Desde de sua última campanha, a OLX aposta sua comunicação em paródias inspiradas no funk e no humor popular, direto e sem grandes sacadas. Comunicação direta e funcional.
Dessa vez, eles resolveram sair de marte (vide campanha passada) e investir na figura carinhosa do avô, que quer vender sua bicicleta “para ser feliz” e levar sua esposa para viajar de férias no Ceará. Além de divertido e bastante direto, o filme conta com um fator essencial para despertar a atenção do público espectador: a nostalgia da trilha, que fica por conta da paródia de “O Rap da Felicidade”, do funk carioca de Cidinho e Doca (1995).
A soma da paródia “Rap do Desapega”, inspirada no antigo Rap da Felicidade, com a figura do simpático avô dançarino e cheio de gingado, prende a atenção do espectador (e usuário) e gera a curiosidade. E, se você consegue despertar a curiosidade do público em plena era da mobilidade, já é 50% de acerto na sua comunicação, seja qual for a mídia que estiver trabalhando.
Se formos, a grosso modo, transferir para o modelo AIDA (Elias St. Elmo Lewis), podemos dizer que o “I” da estratégia do interesse foi pensado bem ali, no 00:03”.
Uma última observação sobre o filme, reparem que o vovô dançarino ganha um plano fechado exatamente nos 00:04 e começa a cantar. Por que a observação? Bom, no Youtube você é obrigado a assistir aos 5 primeiros segundos de publicidade. Se foi intencional ou não, não podemos afirmar, porém, foi certeiro.
Confira o primeiro filme da campanha, citado no post.
