Chegamos ao último episódio. Depois de um ritmo bem diferente da minha rotina anterior, de um vídeo por semana, uma sensação: dever cumprido.
Assista e, se animar, tem “textão” complementar, logo abaixo.
Além da satisfação de ter sido uma série construída de maneira colaborativa, produzir todos esses episódios, 3 vídeos + 3 textos por semana, me fez perceber que é possível produzir mais, desde que eu me organize.
Parece que estou exagerando, mas só quem está na ativa, diariamente produzindo conteúdo, sabe como isso demanda tempo.
É prazeroso, sim. Sinto que estou fazendo o que gosto.
Mas, se você pretende produzir conteúdo de nicho, de maneira consistente e responsável, saiba: você vai precisar reservar boas horas para tal atividade.
Bom, mas vamos ao que interessa. Para finalizar a série, não poderia deixar de abordar os 3 C´s.
O que são os 3 C´s?
Os 3 atributos básicos na hora de se pensar na construção do tom de voz da sua marca. Quando eu digo “sua marca”, pode ser tanto sua empresa quando o seu próprio nome.
Nós somos a nossa marca e todo conteúdo que nós produzimos, nos posicionar de alguma maneira na cabeça das pessoas que nos acompanham.
Por isso eu sempre digo: pense muito bem nos seus objetivos quando for produzir conteúdo para que você consiga mensurar o quão próximo você está de alcançá-lo.
O primeiro C da produção de conteúdo e tom de voz é o C de cultura.
Sei que é muito complicado definir o que é ou não cultura. No entanto, dentro do nossos objetivos e do contexto Produção de Conteúdo, posso dizer que a os Valores aos quais você pretende passar com o seu conteúdo tem muito a ver com o fato de você iniciar a estabelecer uma cultura, seja de organização ou baseada nos princípios expostos na sua mensagem.
Por isso, escolhi o C para representar a cultura e os valores da sua mensagem. Essa vai ser a primeira característica que você, como produtor de conteúdo vai precisar levar em consideração.
Sem entender como os seus valores podem influenciar a sua mensagem, fica complicado construir um tom de voz adequado para a sua comunidade.
Comunidade, por sinal, é o segundo C que eu pretendo abordar por aqui.
Visto que você tem muito bem definido os seus valores e tem maturidade na mensagem, será que essa mensagem está conversando com a comunidade a qual você pretende estar presente?
Muita atenção para a comunidade em torno de você. É ela, na maioria das vezes que vai guiar a sua linha estratégica como produtor de conteúdo.
É a sua comunidade que vai dizer se o seu conteúdo faz sentido para eles ou não.
Falando em conversa, este é o último C, dos 3 C´s abordados neste conteúdo, o C mais importante e mais simples de se aplicar: a conversa.
Não adianta nada você ser uma empresa/pessoa/marca que transmite determinados valores para uma comunidade se essa comunidade não se sente à vontade para estabelecer uma conversa com o seu conteúdo.
Estamos em uma rede social, lembra.
Fala valer o propósito da plataforma e use o seu conteúdo para contribuir com a rede.
Eu vou ficando por aqui, muitíssimo obrigado pela sua atenção e até o próximo conteúdo.