[Como] criar um plano de conteúdo para o blog da empresa

Imagine. Você está pronto, na frente da tela do computador para preparar o plano de conteúdo para o blog corporativo do novo cliente, o café ainda está quente na xícara, post-its e lápis prontos para anotar cada ideia, porque, mesmo na era digital algumas palavras aqui e ali podem inspirá-lo e dar forma a seus pensamentos.

Mas a ideia inicial, aquele que dá entrada para toda a sua obra não chega. O seu café esfria enquanto você risca, e o mesmo entusiasmo do seu cliente esfria, se a entrega não ocorrer no tempo.

Se você é um copywriter ou um estrategista e está desesperado em preparar um plano de conteúdo para o blog da empresa, comece por aqui. Aqui estão algumas dicas simples para dar forma ao seu plano de conteúdo.

Como deve ser um plano de conteúdo para o blog corporativo?

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estratégia de conteúdo pode assumir diferentes formas, desde o documento do Word mais clássico ou em uma apresentação do PowerPoint de uma hora.

Há, de fato, um modelo padrão a ser seguido, pois uma estratégia de conteúdo também é composta de muitas partes variáveis, dependendo do tipo de empresa em questão, a meta a ser atingida e de uma análise de dados já em nosso poder.

Sempre comece a partir de uma escada e de um esquema simples que permita identificar facilmente os itens, mensagens e imagens para ser incluídas na sua estratégia e que lhe permite planejar claramente também o momento da publicação.

O que incluir em um plano de conteúdo?

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Para preparar um plano eficaz pergunte a si mesmo estas três perguntas simples: 

  1. Que conteúdos foram publicados até agora ( se não tem blog, verificar os canais que a empresa já tem)? 
  2. Como deve ser o meu plano de conteúdo para atingir meu alvo e acertar o meu objetivo? 
  3. Qual é o contexto dentro do qual o meu conteúdo deve ser criado?

Além disso, você pode encontrar na referência de contexto corporativo, um suporte válido para a criação do seu conteúdo. Informe também a empresa a partir de dentro, descobrindo aspectos relacionados com respeito ao negócio principal, que pode ser realmente de ajuda para encontrar ideias interessantes, não só para a estratégia, mas também para os leitores.

Não se esqueça de verificar o conteúdo de concorrentes. Você pode encontrar ideias interessantes não totalmente desenvolvidas pelos concorrentes, mas principalmente para não repetir o mesmo. Você não quer ser confundido com seu adversário!

Um plano de conteúdo, não é apenas online

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Primeiro tente mostrar para o cliente – ou enfiar a todo custo na cabeça dele mesmo que seja teimoso (essa de o cliente tem sempre razão em comunicação digital sempre dá merda, cuidado!!) – que ele pode chegar ao público-alvo através de diferentes canais e que nem todo mundo está online.

Ao falar sobre o conteúdo de fato, você tem que ter em mente a coerência do blog com o resto da comunicação. A descrição dos produtos, categorias, o e-mail marketing, mídias sociais e até mesmo a página inicial do site, mas também a embalagem que precisa comunicar a possibilidade do retorno, porque lá você pode encontrar conteúdo interessante, mesmo após a compra.

Finalmente, você terá que incluir no seu plano de conteúdo, em termos claros e explícitos, as diretrizes da marca, o tom de voz, o estilo em geral. Lembre-se de definir o calendário e método de publicação (estabelecer um calendário editorial claro e em tempo é essencial), fornecendo também a integração com canais sociais, e explicar as melhores práticas para escrever na web, com dicas de SEO para não negligenciar a busca.

Um plano de conteúdo para o blog corporativo é um conto

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Isla McKetta explica esquematicamente e intuitivamente no blog Moz como você pode construir uma estratégia de conteúdo a partir das estruturas básicas de uma narrativa.

O herói da nossa história é a marca e as co-estrelas são os clientes, bem como a situação inicial é nosso contexto inicial. O desejo que a história construa é o nosso objetivo de negócio, e os nossos concorrentes são antagonistas. A trama, a maneira pela qual a história se desenvolve, é a nossa estratégia.

Desenhar claramente, através de uma escada, como a história vai evoluir, permitirá que o nosso herói supere os obstáculos colocados pelos antagonistas e cumpra o seu desejo.

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