Oportunidades e Riscos dos blogs corporativos

Um blog corporativo é uma importante ferramenta de comunicação para as empresas. As duas principais características são – em primeiro lugar – a auto apresentação da empresa, com base em temas relevantes e interessantes e – em segundo lugar – a possível interação direta com os visitantes e potenciais clientes.

Esta é uma grande oportunidade para as empresas apresentarem seus produtos e serviços e obterem uma abordagem de informações para a venda antecipada.

O primeiro passo para criar um blog corporativo é definir seu objetivo e planejá-lo bem e detalhado para cobrir todos os riscos que o blog pode introduzir nos seus negócios.

Objetivos do Blog da empresa

Um dos principais objetivos do blog corporativo é reunir os pontos de vista e opiniões de todos os clientes (e potenciais clientes). Como resultado, as empresas têm a oportunidade de implementar alguma moderação ou pelo menos obter uma resposta rápida (muito útil na fase de projeto). Além disso, você adquire uma credibilidade baseada na troca aberta e transparente.

Um blog de negócios também é caracterizado por uma oportunidade de produção de conteúdo. É uma ferramenta rápida e barata para se comunicar com. Com um blog os clientes se sentem levados a sério e fortalecem o relacionamento com a empresa. Não se esqueça de que o conteúdo relevante e interessante é voluntariamente compartilhado pelos usuários. Em muitos casos, com a ajuda de clientes, a informação pode obter uma grande ressonância e, portanto, atingir novos utilizadores. Um efeito colateral feliz é uma maior visibilidade nos mecanismos de busca.

Contexto, conteúdo e comunicação

Um dos grandes desafios na gestão de um blog corporativo é a oferta de conteúdo relevante. Empresas que criam conteúdo interessante para os clientes, dando-lhes um valor acrescentado. Neste caso, os argumentos estão relacionados com a marca e seus usuários. Um bom conteúdo não só é compartilhado pelos usuários, mas também fornece uma base para a geração de links de entrada (backlinks) de sites e blogs sobre o assunto.

Muito importante para o sucesso de um blog de negócios é também uma verdadeira comunicação original da empresa. Isso inclui comentários negativos e as respostas adequadas. Essa autenticidade e transparência para com os clientes reforça a credibilidade e imagem da empresa.

Não, não é fácil!

Resumo os principais riscos e oportunidades do blog da empresa.

As oportunidades dos blogs corporativos

  • Grande importância e velocidade.
  • Comunicação direta com o cliente.
  • Oportunidade de resposta direta.
  • O acesso a opiniões dos clientes.
  • Melhorar a lealdade do cliente.
  • Integrar o feedback do usuário no site.
  • Marketing de Conteúdo: disponibilidade em mecanismos de busca e backlinks.

Riscos

  • Alta utilização de recursos (tempo e pessoal).
  • Perigo de “diálogo infinito” com o cliente.
  • Opiniões negativas não filtradas.
  • A falta de cobertura dos tópicos onde a empresa não mostra competência.
  • Riscos de segurança.
  • Riscos de controle.
  • Riscos de produtividade dos colaboradores.

Conclusão

Quando uma empresa decide lançar um blog pode ser necessário repensar todo o processo de comunicação. Isso geralmente é um dos maiores desafios, especialmente para as empresas tradicionais. Além disso, os gestores devem entender que um blog corporativo só faz sentido se as estruturas e os recursos estão disponíveis.

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