Mídia Social para startups: Dez perguntas sobre o uso

Startups por sua natureza, precisam ser tão rápidas quanto possível, a conhecer ao público em geral. Muitos delas, apesar de si mesmas, gostariam de tirar proveito das mídias sociais apenas para obter um retorno imediato em termos de negócios, mas o potencial é muito mais amplo.

O cenário da mídia social é claramente um dos maiores e mais difíceis de ler para startups que estão se preparando para se juntar, compartilho dez perguntas cruciais sobre a sua utilização para fazer entrada menos traumática possível.

1. Há mais de 700 meios de comunicação social, qual é o certo para nós?

É natural sentir-se oprimido pela escolha de ferramentas e tecnologias. Muitos fundadores acham que o cerne da questão é a de se estar em tantas plataformas quanto possível, na verdade, ser “presente” na mídia social, não significa criar uma conta. Ter um perfil inativo cria uma reação exatamente oposta, na verdade, a escolha de plataformas para usar deve depender destas perguntas: 1. Qual é o público-alvo?, 2. Qual é o nosso objetivo? Vamos dar um exemplo simples, se a statup em questão é um restaurante, o Facebook é a melhor plataforma para fazer sentir a sua presença.

2. O marketing de conteúdo é útil para a nossa startup?

Com certeza que sim, porém mais do que seguir o trabalho dos outros, temos de concentrar-se em fazer o nosso melhor possível na transmissão de conteúdo de alta qualidade e especialmente valioso para o nosso alvo. O ponto de partida para uma estratégia de mídia social é a criação de conteúdo para promover de forma fácil, uma grande ferramenta para começar é a criação de um blog corporativo.

3. A mídia social é útil para o B2B?

Certamente que sim. A chave é estabelecer uma estratégia de mídia social sólida, que inclui a definição dos objetivos que pretende alcançar, escolhendo a plataforma certa e constantemente medir os resultados e, em seguida, refinar as estratégias dessas medições e avaliações pessoais.

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4. Você pode obter novos clientes através da mídia social?

Aqui está um exemplo: Suponha que você é uma empresa de serviços de software. Em um dos grupos do LinkedIn, você nota uma conversa que lhe nteressa e decide participar, dando o seu ponto de vista sobre o assunto. Por meio dessa interação um membro do grupo se conecta com sua conta. O que aconteceu? Você tem um novo cliente em potencial, sem o uso de estratégias de envio.

5. Devemos gastar dinheiro em publicidade?

A primeira pergunta a fazer é: o que deve ser alcançado através dos classificados? Nós todos sabemos que os anúncios estão disponíveis em diferentes plataformas, então com base nos objetivos devemos escolher o melhor para nós e de acordo com as demonstrações financeiras a compreender a quantia para investir. Muito interessante é o fato de que os anúncios funcionam melhor para coisas específicas, como eventos, pós e ofertas específicas.

6. Qual a importância da marca pessoal do fundador?

A marca pessoal é muito importante, especialmente quando se trata de startups. De fato, enquanto o valor do serviço é mensurável apenas após a sua utilização, o valor da empresa é medido com base na confiança que os clientes depositam em seu fundador, para os clientes é muito importante saber quem está por trás do produto.

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7. A mídia social pode ajudar a entrar em contato com os melhores talentos?

Primeiro você tem que perguntar a si mesmo esta pergunta: Por queremos o melhor talento para trabalhar com a gente? Suponho que deva ser uma startup com uma infra-estrutura impressionante e um ambiente de trabalho que cria grandes oportunidades de crescimento.

Mostramos agora todos esses recursos em mídia social. O resultado? Certamente positivo. Estamos, de fato, em uma época em que os candidatos não se limitam a aderir a uma empresa só de ler a descrição do local de trabalho, não se esqueça de criar a impressão direta, é, portanto, a chave para obter a cooperação dos melhores talentos ao redor.

8. Como faço para definir a frequência das mensagens de status em mídia social?

Algumas perguntas muito simples, mas também muito importante.

  • Precisamos deixar três ou dez tweets?
  • Quantas atualizações de status no Facebook?
  • Deve ser feito todos os dias?
  • Quantas vezes devemos postar uma atualização da página no LinkedIn?
  • Devemos escrever dois posts por semana ou um por dia em nosso blog?

Tudo depende do que nos propusemos, se resolvi postar três tweets por dia, os três tweets devem ser postados todos os dias, o importante é a consistência.

9. Atualizações automáticas está bem?

Como uma startup é bastante natural que não pode ser onipresente na mídia social. Estamos todos conscientes da utilidade de ferramentas de programação como Hootsuite ou Bufferapp , só tome cuidado para não publicar nada irrelevante em determinados períodos de tempo. Por exemplo, se você programar um tweet relacionado a uma conferência, mas a conferência foi cancelada, é adequado para eliminar esta programação para evitar a terrível falha.

10. Gerenciar melhor mídias sociais em casa ou com a ajuda de uma agência?

Ninguém conhece o nosso negócio melhor do que nós. Sabemos que eles precisam estar intimamente envolvidos nas atividades em mídia social. Não é algo que você pode simplesmente entregar a alguém e depois esquece.

Para tornar isso mais eficaz você precisa estar tão envolvidos quanto possível. Se tivéssemos tempo e conhecimento devemos pessoalmente dirigir as atividades sociais, embora o uso de especialistas da indústria tem muitas vantagens.

Provavelmente nossa startup também precisa de um especialista para tratar o aspecto crucial da mídia social, pelo menos inicialmente, e uma vez alcançado o máximo, começar a gerir pessoalmente suas contas.

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