Marketing Digital: um eterno mercado beta

Marketing Digital: um eterno mercado beta

Talvez a única certeza que eu tenha sobre o mercado digital e todas as estratégias possíveis do Marketing Digital como ferramenta estratégicaé que é estamos lidando com um mercado eternamente beta. Pode parecer exagerado e pode ser que eu venha a me contradizer no futuro, mas, no momento, essa é a minha visão.

Assista o episódio e se tiver um tempinho, leia o texto complementar e vamos conversar.

 

Marketing Digital: você nunca vai saber tudo, é melhor aceitar

Não interessa o que o guru te vendeu como solução para aumentar suas vendas, não interessa todas as horas que nós nos dedicamos por mês para aprender sobre Marketing Digital e mídias sociais.

Não interessa quantos eventos insanos a gente participa, é tudo beta e eu tenho pra mim que sempre será. Continuem frequentando os eventos, estudando e aprendendo, mas não pensem que isso basta.

Não basta. Não no Marketing Digital

A pessoa que está disposta a começar a atuar com Marketing Digital, que está cursando alguma faculdade com o intuito de trabalhar com comunicação digital, a minha dica é simples: estude todos os dias, sim, mas nunca em hipótese alguma, pense que sabe tudo e que está pronto para o mercado.

Nós somos e seremos eternos profissionais em Alpha, encarando um mercado beta e sempre, sempre mesmo, expostos aos erros. E vamos errar.

Então, se você é o tipo de profissional que acha que não erra (é um mercado propenso a ter perfil de gente que acha que não erra), ou que errar não faz parte da profissão, é bom escolher outra profissão.

No vídeo, abordo um pouco mais sobre esse tal de “mercado de testes” e levanto alguns insights sobre o porque eu acho que o mercado digital é tão incrível, exatamente por ter essa característica de ambiente de testes.

O nosso mercado é único. É fascinante. Sério.

Marketing Digital: A interpretação dos dados como fonte estratégica de novos testes

O mercado do Marketing Digital é um dos poucos mercados que coloca nas mãos de profissionais de todos os níveis, ferramentas insanas e com possibilidades mais insanas ainda. Por isso, vamos testar. Vamos aplicar. Vamos mensurar e iniciar novos testes.

A única exigência – ou sugestão – na minha opinião, é que mesmo sendo um mercado de testes, sempre coloque o planejamento na frente dos testes.

E não estou falando de um Planejamento que complique ou inviabilize os seus testes. Primeiro que, se complica, não é planejamento.

Estou dizendo que, com o mínimo de estratégia, que envolva início, meio e fim, e que tenha uma mensagem contextualizada com o seu objetivo, já tá valendo.

Para finalizar, e não parecer que estou dizendo que você pode entregar sua comunicação e gestão da sua empresa nas mãos de qualquer um, não, não é isso. Até mesmo para realizar determinados testes, você vai precisar de alguma empresa ou profissional com um mínimo de experiência em estratégia digital.

Alguém que já tenha errado o suficiente e que possa minimizar os riscos da sua comunicação. Ou seja, alguém com experiência em Comunicação Digital com um mínimo de comprovação real

Pode parecer que estou me contradizendo, mas não estou.

Depois dos testes, tão importantes ditos nesses texto e no vídeo, é obrigatório que você tenha esse profissional estratégico como aliado para interpretar os dados que os testes que você realizou te entregaram, pois é com uma interpretação coerente desses dados que você vai ter a possibilidade de novas tomadas de decisões para novos testes.

Muito obrigado pela sua atenção e até o próximo conteúdo.

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