• Menu
  • Skip to right header navigation
  • Skip to main content
  • Skip to secondary navigation
  • Pular para a barra lateral primária
  • Pular para o rodapé

Before Header

Entre em contato por WhatsApp: (32) 9.8486.6006
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter
  • YouTube

Edson Caldas Jr

Edson Caldas Jr - Planejamento e Estratégia Digital

  • HOME
  • ÁREA DE ATUAÇÃO
    • Consultoria em Planejamento Estratégico Digital
    • Treinamento para Empresas – Presencial e Online
    • Cursos & Mentorias Online
  • ESCOPO DE SERVIÇOS
  • PORTFÓLIO
  • SOBRE
  • BLOG
  • ENTRE EM CONTATO
  • BUSCAR

Mobile Menu

  • HOME
  • ÁREA DE ATUAÇÃO
    • Consultoria em Planejamento Estratégico Digital
    • Treinamento para Empresas – Presencial e Online
    • Cursos & Mentorias Online
  • ESCOPO DE SERVIÇOS
  • PORTFÓLIO
  • SOBRE
  • BLOG
  • ENTRE EM CONTATO
  • BUSCAR

Schedule A Free Consultation Now!

Find out how our law firm can help you win your case or you don’t pay a cent.

(800) 555-2840

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter
  • YouTube

Marketing 4.0 | Ambientes Complementares, mundo real e a importância do off-line

Neste capitulo, vamos entender como o off-line pode ser um grande diferencial nas suas estratégias de marketing

Você está aqui: Home / Comunicação & Marketing / Marketing 4.0 | Ambientes Complementares, mundo real e a importância do off-line
Marketing 4.0 - kotler - do digital ao tradicional

30 de julho de 2018 por //  by Edson Caldas Jr. Deixe um comentário

 


Seja bem vindo à série que estamos estudando o Livro Marketing 4.0, doPhilip Kotler.

Depois de analisarmos com detalhes, no episódio anterior, as características dos JM´s, no conteúdo de hoje, vamos para um estudo bastante objetivo e que talvez seja o capítulo que justifique o título de capa: “Do Tradicional ao Digital”.

Logo no lançamento do livro, muitos entusiastas da comunicação digital e leitores de capa, logo criticaram dizendo que Kotler estaria matando as formas de comunicação tradicionais.

Ledo engano, caro amigo leitor de capa. Ledo engano.

Uma primeira observação importante: quando Kotler usa o termo: “tradicional”, no livro, ele não está fazendo referência aos meios de comunicação, mas sim as formas de se comunicar. De estratégias de comunicação.

Ele fala sobre ambientes que se complementam.

Vamos analisar um trecho desse capítulo que resume muito bem o insight central e mais importante dele.

Queremos agora apresentar o Marketing 4.0: uma abordagem que combina interação on-line e off-line entre empresas e consumidores.

Até aí, nenhuma novidade. O mesmo discurso de muitos. No entanto, logo em seguida ele complementa com um trecho que eu julgo muito importante:

Na economia digital, a interação digital sozinha não é suficiente. Na verdade, em um mundo cada vez mais conectado, o toque off-line representa uma grande diferenciação.

Não preciso ir muito longe para ilustrar o trecho acima. É só perceber como o ambiente se comporta hoje em dia.

Muitas das atualizações das pessoas são vindas de acontecimentos que elas julgam interessantes no mundo real. Parece absurdo dizer isso, mas é muito comum lidarmos com profissionais que estão fazendo gestão de conteúdo sem sair da cadeira e do computador.

Sem ao menos fazendo um trabalho de campo, assunto este para próximos conteúdos devido a importância e vastidão do tema. 🙂

Prossigamos…

O Impacto do mundo real, conectado ao digital

the-hidden-flag-marketing-off-line

Trazendo para o contexto do profissional de planejamento e marketing, é só observarmos como as ações criativas off-line tendem a viralizar com mais facilidade do que as ações que são pensadas exclusivamente para o ambiente digital.

Poderia citar inúmeras ações por aqui, mas vou citar a recente ação, The Hidden Flag, por dois motivos, pela importância de se abordar o contexto e por ter sido uma ação extremamente simples e que carrega uma mensagem e tanto.

