Você já considerou que um blog corporativo pode ser um dos melhores canais para apoiar suas estratégias de negócios 2.0? A ascensão das redes sociais podem sugerir que os blogs perderam destaque, e o fato de que as empresas querem otimizar seus recursos faz duvidar da conveniência de manter um blog onde os usuários passam mais tempo em redes sociais. Apenas longe da realidade. Blog corporativo é saudável ainda.
Algumas ideias sobre o tipo de presença que pode ter o seu negócio:
- No site, a empresa tem a oportunidade de apresentar e vender.
As redes sociais facilitam:
- Ouvir as opiniões dos utilizadores.
- A conversa com o cliente em pé de igualdade.
O blog é um espaço perfeito para explicar e gerar conhecimento. Comparado a outras estratégias de marketing online, o blog tem algumas vantagens específicas:
1 – O blog é seu
Enquanto você pagar o domínio e hospedagem, nada e ninguém pode impedir que você mantenha e atraia tráfego, incorporando os comentários e geração de leads. Você escolhe os temas, a frequência de publicação, a possibilidade ou não de comentar … Ter um blog para redirecionar as visitas às suas páginas de conversão.
2 – Você pode personalizar
Um blog, por outro lado, pode ser personalizado em praticamente todos os aspectos para se adequar a imagem corporativa de sua empresa e perfil de seus usuários. Você também pode integrar links interno ou externos, onde e como quiser.
Um blog é essencialmente um texto muito rico, embora você possa integrar fotos atraentes. Isso aumenta a sensação de proximidade, autenticidade e credibilidade que devem incutir um blog.
3 – É um investimento rentável
Um post escrito hoje continuará a produzir o tráfego e links de entrada durante meses em seu domínio e mesmo anos após a sua publicação. Em comparação com a curta vida de conteúdo em algumas redes sociais, o blog é um investimento muito rentável, que continuará a gerar visibilidade e benefícios online, na forma de visitas, links – para o seu próprio domínio no curto, médio e longo prazo.
4 – Promove a interação
Ao contrário de textos frios e impessoais de um site corporativo, o estilo de comunicação de um blog é uma relação mais aberta, direta e pessoal entre a empresa e o usuário. O post é assinado por uma pessoa. E é o leitor quem decide deixar um comentário e obter uma resposta do autor. Um blog é um lugar ideal para interagir com os clientes, recolher opiniões, construir o reconhecimento da marca e promover o engajamento.
Como autor do blog, você deve fazer o seguinte:
- Respostas e obrigado pelas respostas.
- Gerenciar trolls e ofensivos.
- Atrai visitantes de outros blogs participantes.
- Promover o conteúdo via RSS ou a publicação de um boletim informativo para os seus leitores.
5 – Repositório de conteúdo
Se você pode gerar conteúdo que sintonize especialmente com o interesse de muitos usuários, é provável que as recomendações vão se tornar um fenômeno viral. Vídeos humorísticos ou chocantes, infográficos, os resultados de estudos ou pesquisas, etc., são especialmente favoráveis ??para gerar uma reação viral dos utilizadores.
6 – É fácil de manter e expandir
Uma das maiores vantagens de um blog é a sua interface de manutenção, muito intuitiva e fácil de manter, mesmo para pessoas que não têm nenhuma noção de programação. O seu formato flexível, por outro lado, permite a integração do conteúdo de texto, fotografias, vídeo, apresentações…
Isso favorece a descentralizar da geração de conteúdo em que várias pessoas podem contribuir conjuntamente para a manutenção do blog, enriquecendo com temas, estilos e perspectivas variadas.
Coloque um blog em sua empresa
Os corporativos não substituem o site da empresa, da mesma forma que a empresa desenvolve a comunicação por meio de redes sociais também não substitui o blog.
Cada ambiente tem suas características específicas, e enquanto no site da empresa é mantido um tom mais rígido em termos de arquitetura e estilo, o blog está demonstrado, no entanto, flexibilidade, algo mais casual. É o lugar perfeito para gerar conteúdo direcionado para os nossos usuários, então podemos amplificar através das várias redes sociais que atuam na “sonoridade”.
Como vimos para realizar seu pleno potencial o blog requer o alinhamento não só com a estratégia de comunicação da empresa, mas com as outras ferramentas do mix de marketing: SEO, mídias sociais, site corporativo, e-mail marketing…
Tenho notado algumas das vantagens diferenciais que vemos nos blogs. Sinta-se como suplemento citado acima. Pode deixar comentários abaixo ou perguntar o que quiser.

Muito bom post. Só uma observação, acredito que o item 2 seja “Você pode personalizar” e não “penalizar” como está ali. Desconsidere se eu estiver enganado. Abraço.
Opa, tudo bom Guilherme?
Você não está errado, foi falta de atenção minha mesmo. Obrigado pelo toque, 😉
Abraços.
6 razões para manter um blog corporativo http://t.co/M34ZsocST6 (via @101startup)
6 razões para manter um blog corporativo Você já considerou que um blog corporativo pode ser um do.. http://t.co/nQBmM0hbKh
RT @brunounix: 6 razões para manter um blog corporativo http://t.co/uRL4ZtKBUd #marketingdigital #midiasocial
6 razões para manter um blog corporativo http://t.co/uRL4ZtKBUd #marketingdigital #midiasocial
RT @brunounix: 6 razões para manter um blog corporativo http://t.co/uRL4ZtKBUd #marketingdigital #midiasocial
6 razões para manter um blog corporativo http://t.co/Q6p4FLGBn0 #marketing #midiasocial
6 razões para manter um blog corporativo http://t.co/NIAMbh9alH
#marketingdigital #midiasocial