
Marketing 5.0 é um bom livro.
Deixa bastante a desejar se comparado ao anterior, Marketing 4.0, mas é um bom livro.
Como conheço boa parte das obras do Kotler e estudo ele há um bom tempo, fica perceptível a maneira mais comercial que ele vem apresentando o Marketing ao longo dos últimos anos em suas obras. O que, de certa forma, pode ser visto como algo positivo. Torna o conteúdo mais acessível e leve para novos atores do mercado. Especialmente por que os temas discutidos no livro são extremamente novos e não caberia abordagens puramente clássicas. Nesse ponto o livro acerta.
Visões e narrativas diferentes
Vale lembrar, também, que não estamos falando de um único autor, então é bem comum que tenhamos visões e narrativas diferentes.
No entanto, se você já tem algum tempo no mercado, o livro vai ser uma boa leitura de final de semana com vários bons insights de tecnologias extremamente novas.
É até compreensível que o livro seja um pouco mais leve, pois em menos de 300 páginas ficaria difícil abordar com detalhes tantas categorias citadas.
Sendo exatamente esse o ponto ao qual me refiro quando digo que deixa a desejar se comparado ao 4.0.
A abordagem menos densa e metodológica torna a leitura mais fluida e, ao mesmo tempo, um pouco mais rasa (não no sentido pejorativo).
Um exemplo claro disso são as várias ilustrações inseridas no livro que não dizem muita coisa. Estão ali por estar, gerando certa duplicidade com o texto, não servindo muito bem de complemento metodológico aplicável.
Navegando por extremos
Outro ponto negativo é como o texto passa por extremos em poucas páginas.
Me pareceu algo pra justificar o subtítulo “tecnologia para a humanidade”. Em especial a palavra humanidade.
Começamos lendo argumentos preocupados com a desigualdade social, polarização de vários aspectos relacionados ao marketing, mercado e nuances profissionais e terminamos com inúmeros exemplos de tecnologias que mereciam um pouco mais de cuidado ao abordar, visto que todas, ou quase todas, as tecnologias citadas estão relacionadas a segurança de dados, privacidade e comportamento de consumo.
O retorno do 5As
No mais, não me pareceu dar continuidade ao 4.0, com exceção de quando ele traz novamente os 5As e consegue conectar os argumentos com as ideias do livro. Até porque quem conhece os 5As sabe que é um método bastante atemporal.
É um bom livro de final de semana e mais recomendado para profissionais recém chegados no mercado.
Vale ressaltar que o review rápido reflete apenas a minha opinião sobre o livro e tem como objetivo fomentar o diálogo sobre o tema.
Obrigado pela atenção e boa leitura.