A pirâmide de conteúdo para SEO e estratégias de mídia social

Os envolvidos na gestão e publicação de conteúdos tanto para SEO e marketing de mídia social, sabem que por trás de tudo há a construção de um plano editorial de conteúdo para seguir uma determinada linha de publicação. Além da abordagem geral do (conteúdo informativo de 70%, 30% de conteúdo promocional) 70/30, você também deve decidir quais os tipos de conteúdo que você tem para publicação e qual deve ser a meta e o valor contido em uma estratégia marketing de entrada abrangente.

Decidi desenvolver uma pirâmide de estratégia de conteúdo e marketing de mídia social que está, em uma escala de prioridades, tipos de conteúdo viável, tempo, custo e eficácia. Para nível de eficácia em termos de retorno sobre o investimento, vamos entender mais sobre ROI em termos de Inbound Marketing, ou o desenvolvimento e fortalecimento da marca e aquisição de links para o site e social menciona.

Aqui vai:

1) Informar e entreter

Os conteúdos de entretenimento são colocados na parte inferior da pirâmide. Eles geralmente são para entreter seguidores em canais sociais da empresa, mas também para informá-los. 

Entre eles, podemos encontrar todo o conteúdo desenvolvido e preparado para publicação em mídias sociais, como tweets e menção de Twitter, imagens, memes e atualizações de status no Facebook e Google, etc. 
Estes conteúdos não têm um custo excessivamente elevado global e fornecem uma frequência de entrega diária.

2) Ensinar

São esses conteúdos cujo consumo já exige maior atenção dos seguidores da marca. Aqui podemos incluir blogs corporativos, mini vídeos de baixo custo e amadores feitos com Instagram e Vine, os artigos “como fazer” que explicam como usar um produto ou serviço ou todas as atividades que você pode fazer com o produto corporativo, etc. Busque sempre oferecer, este tipo de conteúdo, em uma frequência bissemanal.

3) Eduque

No centro da pirâmide, já subimos o nível de detalhe do conteúdo e também aumentou o tempo de desenvolvimento, os custos de produção, mas também o grau de eficácia em termos de retorno sobre o investimento. 

Com uma base de 1 a 2 publicações por Mês, poderíamos prever o desenvolvimento de conteúdos, tais como imagens descritivas e “como fazer”, checklist, entrevistas a serem publicadas em blogs, podcasts, etc.

4) Envolver

Os conteúdos que aparecem na penúltima parte da pirâmide já se encontram abrangidos por aqueles que realmente podem “fazer a diferença. Infográficos (estáticos, animados, interativos), vídeo profissional, white paper, e-books, pesquisas, webinars, etc. É interessante publicar um cada dois meses.

5) Entusiasmar

No mais alto, nós finalmente encontramos os conteúdos de maior valor para o Inbound marketing, mas também o de orçamento mais elevado e maior tempo de realização. Na verdade, estes conteúdos devem ser planejados (se o orçamento permitir) não mais do que 1 ou 2 vezes por semestre (que poderíamos chamar de ações estratégicas reais) como concursos, vídeo-depoimento, eventos online e eventos off-line, feiras, etc.

Espero que a pirâmide (encontrada mais abaixo em alta resolução), impulsione o SEO e Link Building, mas também as campanhas de marketing de conteúdo e de marketing sociais incluídas nas estratégias. 

Pirâmide de Conteúdo

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