[Como] fazer o Planejamento Supremo das mídias sociais

Criação de objetivos, de conhecer o mercado e ter um orçamento não são individualmente uma estratégia. Estratégia é a estrada que vai deixar a sua marca do que você quer se tornar e, claro, precisa de um planejamento inicial devemos prestar muita atenção.

Quem me conhece, desde a época do Marketing Digital 2.0 sabe que eu não sou de ficar fazendo releases e nem recomendações de conteúdo que prometem fazer algum milagre. Eu sempre busquei estudar bastante sobre planejamento de mídia social, pois sei que o nosso mercado carece de planejamento e tudo que vimos por ai são pessoas que apenas dizem que existe algo, mas de fato não ensinam a criar.

Na semana passada tive o prazer de analisar fundo a o Planejamento Supremos das mídias sociais desenvolvido pelo Evandro Fernandes, alias ele também é autor de excelentes conteúdos sobre prospecção 2.0.

Eu, particularmente achei o conteúdo do material fantástico e o mais legal, ele não te enrola durante o conteúdo pra no final te dar a “dica matadora” como muitos fazem. Ele vai direto ao ponto sobre planejamento de mídia social.

plano

Um Guia completo com técnicas práticas e fáceis de serem aplicadas pelos iniciantes e não tão iniciantes em comunicação digital, com o único objetivo: promover sua marca nas principais mídias: Twitter, Linkedin, Google plus e Facebook.

Por isso que quero destacar aqui o que você precisa aprender sobre planejamento de mídia social. Para desenvolver um plano estratégico deve levar em conta três partes importantes:

1 – Objetivos prioritários

  • Melhorar compromisso com o cliente para a nossa marca.
  • Melhorar a gestão e reputação da marca.
  • Acelerar a inovação impulsionada pelos clientes se sentem ouvidos.
  • Você aumentar suas vendas com relacionamento (a base de tudo)?

2 – Estabelecer uma direção

  • Identificar oportunidades.
  • Localize e compreenda os riscos.
  • Esclarecer o risco de criar compromisso.
  • Estabelecer uma política clara em mídias sociais.
  • Comunique esta política internamente.

3 – Definir as atividades

  • Definir as fases que você vai continuar.
  • Escolha a plataforma de destino.
  • Identificar os recursos necessários.
  • Cria uma estratégia de conteúdo.
  • Estabelece responsabilidades e tempo de compromisso.
  • Link para atividades de marketing off-line do seu negócio.

Ao mesmo tempo, é muito importante que você desenvolva habilidades em seu negócio:

  • Identifique o seu pessoal mais qualificado para trabalhar com a mídia social.
  • Treinar e apoiar estes campeões.
  • Mantenha-se atualizado sobre a tecnologia de Social Media.
  • Estabelece programas-piloto.
  • Desenvolver uma cultura de prestação de contas transparente.

Agora temos que pensar é a criação de compromisso, ou o que chamo de Engajamento. Para isso, primeiro é necessário seguir alguns passos:

1 – Escutar

  • Identificar as ferramentas de monitoramento relevantes em Social Media.
  • Aprender a usar essas ferramentas.
  • Descubra o que é dito sobre sua marca e mercado.
  • Encontre comunidades e conversas relevantes.
  • Descobrir seus principais influenciadores (influenciadores-chave).

2 – Entrar na conversa

  • Participar de conversas.
  • Fornecer dados úteis e temas interessantes.
  • Agregar valor às comunidades.
  • Envolver-se em conversa com seus influenciadores.
  • Responder positivamente.

3 – Avaliar e aperfeiçoar

  • Definir métricas relevantes de sucesso.
  • O monitoramento dessas métricas.
  • Capturar e comunicar casos de sucesso.
  • Produzir relatórios.
  • Adaptar a estratégia e as medidas.

E lógico, que eu não poderia de citar aqui, no qual eu considero um dos mais importantes tópicos que você irá aprender com o material do Evandro: Um aprendizado constante!

É extremamente importante experimentar canais de mídia social antes de você colocar sua empresa na rede. Tudo na web pode ser ouvido, então, ouça! . Também é preciso investir na educação de seus funcionários para o comportamento da mídia social. Não menos importante é você ouvir os profissionais em seu setor e explorar as últimas tendências em mídia social.

Então te convido a conhecer um material que vai te ensinar os principais passos e etapas para criar um planejamento de mídia social de sucesso e fazer suas estratégia decolar, clique aqui e confira.

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