Os desafios da produção de conteúdo em vídeo – Ep.05: organização | JobCast 74

Os desafios da produção de conteúdo em vídeo – Ep.05: organização | JobCast 74

Dando sequência na série: “os desafios da produção de conteúdo em vídeo”, e continuando com o tema sugerido pelo meu amigo Ricardo Celso, no JobCast de hoje vou mostrar algumas ferramentas que eu uso para organizar a parte “operacional” dos temas antes de gravá-los.

No episódio anterior, falei um pouco de como eu busco insights e me organizo para que a produção dos meus conteúdos em vídeos façam parte de uma rotina, sem que me tome muito tempo e que seja hábito prazeroso. Assista.

Gestão de conteúdo por trimestre: planilha de planejamento trimestral

Mostrei no vídeo, a primeira planilha que uso para organizar de maneira mais ampla todas as pautas e demandas, que é a planilha de atuação trimestral.

Essa planilha serve para organizar visualmente todas as plataformas da marca em questão, marcando os dias de cada demanda, desde a parte de produção até a publicação.

Com a planilha de atuação trimestral, eu consigo visualizar de maneira mais fácil todos os padrões criados ao longo das semanas, facilitando mudanças repentinas na linha editorial de testes e adição de novos temas, sem que eu mude os padrões já estabelecidos.

Não é uma planilha engessada e, por ser bastante completa e ser feita no Excel, consigo usar ele como principal meio de anotações relacionadas às rotinas e temas dos meses.

Gestão de conteúdo editorial mensal: planilha de planejamento mensal

A planilha de atuação mensal me ajuda muito na hora de planejar os temas de maneira mais específicas, quais conteúdos foram orgânicos e quais foram pagos e por aí vai.

A planilha de atuação editorial mensal é bem mais simples que a primeira. Se o seu planejamento é mensal, por exemplo, só essa planilha já pode resolver a sua vida. Ou, caso você seja uma pessoa que produz vídeos todos os dias, essa planilha pode te ajudar bastante.

Eu gosto muito da planilha trimestral, mas reconheço que só a mensal já resolveria em muitos casos.

Ferramenta de Gestão do Projeto: Trello

Atualmente adotei o Trello, depois de testar inúmeras ferramentas, o Trello conseguiu resolver meu problema de organização das pautas.

Depois de planejar visualmente na planilha trimestral, organizar separadamente todos os temas nas planilhas separadas por cada mês, eu jogo tudo no Trello. Mas essa dica é  opcional também.

O Trello vai te ajudar muito mais do que me ajuda, caso você trabalhe em equipe. No meu caso, como eu faço tudo sozinho, o Trello me ajuda mais para lembrar os temas e ter a liberdade de inserir novos temas com facilidade independente de onde eu estiver.

Se você trabalha em equipe, com certeza eu recomendo que você use o Trello. Ele facilita muito o trabalho remoto.

Bom, espero que você tenha gostado das dicas e, claro, fique a vontade para complementar o conteúdo com mais dicas.

Muito obrigado pela sua atenção e até o próximo conteúdo.

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