É difícil obter as métricas necessárias para mensurar o ROI das mídias sociais. Em primeiro lugar diferem de marketing direto e publicidade em mecanismos de busca. Com a mídia social pode se influenciar as perspectivas, mas normalmente não levar diretamente a uma compra. No entanto, o consumo de recursos, a atividade de mídia social devem produzir resultados. Caso contrário, estes serão gastos em outros lugares.
Através de um blog corporativo assume diferentes formas. Primeiro de tudo, você se torna editor que proporciona conteúdo relevante e de valor. A publicação é historicamente baseada em publicidade, patrocínio e investimento em produção de conteúdo. Os blogs corporativos podem operar de forma semelhante, onde o único patrocinador (ou anunciante) é a própria empresa.
Aqui estão 14 ideias sobre o que publicar em um blog para melhorar o retorno sobre o investimento (tempo e dinheiro).
1 – Promover white papers, ebooks, relatórios para a aquisição de leads. A geração de leads qualificados continua a ser a prioridade para o marketing B2B. Visitantes guiados realizando o download de conteúdo “reservado”. Difundir um produto colocando um link para a página onde você pode baixar o documento completo depois que você digitar seu e-mail.
2 – Apresentar um webinar. Neste caso você pode anunciar um webinar, inserir um banner em pontos estratégicos no blog, mas – o mais importante – a criação de conteúdo que crie curiosidade sobre o evento.
3 – Construir uma ou mais listas de e-mail. Criar uma página estática em seu blog onde você oferecer conteúdo reservados por meio de registro por e-mail. Insira o link desta página em seu post (quando possível).
4 – Eventos ao vivo. Sua empresa organiza eventos? Seus funcionários vão a eventos organizados por outras organizações? Esta é uma ótima chance de angariar leads e fazer networking.
5 – Apresentar estudos. AS pessoas adoram ver erros e acertos do seu nicho de mercado, apresentar cases é uma excelente estratégia.
6 – Oferecer um teste gratuito do produto dizendo por que você o escolheu para um “teste”.
7 – Link para informações sobre o produto. Embora seja inadequado escrever um post que destaca as “maravilhas” do seu produto ou serviço, será, certamente, uma oportunidade de apresentar uma solução para um problema. É sobre a criação de conteúdo de um produto. Para a maioria dos leitores não vai incomodar ao clicar nos links da página (uma espécie de efeito colateral).
8 – Responder aos comentários. Às vezes, você pode “vender” em resposta a um comentário. Não tenha medo de fornecer mais explicações sobre os seus produtos ou serviços, isso pode resolver um problema.
9 – Lançamento de um novo produto. Um blog não é o melhor lugar para publicar um comunicado de imprensa, mas com a devida atenção é o lugar perfeito onde podemos razoavelmente conectá-lo.
10 – Reunir informações sobre o mercado. Inclua um widget para uma pesquisa de opinião sobre o mercado. Escreva um post onde – além de mostrar os resultados – explique como você está usando os dados coletados.
11 – Suporte ao cliente. Explique (possivelmente envolvendo o cliente em apuros), como você pode oferecer ajuda em caso de problemas com seu produto ou serviço.
12 – Promover o conteúdo “evergreen”. A vantagem de um blog comparado a uma revista de papel é que o conteúdo que não mostra a idade. Falamos de mensagens que são pesquisadas em mecanismos, apesar de terem sido publicadas há algum tempo. De vez em quando você pode fazer uma lista dessas.
13 – Destaque parceiros. Encontrar formas criativas para fortalecer parcerias externas dentro do blog (por exemplo, falando sobre um tema específico, onde um dos parceiros tem experiência).
14 – Destaque o envolvimento da comunidade em torno do seu negócio. Isso não produz diretamente leads ou vendas, mas ajuda a espalhar esse tipo de publicidade que mostra a sua empresa em uma nova luz (favorável).
O ROI em blogs pode realmente ser difícil de medir, mas é uma tarefa que exige recursos, deve produzir um retorno. As ideias acima são um ponto de partida.

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