Mobile: A importância de um site mobile friendly

Mobile: A importância de um site mobile friendly

Quem usa a internet do celular consegue navegar sem problemas pelo seu site? Se você não sabe essa resposta ainda, é melhor descobrir logo porque seu site pode estar ficando para trás. É que o Google já está ranqueando melhor as páginas virtuais consideradas mobile friendly (em livre tradução: que são amigáveis no ambiente móvel).

Para quem está pensando em criar uma página na web, uma dica importante é investir em um layout, que leve em conta também a comodidade dos internautas que fazem acesso via smartphones e tablets. Essa é uma forma de se adiantar a um cenário que não para de crescer.

 Essa mudança do Google, na forma de ranquear as páginas, está ocorrendo devido ao crescimento do m-commerce (comércio eletrônico mobile). De acordo com a instituição que analisa e realiza auditoria do mercado de internet, a comScore, todo o mês, é registrado um milhão de novos m-consumidores.

 A previsão é que esse número não vai parar de crescer nos próximos anos. Segundo um relatório divulgado pela BI Intelligence, até o fim de 2016, o comércio eletrônico realizado via smartphones e tablets atingirá o patamar de 20,6% nos Estados Unidos. O mesmo estudo constatou que, até 2020, essa taxa irá aumentar para 45% de todo e-commerce americano.

Vantagens em ter um site Mobile Friendly

mobile-friendly-jogaojob

Quando um internauta usa o smartphone para pesquisar um produto, no principal mecanismo de busca do mundo, ele irá encontrar mais facilmente todas as páginas mobile friendly. Na prática, ter um site bem adaptado a internet móvel se tornou um diferencial competitivo para lojas virtuais e empresas em geral. Confira as principais vantagens de investir nessa otimização:

  • Atrai mais visitas de internautas (inclusive usuários de smartphones e tablets)
  • Eleva o tráfego do seu site
  • Aumenta as chances de fechar vendas

 Estudos realizados pelo setor de e-commerce comprovam que quanto menos zoom o internauta que acessa via mobile precisar usar para navegar no seu site, mais tempo ele permanecerá por lá. Dessa forma, as páginas mobile friendly permitem alavancar suas vendas, além de conquistar cada vez mais m-consumidores.

Como criar um site Mobile Friendly

mobile-friendly-jogaojob2

Essa nova tecnologia não é tão complicada de aplicar quanto pode parecer à primeira vista. Existem criadores de sites gratuitos como o da Infolink, por exemplo, que oferecem recursos que facilitam tornar a página mobile friendly. A Infolink é uma empresa de hospedagem, mas também oferece para uma ferramenta para criação de sites. Assim, com um site mobile friendly, usuário garante mais acesso, sem precisar contratar um webmaster para colocar seu website no ar. Sem contar que sua página ainda fica otimizada de acordo com as nova realidade do mercado digital.

2 Comments

  1. Ótimo artigo, Edson!

    O Google privilegia os sites responsivos desde abril de 2015. Em algumas situações o site não responsivo pode até desaparecer das buscas, ou seja, pode ser penalizado.

    Isso porque a prioridade do Google é a experiência do usuário e o fato é que cada vez mais pessoas usam smartphones e outros dispositivos moveis para navegar na internet.

    Obviamente, além de perder no ranqueamento, um site não responsivo vai perder trafego e visitas nas mídias sociais também já que o conteúdo dele não está otimizado e acessível via smartphones e tablets.

Deixe um comentário