Relatório para Mídias Sociais não é só a entrega final | JobCast 35

Sempre que pensamos em relatórios para mídias sociais, nos vem em mente que você só precisará dar a devida atenção para essa tarefa quando estiver chegando o final do mês. Ou no final do projeto. No entanto, a ideia com mais este JobCast sobre relatórios é mudar um pouco essa visão com alguns insights sobre  o “reportar resultados”.

Obviamente que para calcular o seu valor e precificar a sua hora trabalho dentro de um projeto de Mídias Sociais, o mais pertinente é você considerar apenas as horas técnicas dedicadas para o desenvolvimento da entrega do relatório. Ou seja, neste caso não é errado você “isolar” a demanda e considerá-la como parte final.

Mas, e se você considerar que cada dia na gestão pode ser uma oportunidade para valorizar a sua entrega final?

Bom, é mais ou menos disso que vamos tratar por aqui;  nossa mentalidade como gestor de conteúdo para mídias sociais, responsáveis por reportar o resultado de um trabalho realizado em um período planejado, com um objetivo claro e visualizando a atuação como algo mais amplo dentro do nosso campo de atuação.

Relatórios de Mídias Sociais como parte final do projeto

Durante muito tempo eu encarei os relatórios de mídias sociais como parte final do projeto. Como uma entrega de dados fria e sem contexto com a história que a marca pretende contar durante a atuação.

Calculava as horas que gastaria para elaborar o relatório e só me preocupava com a execução no final do mês. É errado? Em partes. Esse comportamento me fazia perder boas oportunidades de enriquecer a minha entrega de resultados.

Tratar o relatório como algo separado me fazia perder ótimas oportunidades de “lapidar‘ ainda mais a linguagem final do contexto estabelecido no que eu preparava para apresentar para o cliente. Em poucos palavras: funcionava como uma espécie de trava insight para as análises.

Eu simplesmente ia em busca de número para provar retorno e esquecia da proposta de valor. para entregar resultados em mídias sociais é preciso entender perfeitamente a proposta de valor da marca e os porquês do investimento que está sendo aplicado.

Relatórios de mídias sociais como complemento estratégico

Bom, mas assim como tudo que envolve estratégia de comunicação digital: não existe receita de bolo. Cada profissional precisa entender muito bem o seu ritmo.

Cada profissional precisa estudar a melhor maneira de se conseguir visualizar dentro do projeto, uma forma de compreensão simples e objetiva da entrega de resultados, para depois pensar em como – e se será possível – organizar essas informações sem esperar o final do mês, usando a coleta de dados “avulsas” como complemento estratégico dentro da história que você for contar para a pessoa que receberá o relatório.

No vídeo eu cito alguns outros exemplos sobre o tema. Espero que de alguma maneira este conteúdo possa contribuir e despertar insights sobre essa tarefa, tão odiada e, ao mesmo tempo, tão valiosa dentro do escopo do seu projeto; os relatórios para mídias sociais. O JobCast 35 vai ficando por aqui.

Muito obrigado pela sua atenção e até o próximo conteúdo.

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