Sim! No JobCast 19 o assunto foi o Pokémon Go! Se você é o tipo de profissional que ainda acha que Pokémon Go trata-se um joguinho para crianças, eu recomendo continuar a leitura (ou não).
Cabe a nós, profissionais de comunicação, entendermos que é hora de aplicar uma visão além da tecnologia, quando formos analisar o fenômeno chamado Pokémon Go.
O evento social em torno do aplicativo, envolve pessoas. Muitas pessoas. Só isso já seria motivo de sobra para uma atenção especial dos profissionais de Comunicação.
Chega a ser constrangedor, mas eu ainda me deparo com profissionais se posicionando de maneira tão conservadora – ou atrasada – quanto aquelas empresas que batem no peito para falar de suas décadas de existência no mercado, mantendo a mesma linha e comunicação e não entendendo que o cenário mudou. Ou melhor, vem mudando diariamente.
Pokémon Go: a relação usuário x aplicação social é mais ampla do que imaginamos
Precisamos entender um pouco mais sobre a tecnologia em entorno do aplicativo? Sim, é claro! Mas a nossa visão, agora, precisa ser uma visão mais antropológica do que prática. A relação usuário x aplicação social ganhou uma proporção que precisa de uma atenção especial. Sim, há 21 anos atrás, o designer de jogos, Satoshi Tajiri criou para a Nintendo: o Pokemon, que foi distribuído inicialmente para o Game Boy com desenvolvimento da empresa Game Freak. OK. Naquela época o público alvo foram as crianças. Só que essas crianças cresceram e, as crianças hoje em dia são os adultos que estão na rua procurando os Pokémons. Abaixo, um vídeo que publiquei no Facebook do Joga o Job, sobre o surgimento dos Pokémons.
Pokémon Go vs. Olimíadas na busca
Eu confesso que ainda não me aventurei no jogo. Talvez, por não conhecer muito bem o contexto. Mas ainda vou testá-lo. Tenho certeza que é um jogo divertido. Caso contrário, meio mundo não estaria falando sobre como capturar Pokémons.
O gráfico abaixo, mostra um comparativo de interesse das pessoas na busca: Pokémon Go vs. , Jogos Olímpicos, o maior evento esportivo do mundo, na semana de abertura o evento.
Pokémon Go é um jogo extremamente simples, se pararmos para analisar a dinâmica. No entanto, podemos considerá-lo o primeiro grande passo certeiro quando o assunto é a soma da realidade aumentada com geo-localização e uma pitada – baita pitada – de nostalgia. O Cristiano Santos publicou um texto bem legal no LinkedIn Pulse dele, falando sobre Pokémon Go e relação Network + Realidade Aumentada, que pode complementar um pouco do que estou abordando por aqui hoje. 🙂
Lembro perfeitamente de uma experiência que eu tive com realidade aumentada com uma campanha da Doritos, em 2009, se eu não me engano. A Doritos “aprisionou” alguns monstrinhos nos pacotes para que os consumidores pudessem libertá-los e colecioná-los, com direito a uma carteirinha e a possibilidade de dar o nome para o monstrinho resgatado. Segundo a CUBOCC, agência responsável pela ação, foram mais de 200.000 variações de monstrinhos.

A ação também era integrada com o Orkut. De todas as ações que eu acompanhei, na época, aquela foi a que eu tive uma experiência tão bacana (pra época) que até hoje eu não me esqueço. Experiência também é a palavra chave do Pokémon Go. Tanto a que você precisa ganhar para evoluir, quando a experiência de toda a gamificação do aplicativo.
A ação da Doritos era algo bem mais simples que o Pokemon Go, claro. Mas eu diria que foi uma das primeiras ações criativas usando a realidade aumentada, diretamente ligada a venda no produto, onde para capturar o monstrinho, a pessoa precisava sair de casa, ir o ponto de venda e comprar o pacote de Doritos.
E, agora, com o Pokémon Go, temos novas possibilidade de observar a realidade aumentada, movendo uma sociedade inteira para as ruas, e algumas pessoas insistem em dizer que é apenas um jogo de criança. Desculpa, amigo, mas realmente não é apenas um jogo de criança.
Precisamos analisar todo esse evento social com olhar mais clínico e criterioso quando a gente for falar de uma aplicação como Pokémon Go, tanto para negócios como para entretenimento.
Um jogo que está tirando as pessoas de suas casas e levando elas a irem em determinados pontos, considerando que alguns dos pontos podem ser estabelecimentos comerciais, é algo bem relevante para muitos negócios. É hora de usar e abusar da criatividade para fazer com que o caçador de Pokémon sinta-se a vontade e reconheça o seu ponto de venda como um lugar divertido e que está do lado dos caçadores de Pokémon.
Além da oportunidade da aplicação do jogo nas estratégias de negócios já existentes, e geração novos negócios, o Pokémon Go vem desencadeando uma onda de coisas realmente positivas, como o caso do Hospital C.S Mott Children’s, que tem usado o aplicativo pra tirar as crianças da cama. O hypescience.com fez uma lista de alguns efeitos positivos que o Pokémon Go vem desencadeando que vale a pena dar uma olhada, clicando no link laranja. Se eu for listar por aqui, post vai ficar mais longo do que j´se apresenta. =P
Faça como eu disse no vídeo, vivencie a experiência do usuário como uma visão mais estratégica e veja como você poderá usufruir profissionalmente o Pokémon Go. Até porque isso é apenas o início e esse foi o ponta pé para os próximos que ainda virão.
Eu vou ficando por aqui e, se você leu até aqui, muito obrigado pela sua atenção!
Até o próximo JobCast.

