Eu já passei por isso e sei que você também…
Você entra em uma loja de roupas para comprar uma simples meia e logo aparece um vendedor querendo te “ajudar”, praticamente empurrando outras mercadorias para você comprar.
Agora vamos falar sério, você não ODEIA quando isso acontece?
Bem, eu odeio, e não apenas porque acaba ficando uma situação chata, mas porque eu sei que esse tipo de abordagem de vendas não funciona.
E essa é uma verdade não apenas válida para os negócios tradicionais, mas também para os negócios online.
Mas como então podemos conseguir mais clientes e vender mais nossos produtos e serviços?
Não tenho dúvida alguma de que a resposta está no marketing de conteúdo.
O que é o marketing de conteúdo?
Sem querer complicar o que é simples, o marketing de conteúdo nada mais é do que algumas ações que podemos fazer para nos posicionarmos como especialistas em um determinado assunto, de forma que aumentamos a nossa credibilidade e confiança aos olhos das pessoas.
Basicamente damos às pessoas algum conteúdo gratuito de qualidade, para que possamos criar um relacionamento com essas pessoas e, eventualmente, possamos vender a elas.
Portanto, se você quer aumentar as vendas dos seus produtos ou dos seus serviços, ao invés de ficar “torrando” a paciência das pessoas, procure aprender a usar o marketing de conteúdo ao seu favor.
As bases do marketing de conteúdo
Uma das grandes vantagens desse tipo de marketing é que ele está ao alcance de qualquer empresa e qualquer pessoa.
Basicamente utilizo três estratégias de criação de conteúdo que me possibilitam hoje atingir um público de milhares de pessoas que têm interesse naquilo que tenho a oferecer:
- Blog – Sem dúvida alguma, o blog é uma das melhores ferramentas para que possamos compartilhar nossos conteúdos com as pessoas. Escreva textos de qualidade, visando sempre ajudar as pessoas com suas necessidades e suas dores.
- Vídeos – Eu não sei se você sabe, mas o Youtube é hoje o segundo mecanismo de busca mais usado em todo o mundo, além de pertencer ao próprio Google, que é o primeiro. As pessoas ADORAM ver vídeos, principalmente quando estão em busca de aprender a resolver algum problema. Use isso ao seu favor e saia na frente de sua concorrência.
- Redes Sociais – O mundo hoje é uma grande conexão de pessoas. Estamos todos plugados uns aos outros através das redes sociais. Por isso, é extremamente fácil de podermos levar a nossa mensagem às pessoas de potencial interesse em nossos conteúdos. Participe dos grupos do Facebook, Linkedin, Google + e publique seus conteúdos para a audiência certa.
- Email Marketing – É importantíssimo que você capture os e-mails das pessoas que visitam seus conteúdos, para que possa enviar periodicamente a elas ainda mais conteúdos de qualidade e também suas ofertas.
Quando você cria conteúdos de qualidade, começa a atrair a atenção das pessoas e faz com que elas enxerguem você como um verdadeiro especialista em seu segmento de mercado.
É claro que isso não acontece da noite para o dia, principalmente se você estiver começando agora.
Mas ao longo do tempo, mais e mais pessoas seguirão você e estarão cada vez mais inclinadas a saber mais de suas ofertas, porque não se sentem pressionadas a comprar, mas sim DESEJAM comprar.
E isso faz uma baita diferença.
Encante antes de querer vender
No marketing, existe uma tríade relacionada às vendas que é a seguinte:
As pessoas compram de quem elas conhecem, gostam e confiam.
Isso é tão importante você saber que vou pedir pra você ler novamente.
Se algum estranho bater palma agora mesmo aí em sua casa e oferecer um carro super barato pra você comprar, você compraria?
Provavelmente não…
Com o marketing de conteúdo, acontece exatamente o contrário.
Como você está estabelecendo uma relação de confiança com as pessoas, quando chegar a hora de fazer vendas, tudo será muito mais fácil.
Porque essas pessoas já conhecem, gostam e confiam em seu trabalho.
Sabendo disso, vamos ver agora quais são os três tipos de conteúdos que podemos utilizar para conseguirmos fazer mais vendas.
- Conteúdos informativos – É com esse tipo de conteúdo que as pessoas conhecerão mais sobre seu trabalho e suas habilidades. Se você está no mercado de culinária, escreva sobre culinária. Se está no mercado de viagens, escreva sobre viagens.
- Conteúdos pessoais – Com esses conteúdos as pessoas conhecerão mais sobre sua pessoa particular. Fale sobre seus interesses e, se quiser, pode até mesmo falar sobre sua família e sua visão sobre outros assuntos. Isso fará com que as pessoas se conectem ainda mais com você.
- Conteúdos de venda – Chegou a hora de vender. Recomende seus produtos ou serviços sempre mostrando os benefícios que eles podem trazer às pessoas. Faça isso como se estivesse recomendando algo a um amigo próximo.
A ideia central aqui é que você não force a venda. Se fizer isso as pessoas correrão de você como o diabo foge da Cruz.
Conteúdos que vendem
Querer vender a todo custo assim que as pessoas se deparam com seu conteúdo é um tiro no pé.
Não queira vender logo de cara. Como vimos anteriormente, pense sempre em construir um relacionamento com as pessoas de forma a elevar a percepção de confiança que as pessoas depositam em você.
Algumas ideias de conteúdos que reforçam a confiança e fazem com que as pessoas comprem de você de uma maneira muito mais fácil são:
- Conteúdos que resolvem problemas – Todas as vezes que resolve um problema que seu público tem, você constrói confiança. Por exemplo, se você tem um negócio na área de emagrecimento e cria um conteúdo mostrando algumas maneiras das pessoas emagrecerem sem sofrimento, logo elas passarão a dar atenção a tudo o que você falar. Você se tornará um expert aos olhos delas. E os experts são MUITO mais bem pagos do que as pessoas comuns.
- Responda dúvidas e objeções – Seus conteúdos podem responder as dúvidas e as objeções mais comuns que as pessoas podem ter sobre seus produtos ou serviços. Isso faz com que naturalmente você remova vários obstáculos que podem prejudicar o ato da venda.
- Conte histórias e testemunhos – Se há uma coisa que as pessoas amam ouvir são histórias. Elas darão muito mais atenção a uma história que você contar do que uma explicação técnica sobre seus produtos e serviços. Por isso, conte histórias e testemunhos de resultados que seus clientes estão tendo. Esse tipo de ação é excelente para elevar ainda mais sua autoridade.
Concluindo…
O marketing de conteúdo é, sem dúvida alguma, uma nova maneira de fazermos vendas.
Pode demorar um pouco para conseguirmos os primeiros resultados, mas garanto a você que, quando você adotar sistematicamente esse modelo de marketing em seu dia a dia, terá resultados cada vez maiores.
Foque sempre em ajudar as pessoas a resolverem seus problemas e você estará no caminho certo para o sucesso.
Um grande abraço!

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