Planejamento Estratégico Digital foi tema do Café com Negócios de Julho na Tecol Contabilidade
Na última sexta-feira (26/07/19), tive a oportunidade de palestrar no Café com Negócios e falar um pouco sobre a importância do Planejamento Estratégico na Comunicação Digital das empresas.
O que é o Café com Negócios
O Café com Negócios é uma iniciativa realizada bimestralmente pela Tecol – Excelência na Contabilidade e tem o objetivo de promover o encontro e networking entre vários empresários de Juiz de Fora e região, de vários segmentos de mercado. Clientes e não clientes da Tecol estiveram presentes.
Uma das características mais interessantes do evento, na minha opinião, é a oportunidade de estabelecer um diálogo aberto e bastante descontraído sobre o tema apresentado no dia.
Além da minha palestra, alguns clientes da Tecol também tiveram a oportunidade de apresentar novidades e inovações em que suas empresas estão envolvidas.
Ah, claro, além de ser um evento em prol do desenvolvimento das empresas, vale ressaltar que a entrada foi apenas 1Kg de alimento não perecível. Ou seja, além de aprender, os participantes ainda ajudam quem precisa.
Nesta edição as doações foram destinadas ao Instituto João Freitas.
Planejamento Estratégico de Marketing Digital: como construir marcas sólidas em um ambiente caótico.
Este foi o tema da palestra – que eu prefiro chamar de bate papo.
Entre as várias dúvidas mais comuns que o empresários têm quando o assunto é Planejamento de Marketing Digital, a palestra teve como objetivo mostrar para os participantes alguns dos equívocos que muitos cometem ao iniciar a comunicação da suas empresas na internet: separar o marketing do marketing digital e achar que comunicação e marketing é tudo a mesma coisa.
Como ressaltei em alguns parágrafos anteriores a este, é uma oportunidade de diálogo aberto. E nesta oportunidade eu tive o prazer de tirar muitas das dúvidas dos participantes.
Muitas vezes eu percebo que o que falta, de verdade, é o básico: o diálogo entre as pontas contratantes, entre empresário e profissional de comunicação.
Planejamento Estratégico está em falta?
Eu não deveria ficar assustado com o fato de que ainda existem empresas prestadoras de serviço que oferecem marketing digital embalado e sem visão estratégica de negócio.
Resumindo: negligenciando o Planejamento Estratégico, transformando a mensagem que a marca transmite em uma sequência de posts desconexos em busca de métricas vagas.
Ao tocar em tópicos como pensamento a longo prazo, métricas, definição de KPI´s e o próprio planejamento estratégico de comunicação em si, é comum que muitas dúvidas surjam.
O que não é comum é que algumas agências ainda continuem vendendo estratégia de comunicação como se vende sapato.
O item mais importante de um contrato
Aos empresários que forem contratar uma empresa prestadora de serviços ou consultoria em planejamento de comunicação, fica aqui a minha dica: não cobrem apenas pela operação visual prestada, a não ser que este seja o intuito.
Para as empresas que intitulam full service, fica aqui a minha dica, talvez a mais valiosa de todas: aproxime-se da realidade do seu cliente.
Cuidado com o tal do full service, pode ser uma armadilha querer tentar fazer tudo, sem fazer bem o básico.
Entenda sobre o mercado dele antes de iniciar qualquer mensagem online na comunicação que será realizada.
A transparência e o diálogo entre estrategista de comunicação e empresário contratante precisa ser o item mais valioso do contrato.
Gostaria de encerrar este post agradecendo o convite da Débora e do Célio, Diretores da Tecol, e parabenizá-los pela iniciativa.
E, claro, aos participantes que doaram a sua manhã de sexta-feira para escutar o que eu tinha a dizer.
Caso você tenha interesse em participar da próxima edição, acompanhe o instagram da Tecol. Todas as novidades sobre a empresa e eventos que eles realizam são publicadas por lá.
Todos os assuntos apresentados na palestra você encontra em vários artigos aqui do blog ou no meu canal do YouTube. A apresentação ficou longa e não ficaria viável fazer um resumo dela, pelo menos não por enquanto.
Se você leu até aqui, muito obrigado pela sua atenção e até o próximo conteúdo.