Produtividade: 5 dicas para escrever releases mais eficientes e convertê-los em vendas

Produtividade: 5 dicas para escrever releases mais eficientes e convertê-los em vendas

Veja aqui algumas sugestões para escrever um release eficiente e construir uma campanha de comunicação de qualidade para divulgar sua empresa e aumentar os lucros.

A idealização e realização de projetos de assessoria de imprensa eficientes pode aumentar o número de vendas quando o foco da ação se voltar para a comunicação digital. Isso porque a divulgação online oferece uma vantagem a mais, que é o direcionamento da informação para um público-alvo específico, que busca conteúdo relevante, e esse fluxo irá aumentar a taxa de conversão da sua empresa/cliente.

Entendendo a conversão

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A taxa de conversão, dentro do mundo digital e do universo do e-commerce, se refere ao nível de engajamento que uma campanha consegue estabelecer. Quanto mais eficiente for uma ação de comunicação digital, maior será a conversão, que significa trazer para perto de si (da empresa) o cliente em potencial, que vai cumprir algumas etapas até chegar à venda. O objetivo é atrair um consumidor por meio de um release e fazer com que ele tenha vontade de  clicar no site da empresa e realizar uma compra de um produto ou serviço.

Outras formas de conversão podem se referir à concretização de algumas etapas que levem à venda como, por exemplo, o incentivo à solicitação de um orçamento no site da empresa; cadastro de e-mail em uma newsletter; realizar download de algum material informativo-promocional como um e-book, um manual, um guia. Ao alcançar o objetivo de atrair novos consumidores em potencial, é possível desenvolver estratégias para se chegar até à concretização da venda, concluindo a conversão.

Conteúdo e relevância

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Vivemos em uma era marcada pelo excesso de informação. Uma forma de fazer com que seu release ganhe destaque e chame a atenção de clientes em potencial é criar um conteúdo relevante e interessante, que traga algum diferencial e desperte nas pessoas o desejo de adquirir determinado produto/serviço ou, pelo menos, tentar saber mais sobre a empresa e o que ela oferece, o que pode gerar conversões futuras. Antes de redigir seu press release, é fundamental identificar o público-alvo da ação, a fim de oferecer a ele o que ele está procurando ou precisando. As informações oferecidas precisam ter relevância, consistência, credibilidade e não deixar brechas para dúvidas, com uma linguagem clara e acessível, cujo tom esteja em consonância com a sua audiência.

Chame a atenção

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O release serve como veículo de comunicação do seu cliente, mas ele também precisa informar e despertar interesse. O primeiro passo para fazer um release de qualidade é criar um bom título. De nada adianta redigir um bom release se o título não for atraente e não instigue o leitor a clicar no seu link. É possível também despertar a curiosidade utilizando adjetivos que possam impressionar e atrair. Criar uma sensação de exclusividade também é uma estratégia interessante, pois apela ao desejo por distinção do leitor, o que também pode representar a qualidade do produto/serviço oferecido.

Foco em SEO

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É cada vez mais importante otimizar o seu release para SEO. Isso vai possibilitar que possíveis clientes, ao buscarem informações nos sites de busca sobre o seu produto, empresa ou serviço, encontrem notícias e resultados relacionadas ao seu cliente. Um press release otimizado para SEO auxilia a melhorar o desempenho da empresa nos resultados das buscas (rankeamento), aumentando a visibilidade.

A otimização também possibilita que o cliente receba backlinks naturais e de qualidade (de sites importantes e portais de notícias), o que tem estreita relação com a qualidade do conteúdo. Assim, cria-se um ciclo em que o conteúdo relevante aumenta as possibilidades de divulgação que pode gerar mais links de qualidade, e quanto mais otimizado for o release, maior a possibilidade de um melhor desempenho nos rankings do Google ou outros mecanismos de buscas.

Maximize a divulgação

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Plataformas de divulgação como o DINO são um recurso imprescindível que transformam seu Press Release em um Power Release, potencializando a visibilidade do seu cliente, fixando a marca no mercado e captando novos consumidores. No DINO, são mais de 25 mil jornalistas cadastrados, que recebem conteúdos de editorias segmentadas, o que também otimiza a comunicação entre fontes específicas e a imprensa em geral, trazendo mais qualidade para o trabalho de assessores de comunicação e também divulgando links interessantes para um público-alvo expandido.

 

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