As profundas transformações pelas quais o meio ambiente tem passado se tornam notórias diante das catástrofes e desastres ambientais amplamente divulgados nos meios de comunicação. Esses eventos têm despertado crescente preocupação dos consumidores com os impactos do processo de desenvolvimento, produção e distribuição dos produtos, sobre a sustentabilidade do meio ambiente.
Nesse contexto, as empresas têm sido desafiadas à elaboração de estratégias inovadoras de produção e comercialização de seus produtos de tal modo que possam explorar as reais motivações dos consumidores como um meio de reunir vantagem competitiva e ao mesmo tempo minimizar a degradação ambiental.
Sustentabilidade é uma questão que está na boca de governos, startups e indivíduos, está na moda, ou devo dizer, é uma tendência de marketing que é diferente, mas no mundo das marcas, a pergunta que importa é: O que é Marketing Sustentável .
O que é sustentabilidade?
Primeiro, você tem que entender uma coisa. O verde não é sinônimo de sustentabilidade.
Limitar esse conceito é uma míope, porque o verde é apenas a terceira parte do verdadeiro significado da palavra. Meios sustentáveis viáveis, ambiental, social e econômico.
O que é marketing sustentável?
Marketing Sustentável é o processo pelo qual uma organização atende às necessidades e / ou desejos de um grupo-alvo, para desenvolver, comercializar e distribuir de forma lucrativa, bens e serviços que são compatíveis com o meio ambiente e a sociedade, a partir de sua cadeia de valor após o consumo.
A primeira parte da definição é clara, o problema é “compatível com o meio ambiente e a sociedade, a partir de sua cadeia de valor após o consumo.” E eu digo, aqui é o problema, porque hoje muitas marcas não são sustentáveis a cadeia de valor que abrange todo o espectro de atividades de um produto ou serviço, desde a entrada até a disposição do cliente.
Assim, para uma startup dizer com verdade que faz o marketing sustentável, você deve saber de onde vêm os insumos, as condições em que são recolhidos, se é um bem renovável como eles são feitos, quais são os impactos sociais e ambientais que envolve a fabricação e acabamento, que o grupo está sendo criado, como distribuí-lo e a que preço, como ele é usado e, em seguida, a forma como ele é descartado no meio ambiente.
Como ” ser sustentável? “
É claro que ser sustentável num mundo onde o consumo e as pessoas valem pelo que consomem e pelo têm e não pelo que são e os exemplos que eles produzem, temos obstáculos e os seus inconvenientes.
Mas vale a pena ser sustentável. Na verdade, qualquer empresa pode basear o seu negócio em conceitos sustentáveis. Concentre em seu negócio ações sustentáveis, pois significa que as ações (processos de produção, etc.) corporativos buscam minimizar os impactos ao máximo que pode ocorrer com as atividades ambientais.
Como pode ser visto, a comercialização sustentável não tem nada a ver com o marketing verde, que é simplesmente lançar um produto verde ou serviço no mercado. Muitas marcas tem um produto que é menos prejudicial ao ambiente do que a apresentação tradicional e anuncia-se como uma grande conquista da empresa ambiental, quando, na verdade, é um pequeno esforço em comparação com a gigantesca tarefa que envolve o marketing que é realmente sustentável.
Produtos sustentáveis não são apenas um produto verde, é uma abordagem holística e um produto viável para as gerações seguintes. Marketing Sustentável é a comercialização de amanhã, hoje.
Novo artigo => Startups e o marketing sustentável http://t.co/mX2Yjz9wET
Novo artigo => Startups e o marketing sustentável http://t.co/shxX1YAD9o
“O verde não é sinônimo de sustentabilidade.” http://t.co/Rn8VoN9Fak
Startups e o marketing sustentável http://t.co/MtnakVYDCD via @101startup #startup
Startups e o marketing sustentável – #startup #marketingdigital http://t.co/5z24m3pMax via @101startup #startup
Startups e o marketing sustentável – #marketingdigital http://t.co/DiHltdDoFc
RT @brunounix: Startups e o marketing sustentável – #marketingdigital http://t.co/DiHltdDoFc
brunounix: Startups e o marketing sustentável – #marketingdigital http://t.co/U8jUsxyjzD
Startups e o marketing sustentável – #marketingdigital http://t.co/77yCScmFQm