Respostas. Assim, você obtém os tópicos ou subtópicos com mais popularidade e refina a pesquisa para a próxima cura.

Como tudo, a curadoria de conteúdo também pode ser feita de uma maneira ruim. E aí os resultados não serão bons, a sensação de déja vu por ter visto o mesmo conteúdo em outros lugares será persistente e, ao invés de agregar novos leitores você poderá perder os que já tem.

Imagem: Freepik

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