LinkedIn Pulse: produza, não copie.

Antes de começa a ler, gostaria de deixar claro que a ideia aqui é termos em mente que o texto a seguir é sobre o proposito do pulse junto ao posicionamento do LinkedIn como plataforma de Network Profissional.

Vamos lá…

Em menos de uma semana me deparei com algo que vem se tornando comum entre algumas pessoas, depois que o LinkedIn liberou o LinkedIn Pulse para perfis no Brasil: a cópia descarada de artigos de terceiros para serem publicados nos seus perfis pessoais.

Vamos ter um pouco de ética?

Não funciona bem dessa forma. Plágio de conteúdo é umas das atitudes que eu – e creio que outros profissionais – mais abominamos.

O LinkedIn, assim como várias outras, é uma Rede Social em que você tem passe livre para se cadastrar. Então, comporte-se, você está sendo avaliado pelos seus atos.

O LinkedIn pulse é um recurso extremamente útil para quem gosta de produzir conteúdo. Notem que eu disse: para quem gosta de PRODUZIR conteúdo. Para aquele usuário que tem vontade de compartilhar conhecimento e não está com muita paciência, não tem tempo ou não tem um objetivo de manter um blog mais estruturado com tema específico e por aí vai.

O Pulse é um recurso para você criar conteúdo sobre temas relacionados a sua área de atuação, que seja relevante para sua rede de contatos, e para que isso possa gerar discussões em torno do SEU conteúdo. Seus estudos, suas pesquisas e pontos de vista.

Se não é seu, divulgue da forma certa.

Para compartilhar conteúdo de terceiros, o mais ético e legal, tanto para o autor, quanto para o site que foi publicado originalmente (e para você mesmo), é publicar o link do site responsável pelo artigo na sua timeline, ou em grupos de discussão.

Até na página da sua empresa, caso ela tenha, pode ser legal divulgar. Nesse caso é sempre bom analisar de forma mais crítica e ver se o conteúdo abordado tem a ver com o propósito comercial e filosofia da sua empresa.

Copiar e colar conteúdo dos amiguinhos que dedicaram tempo em estudar sobre o assunto, pesquisar sobre fontes e, principalmente, opinar sobre determinado tema, não é legal (nos dois sentidos da palavra).

Por mais que você tenha citado o autor láááá no final do texto que você copiou , se você não tem nada a acrescentar, se o artigo não é seu e você quer apenas divulgar o conteúdo, repito: publique na sua timeline, divulgue em grupos de discussão, convide, até o autor para essa discussão, por que não?

Garanto que isso vai ser muito melhor para ambas as partes. O autor terá o conteúdo divulgado direto na fonte em que foi publicada e você ainda ganha a oportunidade de se relacionar com profissionais que você compartilha da mesma opinião ou gosta da visão de mercado que aquele profissional desenvolveu sobre determinado assunto.

Se gostou desse texto, outro dia compartilhei algumas sugestões de comportamento no LinkedIn, aqui e aqui. E, se você quiser conhecer algumas ferramentas que podem identificar plagiadores, o Cícero Nogueira, um dos profissionais que acompanho aqui LinkedIn, listou 4 ferramentas gratuitas que podem ser bem úteis, aqui.

Post originalmente publicado no jogaojob.com.br.

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