Startups e o marketing sustentável

As profundas transformações pelas quais o meio ambiente tem passado se tornam notórias diante das catástrofes e desastres ambientais amplamente divulgados nos meios de comunicação. Esses eventos têm despertado crescente preocupação dos consumidores com os impactos do processo de desenvolvimento, produção e distribuição dos produtos, sobre a sustentabilidade do meio ambiente.

Nesse contexto, as empresas têm sido desafiadas à elaboração de estratégias inovadoras de produção e comercialização de seus produtos de tal modo que possam explorar as reais motivações dos consumidores como um meio de reunir vantagem competitiva e ao mesmo tempo minimizar a degradação ambiental.

marketingsustentavel

Sustentabilidade é uma questão que está na boca de governos, startups e indivíduos, está na moda, ou devo dizer, é uma tendência de marketing que é diferente, mas no mundo das marcas, a pergunta que importa é: O que é Marketing Sustentável .

O que é sustentabilidade?

Primeiro, você tem que entender uma coisa. O verde não é sinônimo de sustentabilidade.

Limitar esse conceito é uma míope, porque o verde é apenas a terceira parte do verdadeiro significado da palavra. Meios sustentáveis ​​viáveis, ambiental, social e econômico.

O que é marketing sustentável?

Marketing Sustentável é o processo pelo qual uma organização atende às necessidades e / ou desejos de um grupo-alvo, para desenvolver, comercializar e distribuir de forma lucrativa, bens e serviços que são compatíveis com o meio ambiente e a sociedade, a partir de sua cadeia de valor após o consumo.

A primeira parte da definição é clara, o problema é “compatível com o meio ambiente e a sociedade, a partir de sua cadeia de valor após o consumo.” E eu digo, aqui é o problema, porque hoje muitas marcas não são sustentáveis ​​a cadeia de valor que abrange todo o espectro de atividades de um produto ou serviço, desde a entrada até a disposição do cliente.

Assim, para uma startup dizer com verdade que faz o marketing sustentável, você deve saber de onde vêm os insumos, as condições em que são recolhidos, se é um bem renovável como eles são feitos, quais são os impactos sociais e ambientais que envolve a fabricação e acabamento, que o grupo está sendo criado, como distribuí-lo e a que preço, como ele é usado e, em seguida, a forma como ele é descartado no meio ambiente.

Como ” ser sustentável? “

É claro que ser sustentável num mundo onde o consumo e as pessoas valem pelo que consomem e pelo têm e não pelo que são e os exemplos que eles produzem, temos obstáculos e os seus inconvenientes.

Mas vale a pena ser sustentável. Na verdade, qualquer empresa pode basear o seu negócio em conceitos sustentáveis. Concentre em seu negócio ações sustentáveis, pois ​​significa que as ações (processos de produção, etc.) corporativos buscam minimizar os impactos ao máximo que pode ocorrer com as atividades ambientais.

Como pode ser visto, a comercialização sustentável não tem nada a ver com o marketing verde, que é simplesmente lançar um produto verde ou serviço no mercado. Muitas marcas tem um produto que é menos prejudicial ao ambiente do que a apresentação tradicional e anuncia-se como uma grande conquista da empresa ambiental, quando, na verdade, é um pequeno esforço em comparação com a gigantesca tarefa que envolve o marketing que é realmente sustentável.

Produtos sustentáveis ​​não são apenas um produto verde, é uma abordagem holística e um produto viável para as gerações seguintes. Marketing Sustentável é a comercialização de amanhã, hoje.

9 Comments

Deixe um comentário