Como elaborar um calendário editorial para mídias sociais

Para as empresas que lidam com a publicação, mesmo que seja apenas uma newsletter para clientes, um calendário editorial pode ser um bem de valor inestimável que permite que o proprietário da empresa para ver os tópicos que vão ser abordados na publicação no futuro próximo.

É difícil planejar o conteúdo que você posta nas redes sociais? Você acha que poderia ser mais eficiente e gerir melhor o tempo que você gasta para se comunicar com seus seguidores? Além de uma dose de espontaneidade, não se deve esquecer, que o planejamento de conteúdo vai ajudar você a organizar melhor o seu tempo e as várias tarefas que devem ser realizadas diariamente.

Lembre-se que o planejamento deve ser fortemente alinhado com os objetivos gerais do seu plano de mídia social.

Aqui estão quatro pontos que você deve considerar no planejamento de conteúdo.

1 – Definir os objetivos do seu conteúdo

Embora possa parecer óbvio, uma das primeiras tarefas que devem funcionar antes de levantar um calendário editorial é a definição do alvo. Faça uma lista dos objetivos do seu plano de mídia social e as tentativas para resumir por item: 

  • Lealdade
  • Aumentar clientes
  • Criar marca (pessoa)
  • Espalhar marca / produto
  • Educar as pessoas no meu setor
  • O que há de novo na minha área
  • Etc

Responder a estas perguntas pode ajudá-lo a organizar os conceitos do seu calendário (canais, temas, objetivos, frequência de publicação…):

  • Que conteúdo criar? Para fidelizar os clientes que tenho? Para divulgar minha empresa? Para criar uma marca pessoal?
  • Quais plataformas devo trabalhar? Blog? Facebook? Twitter? Linkedin? Google+? Plataformas Específicas do meu setor?
  • Quais são os tipos de conteúdo que eu vou oferecer em cada espaço social? Dependendo da rede que você escolher, o tom e tipo de conteúdo devem ser diferentes.
  • Quais os recursos disponíveis? Estou sozinho no apartamento ou outras pessoas irão gerenciar? Sou freelancer e não posso contar com ninguém mais?
  • Qual será a frequência de publicação em cada espaço? Semanal? Diário? ? Dia sim, dia fora?

Ouça e analisa bem as necessidades de seus clientes para descobrir que tipos de conteúdo que você pode oferecer a eles. O que você pode fazer muito bem é a realização de pesquisas para seus seguidores.

2 – Organizar um brainstorm

Você deve ter os principais objetivos relacionados em tópicos. Isto é muito importante para saber o perfil do cliente que você quer alcançar. Quanto mais você conhecer o perfil, maiores as chances de você “bater” com o tipo de tema que ele está procurando.

Eu recomendo que você faça um par de sessões de brainstorming com os colegas para que você possa dar ideias temáticas ou abordagens destes temas que possam lhe diferenciar de seus concorrentes. Assim, os temas vão enriquecer e salvar o ponto do “o que eu escrever agora?”.

É importante a realização destas sessões com os colegas porque ajuda a manter um bom ambiente de trabalho. Neste ponto, é importante que os companheiros do departamento de vendas estejam presentes, pois podem ser a chave, porque são os que entram contato com o cliente e quem sabe seus gostos, suas necessidades…

  • Se você trabalha em uma empresa, reúna um grupo de 5-10 pessoas de diferentes departamentos. Explique o porquê da reunião e como você deseja participar. Tente fazer com que a reunião não dure mais de 30 minutos.
  • Se você é freelancer, se reúna com parceiros ou pessoas associadas com o setor. Se você não sabe onde encontrar profissionais de mente similar, participe de eventos em seu nicho ou participe de grupos de networking profissional.

Porque o que deseja é chegar a potenciais clientes com o conteúdo que você tem a oferecer, você deve tentar temas diferentes, e organizar um ou mais “brainstorming”, pois irá ajudá-lo a não ficar apenas com o seu ponto de vista.

É importante que você vá a esses encontros preparados. Eu recomendo a leitura do livro Gamestorming porque pode ajudar tanto a organização e desenvolver a própria reunião.

3 – Selecione o conteúdo

Uma vez que você tenha as ideias claras sobre o que você vai postar, e o conteúdo já está organizado por temas. Faça uma lista dos assuntos de maior interesse para os seus leitores.

Quando você tiver coletado as informações geradas por seus pares ou pessoas de sua confiança e que tem ajudado critérios, faça o seguinte:

  • Verifique e resolva as questões que surgiram.
  • Defina prioridades no âmbito dos temas de acordo com a sua importância para o seu cliente.
  • Tente ter uma distribuição de temas consistentes

Então, você vai olhar para fontes que discutem essas questões, a fim de enriquecer o seu conteúdo. E, mais importante, não se esqueça de incluir nessa seleção os eventos offline ou eventos que alguém de sua empresa irá participar isso pode ser de interesse para os seus leitores.

4 – Plano de conteúdo

Existem muitas ferramentas para a organização de conteúdo. Plataformas sempre muito interessantes, como contently , permitindo que você planeje o conteúdo, especialmente se você trabalha com vários autores. Mas às vezes é mais fácil iniciar com uma tabela do Excel feita para cada um dos canais.

Você ainda está planejando algum sistema para publicação de conteudo? Você está organizando o conteúdo que você publica em diferentes redes sociais? Pode explicar nos comentários.

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