O KPI (Key Performance Indicators) ou Indicadores Chave de Desempenho são as métricas que usamos para avaliar o resultado das ações que fizemos em nossas estratégias de marketing digital e também marketing no mundo offline.
Por exemplo, digamos que o nosso interesse é aumentar o número de visitantes que enviamos para o nosso site a partir do nosso perfil no Twitter. O KPI que iria selecionar, neste caso, para medir esse crescimento que poderia ser o número de cliques que eles fazem em nossos tweets.
Um dos KPI mais populares e usados com mais frequência pelas empresas é o número de seguidores de suas contas. Você pode ficar chocado, mas há outros KPI muito mais importante que o número de seguidores, que pode nos fornecer mais informações sobre se estamos no caminho certo com a nossa estratégia.
Talvez você esteja se perguntando por que não é importante o número de seguidores. Não que não seja importante, o problema é que existem outros KPIs que pode nos mostrar qual o nível de interação, impacto e eficiência que estão sendo alcançados.

Do meu ponto de vista exitem 4 KPIs muito relevantes para o Twitter:
1. Número de menções
O número de menções que um perfil recebeu através de um tweet é importante, porque significa que está conseguindo gerar conversas com seus seguidores e ai existe o tão perseguido engajamento .
2. Número de RT
Há muitas pessoas que pensam que uma conta no Twitter é importante pela quantidade de retweets que recebe e não pelo número de seguidores que tem. Como as menções, conseguir que nossos tweets sejam repostados mostra interesse claro de nossos seguidores;
3. Número de cliques
O número de cliques recebidos pelos links que postamos no Twitter são um bom KPI a considerar, porque podemos obter uma qualidade relacionada de nossas publicações e a lealdade de nossos dados apoiantes. Eles também são fáceis de medir, se usarmos um encurtador de urls tipo bit.ly .
Há uma ferramenta web chamada tweetthrough que calcula a proporção média de cliques recebidos pelas nossas publicações e pode ser usada para nos dar uma ideia de onde vão os tiros, mas não é totalmente eficaz. Tenha em mente que quanto mais seguidores, mais baixo o CTR de nossas publicações.
Leo artigo O Click-Through Rate o que esperar de Twitter? publicado em Mashable alguns dados de um estudo que determina a CTR média para o número de seguidores:
- Menos de 1.000 seguidores: CTR de 6%
- Menos de 5.000 seguidores: CTR de 3,5%
- Mais de 5.000 seguidores: CTR de 0,9%
4. Quantidade de seguidores
Finalmente, o número de seguidores de uma conta no Twitter. Este KPI é o menos importante entre os já mencionados, uma vez que não é um indicador confiável da eficiência de nossas ações e não envolve muita dificuldade em conseguir aumentar este número.
Outro KPI
Podemos levar em conta outros KPIs que indicam que estamos no caminho certo. O número de listas que somos adicionados, nosso índice Klout, o número de tweets que são marcados como favoritos ou a quantidade de # FF que recebemos toda sexta-feira e que pode ser usado para tirar conclusões sobre as nossas estratégias.
Que KPIs você considera importantes? Você pode adicionar um comentário com a sua experiência.

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