Como fazer o release da sua empresa virar notícia

 

Muitas ações que ocorrem no ambiente empresarial podem ser interessantes, também, para o público externo. Tornar uma iniciativa notícia é uma forma barata e inteligente de falar sobre determinada marca, serviço ou produto.

Afinal, muitas vezes, anunciar em rádios, jornais e emissoras de televisão requer volumosos investimentos. Em tempos de crise, ganhar visibilidade aplicando pouco recurso é o que todos querem, mas nem todos conseguem. Para isso, é preciso entender qual é o seu público e como atraí-lo. O release é uma ferramenta acessível e extremamente importante para divulgar sua empresa na mídia.

Funciona assim: iniciativas internas, mas de interesse público, são divulgadas em textos direcionados aos jornalistas. Cabe a eles analisar o conteúdo e fazer aquele assunto virar notícia, sem foco em publicidade. Ferramentas na internet ainda podem ser usadas para encurtar o caminho entre releases e jornalistas, direcionando os textos para os segmentos corretos.

Diversas atitudes feitas dentro de uma empresa têm folego para ganhar visibilidade em jornais. No caso de contratações, por exemplo, a divulgação de um processo seletivo beneficia tanto a corporação como a mídia, já que se trata de interesse público. O mesmo vale para o lançamento de uma nova linha de produtos ou uma atitude cidadã. Recentemente virou notícias as iniciativas do setor privado para economizar água. Escolas, empresas de grande porte, estabelecimentos voltados ao lazer, entre outros, passaram a captar água da chuva para usá-la em descargas ou na lavagem de jardins. Nesta troca de “favores”, ambos os lados se beneficiam.

Como fazer o release virar notícia?

dino1O conteúdo precisa ser relevante, bem como os objetivos da empresa. Para virar notícia, as estratégias devem ser pensadas antes mesmo da divulgação do release. Além disso, deve-se estar ciente que a credibilidade tem início na divulgação de informações sérias e corretas para o público.


E quem faz o release?

dino2O fato de a organização possuir um profissional da comunicação em seu quadro de colaboradores é algo positivo. Outra estratégia é terceirizar este trabalho, por meio de uma agência de comunicação integrada. Mas para divulgar os releases, apenas isso não basta. Um bom aliado neste momento é um serviço online, que funciona de forma simples, prática e eficiente, como o Dino.

O Dino

dino-logoA plataforma trabalha na divulgação do release no meio digital e faz com que ele alcance variados veículos de comunicação. Mesmo contando com a grande visibilidade para um grande grupo de pessoas de diversos lugares que o Dino oferece, é preciso diferenciar quando a informação é realmente relevante para o público ou somente para a empresa que a produziu. Além do release, a organização pode contar com outras mídias inseridas no conteúdo como imagens, vídeos e links. Após o envio, é possível também fazer um acompanhamento do desempenho de cada material divulgado. Assim pode ficar sabendo qual foi o número de visualizações e compartilhamentos. Para conhecer mais sobre a plataforma e a importância de produzir um bom release, acesse o site do Dino.

 

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