Vídeo da ação

Estratégias de Comunicação são feitas para o mundo real

Em suma, podemos dizer que o capítulo quatro deixou bem claro para o leitor que um bom planejamento de marketing, mesmo que em plena era da hyperconectividade, não começa no digital.

O bom planejamento de marketing começa quando você entende como a marca do seu cliente pode se conectar de maneira eficaz no mundo real, para depois traduzir para ambientes complementares como o digital.

Quando o profissional consegue entender e criar essa sinergia, a comunicação não apenas começa a realmente representar de maneira uniforme o posicionamento do seu cliente na cabeça do público desejado, como também facilitará na sua compreensão e tomada de decisões futuras e próximos passos da marca dele.

Finalizando, tentem, sempre que possível, visualizar a conexão entre real e digital, entre plataforma e comportamento, antes de querer conversar com seu cliente e querer que ele se engaje com sua proposta de imagem ou venda.

Obrigado pela sua atenção e até o próximo conteúdo.

Categoria: Comunicação & MarketingTag: Comunicação, Estratégias de Marketing, Kotler, Livros, Marketing, Philipe Kotler, The Hidden Flag

Investir em Planejamento Estratégico vai te manter no mercado.

Agende uma conversa sem compromisso.

Postagens relacionadas

Planejamento e Registro Estratégico: sua empresa tem um?

Vamos ter calma: cada movimento importa

imagem com papeis e gráficos de um relatório

Como planejar um bom relatório de Marketing Digital – Pt.01

Decisões estratégicas: cuidado ao delegá-las

Marketing Digital: um segmento saturado de gente fazendo a mesma coisa

Café com Negócios: uma oportunidade de diálogo aberto com empresários de vários segmentos

Consultoria DIgital

Consultoria em Planejamento Digital: sua empresa está pronta para contratar uma?

AIDA: a desconstrução e adaptação moldada pela evolução do ambiente

Marketing 4.0 | Pontos de Conexão e Jornada do Consumo

Postagem anterior: « Marketing 4.0 – Quem são os JMN´s
Próximo post: Marketing 4.0 | Pontos de Conexão e Jornada do Consumo »

Interações com Leitores

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Barra lateral principal

Assine nossa newsletter

Mantemos os seus dados privados. Leia nossa política de privacidade.

Confira a sua Caixa de entrada ou Spam para confirmar a sua inscrição.

ÚLTIMOS POSTS

Planejamento e Registro Estratégico: sua empresa tem um?

Estou há uma semana revendo o planejamento e o relatório de …

Vamos ter calma: cada movimento importa

Se é urgente; precisa ser temporário Se você for tentar se …

imagem com papeis e gráficos de um relatório

Como planejar um bom relatório de Marketing Digital – Pt.01

No vídeo abaixo vou dar a minha opinião sobre os 4 principais …

Decisões estratégicas: cuidado ao delegá-las

Texto não recomendado para pessoas que amam a profissão. Se você …

Marketing Digital: um segmento saturado de gente fazendo a mesma coisa

O que te diferencia da manada digital? O texto que você vai …

Café com Negócios: uma oportunidade de diálogo aberto com empresários de vários segmentos

Planejamento Estratégico Digital foi tema do Café com Negócios …

Consultoria DIgital

Consultoria em Planejamento Digital: sua empresa está pronta para contratar uma?

Sua empresa está pronta para assumir uma consultoria em …

AIDA: a desconstrução e adaptação moldada pela evolução do ambiente

O que é o AIDA no Marketing?  Seja bem vindo à série que …

Footer

Sobre o Profissional

  • Edson Caldas Jr.

Outros contatos

edsoncaldasjr.com.br
(32)9.8486.6006

Juiz de Fora - Santos Dumont
Minas Gerais

Entre em contato

Todas as propostas são exclusivas para cada cliente e necessidade. Solicite uma conversa sem compromisso.
SOLICITAR PROPOSTA
CONTADO POR WHATSAPP

Redes Sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter
  • YouTube
  • Blog do Ed.
  • Área de Atuação

Todo o conteúdo publicado em edsoncaldasjr.com.br é de autoria própria e tem direitos intelectuais reservados ao autor.