Planejamento Estratégico Digital: Principais erros e algumas dicas

Parece meio óbvio listar: “ignorar o Planejamento”, sendo que estamos falando dos principais erros do próprio planejamento, mas, não planejar ou ignorar o Planejamento Estratégico Digital, logo no início da atuação, acontece e é o primeiro grande erro.

Ignorar o Planejamento Estratégico Inicial

Muitas vezes, os profissionais que trabalham com Marketing Digital são  vítimas de características bastante comuns entre a maioria dos empresários mais conservadores – e com os famosos X anos de mercado – quando resolvem atuar com o Marketing Digital: a total falta de entendimento sobre os serviços contratados e o imediatismo por resultados.

Entendo, também, que a responsabilidade fica a cargo de ambas as partes, pois em muitos casos temos profissionais que acabam se rendendo aos caprichos do cliente, e não realizando o trabalho que deveria, frustrando o cliente e “queimando” a própria carreira. E, neste caso, a falta de um planejamento estratégico bem elaborado vai ser responsável por uma entrega de resultados negativos (ou até mesmo a falta de entrega de resultados), agravando ainda mais a credibilidade em que a contratante deposita sobre a sua equipe e/ou profissional.

Por isso, tenha em mente que, investir recursos suficientes em um planejamento que se adeque aos objetivos do cliente é o primeiro passo para um trabalho bem feito nas estratégias de comunicação digital empresarial.

Planejamento feito em pedra

Sempre cito o famoso “Planejamento Vivo” quando falo sobre Planejamento Estratégico Digital. O conceito é o mesmo do Planejamento feito em pedra, mencionado por Nino Carvalho, em um vídeo publicado recentemente no seu canal no Youtube. Que inclusive serviu de inspiração para este post.

Prossigamos…

Se você dedicou algumas horas da sua equipe, fez reuniões com o cliente e conseguiu realizar um planejamento estratégico bem elaborado – aqueles que você sente orgulho da profissão que escolheu – e que tem certeza que vai ser certeiro, por que cargas d´água vai deixar ele parado na gaveta?

Por que vai tratá-lo como uma pedra, deixando ele parado.

O Planejamento Estratégico Digital é um exercício em constante evolução e precisa circular pela equipe. Dica importante: se você acha que é só o responsável pelo planejamento que deve ter acesso ao planejamento depois de elaborado, engana-se, jovem ; a melhor forma de despertar na equipe é envolvê-los nessa etapa, antes, durante e depois. Compartilhando desde o sucesso da comunicação feita até as frustrações.

Esse planejamento precisa de olhar clínico. Cada passo efetivado com sucesso, ou insucesso, em uma ação de comunicação planejada, precisa ser atualizado; só assim será possível fazer um diagnóstico eficaz dos números obtidos. Não existe pequeno detalhe que não faça falta na hora de diagnosticar resultados de um planejamento bem elaborado. Uns são, obviamente, mas relevantes que os outros, mas se entrou no planejamento, deve se dar a devida atenção.

Diagnóstico estratégico do planejamento

Se você investiu tempo e recursos que julgou necessários na elaboração de um planejamento, a primeira fase e, eu diria, uma das mais importantes, é dedicar-se a extrair o diagnóstico do que foi realizado. Um raio X da teoria, na prática.

Realizar um diagnóstico estratégico do seu planejamento de comunicação digital, minucioso e detalhado, vai ajudar sua equipe a definir os próximos passos, para que direção seguir, quando e porque avançar. Ou, até mesmo, se é a hora de refazer todo o planejamento novamente.

 

Muito importante também:  realizar um diagnóstico estratégico do seu planejamento pode mostrar em que situação a sua empresa – ou a empresa contratante – se encontra perante o mercado.

O diagnostico do planejamento estratégico digital vai iluminar você e toda a sua equipe, para que exista um desdobramento tático condizente com o objetivo – ou objetivos – definidos no seu planejamento estratégico digital.

Um diagnóstico bem feito vai permitir que você consiga, ao olhar para as KPIs definidos, por exemplo, interpretar algo além dos números, pois se estamos falando de Planejamento Estratégico Digital, os números são importantes para mostrar resultados, claro, mas se você não conseguir entender o comportamento de quem te entrega estes números, terás um esforço em vão.

Obrigado pela atenção. Caso tenha gostado do conteúdo, durante a semana eu escrevo sobre vários outros temas relacionados a Comunicação e Marketing, lá no jogaojob.com.br

Até o próximo post.

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