Marketing 4.0 – O Poder da Decisão de Compra Social

Marketing 4.0 – O Poder da Decisão de Compra Social

Marketing 4.0 – Do tradicional ao Digital

É importante deixar claro que, ao contrário do que muitos leitores de capa disseram, em Marketing 4.0, Kotler, em momento, algum diz que um ambiente vai substituir o outro.

Em Marketing 4.0, Kotler traz uma narrativa riquíssima sobre como um ambiente complementa o outro e, sim, como as metodologias precisam ser revisadas.

Do tradicional ao digital é uma excelente leitura que vai do teórico ao prático, com exemplo de metodologias aplicáveis nos dias de hoje.

Assista o primeiro episódio da série “Estudando Kotler, Marketing 4.0”. Essa série terá um total de 11 episódios e será publicada todas às quintas, no YouTube, com textos complementares aqui no blog (uns dois dias depois).

Marketing 4.0: Resumindo a trajetória dos números

Marketing 1.0 – O marketing centrado no produto

Marketing 1.0 – Marketing OldSchool, centrado no produto. A era do Hard Sell. Digo old scroll, mas o bom e velho varejo está aí, vivo, para exemplificar bem o que é esse tal de Marketing 1.0.

Marketing 2.0 – O marketing centrado no consumidor

Marketing 2.0 – Marketing maroto, o marketing que começa a olhar pro consumidor com mais atenção e observar que nem tudo gira em torno do seu produto. Existe um ser pensante que irá, ou não, consumir. Esse é o Marketing 2.0, que eu chamo de Marketing maroto. OU MM, pra quem gosta de usar siglas.

Marketing 3.0 – O marketing centrado no ser humano

Marketing 3.0 – Marketing sentimental, o marketing que, depois de ver que nem tudo gira em torno do seu produto, e que o consumidor, ser pensante, dito no tópico acima, também tem sentimentos. Também tem valores de vida.

No Marketing 3.0 a coisa toda começa a caminhar pro marketing ideal: o marketing voltado para os valores do ser humano, seus anseios de vida, paranoias e tudo que envolve essa máquina complexa que é o ser humano.

Marketing 4.0 – O desenrolar do Marketing atual

Marketing 4.0 – Um upgrade no marketing 3.0. Ainda centrado nos valores do ser humano, as estratégias de marketing começam a visualizar um movimento de mudança devido ao ambiente complexo que se forma.

O ponto central no Marketing 4.0, é que as ferramentas são responsáveis por uma mudança brutal no comportamento de consumo, ao contrário dos anteriores, em que ainda estávamos falando muito apenas sobre as estratégias e pouco sobre os ambientes.

Em Marketing 4.0, do tradicional ao digital, Kotler tenta fazer essa “ponte”, complementando e revisando algumas metodologias.

Principais insights em Marketing 4.0

Marketing Centrado na inclusão

Se antes nós trabalhávamos o nosso planejamento de marketing centrado no exclusivo, Kotler defende, em Marketing 4.0, que só a exclusividade não resolve.

Hoje, devido a quebra de barreiras geográficas e demográficas, proporcionadas pelo ambiente digital, o marketing precisa ser mais inclusivo e menos exclusivo. Precisamos pensar em um marketing que envolva valores de comunidades.

Pensando em Comunidades nas suas estratégias de marketing

Planejar estratégia de comunicação como antigamente, falando apenas em público-alvo e classe social, na minha opinião, já não faz mais sentido.

A internet e as mídias sociais vieram para romper esse barreira. Se a sua marca está na internet, ela vai ser acessível para todos os seres humanos que tem internet.

Por isso, o pensamento em Comunidades, em valores atrelados a comunidades será algo forte daqui pra frente e que devemos dar atenção.

Uma pessoa pode até não ser o seu público-alvo, mas ela vai fazer parte da comunidade de interesse, pode desejar o seu produto ou serviço. Pode nunca vir a comprar seu produto ou serviço, mas ela vai falar da sua marca. Ela vai defender, amar ou odiar a sua marca.

E se aquele papo de human to human é pra valer no posicionamento da sua marca, sim, é hora de começa a definir estratégias mais amplas para conversar com comunidades que, até então, não estariam no seu planejamento.

Por que? Simples.

Estamos entrando em uma era em que, antes da decisão racional ou emocional, a decisão de compra social lidera esse fluxo processual da tão falada jornada do consumidor, que eu prefiro chamar de cotidiano do consumidor

Se você leu até aqui, muito obrigado pela sua atenção e até o próximo vídeo da série “Estudando Kotler, Marketing 4.0”.

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