Importância de um mentor nos negócios

Tenho certeza que você já leu ultimamente que muitas pessoas têm um mentor. Esse não é um conceito novo, mas talvez assumiu maior importância nos últimos anos que satisfaçam metas profissionais, pois tornou-se um desafio, em que a criatividade desempenha um papel importante e é a solução para muitos dos problemas que não são tão lineares. Onde muitos profissionais decidiram assumir o controle de sua carreira e não apenas ir com o que a empresa oferece. Onde muitos outros começaram uma jornada difícil, mas maravilhosa para transformar sua paixão em um negócio profissional ou de uma profissão real (e não apenas pensar nele como um sonho de juventude que nunca aconteceu).

O termo vem da mitologia grega, onde “Mentor”, foi conselheiro e guia de Telêmaco na Odisséia, e, portanto, se aplica este conceito ao que age como tal.

mentor

Antes que você o chame de modelo, patrocinador. Agora é um mentor, um conceito um pouco mais abrangente, pois só funciona com seus planos de ação e seus objetivos para o objetivo do trabalho, mas também com sua situação atual, seus obstáculos, medos, crenças limitantes e recursos hábitos.

Ser um mentor não é uma profissão estudada em uma universidade ou pós-graduação. Esse conceito de integração requer mais habilidades (comunicação, empatia, compromisso, escuta ativa, paciência, etc.) e ferramentas (como o coaching, formação pessoal / profissional, etc.)

Algo importante: ser um mentor não é uma atividade de mão única, que exige o retorno. Se você não confia no seu mentor, se não acredita fortemente em que o ensina, se você não seguir os seus conselhos, essa pessoa não é o seu mentor… É só um professor ou alguém que transmite a informação ou conhecimento.

Então, o que pode um mentor para você?

  • Orientá-lo a dar os primeiros passos para a realização de seus objetivos.
  • Te ensinar passo a passo (e não apenas o seu conhecimento, mas também as suas experiências … e especialmente como resolver os seus erros).
  • Pode mostrar-lhe seus pontos cegos e ajudar a resolvê-los.
  • Motivar e ficar animado quando lhe custar continuar ou quando você não está obtendo os resultados que você espera.
  • Apoiá-lo nas decisões que você tem que fazer e ganhar experiência com os seus erros.
  • Desafiar a si mesmo desafie-se a fazer algo diferente, para se mover, para assumir o controle da situação.
  • Concentrar e ensiná-lo a gerenciar corretamente e determinar as prioridades para os seus esforços e recursos.
  • Dar ideias e ajudá-lo a inovar e despertar a criatividade.
  • Ajudar você a ver o seu potencial (para o nosso viés às vezes é difícil ver o nosso próprio potencial) e mostra-lhe o caminho para desenvolvê-lo.
  • Orientar e ajudar você a encontrar uma direção, uma direção.
  • Oferecer um modelo positivo (o que significa um modelo, um exemplo a aspirar a ser).
  • A criar a sua visão estratégica de longo prazo (para se mover em direção a ela).

Há uma bela frase (Eu honestamente não sei quem disse isso, mas ele está certo) que diz que “compre primeiro seu mentor antes de comprar seus produtos.” O que isso significa? Que se “compras”, você aceita a confiar nessa pessoa, você se inspira em sua história, você se move no que a pessoa diz e ensina-lhe, sua mensagem faz sentido para você… Lá você pode comprar seus produtos ou serviços e você ficará plenamente satisfeito.

O que você está esperando para encontrar o mentor na sua carreira?

4 Comments

Deixe um comentário