Growth Hacking para um crescimento fora do comum da sua Startup

O que é Growth Hacking?

Termo criado por Sean Ellis, que significa um crescimento além do normal através de poucos recursos, exemplos: Air BnB, Dropbox, Hotmail, Udemy.

Quais são esses recursos?

Foco na experiência com consumidor desde a concepção do projeto (must-have experience).

Produto/ serviço distribuído de forma totalmente ousada (muito além do que links patrocinados), mas não é viral.

O que você precisa ser para ser um Growth Hacker ( foco no crescimento, foco na análise de dados, questionador, testa todas as hipóteses possíveis).

Do que você precisa para sua start-ups crescer nos moldes do Growth Hacking:

  • Objetivos claros e que sejam alcançáveis com os recursos disponíveis.
  • Dados analíticos para acompanhar as metas de crescimento.
  • Focar no que está dando certo e deixar de lado o que deu errado
  • Executar o plano (com todas as hipóteses e recursos disponíveis, mesmo que sejam poucos)
  • Experimentos (tentativa e erro, teste A/B)
  • Faça tudo de novo através de novos experimentos ou melhorias no produto/serviço

Funil de conversão: Táticas para atrair clientes (Content Marketing, Marketing Digital, SEO, Social Media, Parcerias com produtos relacionados)

Táticas de produtos: Se você trabalha ou até mesmo é dono de uma pequena empresa ou uma start-up deve sentir na pele de como é inciar um projeto com recursos limitados, sejam eles humanos ou tecnológicos. Nessa etapa você precisa de uma equipe enxuta que tenha visão de negócio, com os mesmos propósitos e objetivos que o seu, contribuindo com ideias para um crescimento rápido, mesmo com pouco capital para investir.

Para encarar melhor esse cenário, as start-ups americanas de maior destaque no Vale do Silício começaram a utilizar uma estratégia que foi batizada de Growth Hack. Esse termo foi “criado” por Sean Ellis em 2010 que significa obter um crescimento exponencial utilizando ferramentas e táticas que vão além do Marketing tradicional.

Algumas start-ups que utilizaram esse método e se tornaram grandes nomes são Dropbox, Instagram, Twitter, Udemy, AirBnb.

Qual o perfil profissional de um Growth Hacker?

Neil Patel e Bronson no livro “The Definitive Guide for Growth Hacking” (O Guia definitivo para Growth Hacking) descreve que um growth hacker necessita apresentar essas capacidades.

  • Foco no crescimento e resultados
  • Completamente analítico
  • Questionador
  • Observador (capaz de enxergar todas as hipóteses possíveis de crescimento)

Os autores também citam que para encontrar um profissional que atenda a todos esses requisitos não parece ser fácil por existir um mito sobre de qual área ele deveria vir. Por exemplo, um profissional que tenha um perfil orientado a resultados pode vir da área de Marketing ou Vendas, e um profissional com perfil analítico pode vir da área de Tecnologia. Mas como estamos falamos de start-up e crescimento rápido, é possível ter uma equipe em que ambos tenham um conhecimento mínimo das áreas em que não atuam, com os mesmos objetivos em evidência: o crescimento exponencial, foco na análise de dados e possíveis melhorias a partir desta análise.

Como adotar o growth hacking na sua empresa

Must-have experience

Para que sua empresa possa crescer no modelo de Growth Hacking, é necessário que um grupo pequeno de consumidores já tenha contato com o produto/serviço logo na concepção do projeto. Vai ser a partir dessa experiencia prévia com o usuário que vai ajudar na divulgação do lançamento do seu produto/serviço de forma praticamente viral. É o que chamamos de must-have experience. O consumidor tem proximidade com o projeto e vai relatando suas principais experiencias com o produto/serviço por meio das redes sociais e do marketing boca-a-boca.

Objetivos claros

Traçando objetivos claros e concisos vão lhe ajudar a crescer de maneira escalável. Eles precisam ser possíveis de alcançar de acordo com o que tem em mãos.  Tenha em mente que você está apenas começando e precisa  manter os pés no chão antes de querer alcançar o sucesso que tanto deseja. Além disso você e sua equipe precisam estar 100% motivados afim de cumprir todas as etapas. Já imaginou definir objetivos que vão muito além do que você for capaz de fazer e chegar prazo final sem os resultados esperados? Pois é, então tome muito cuidado neste ponto. Uma ferramenta que pode ajudar a definir esses objetivos é o CANVAS. Acesse esse link e terá ao curso gratuito sobre como utilizar esta ferramenta.

Seja louco por dados

A análise de dados vai ser a forma mais rápida e dinâmica de acompanhar o processo de crescimento da sua start-up. Verificar se todos os objetivos estão sendo cumpridos de acordo com o que foi estabelecido, observar o que tem dado certo e identificar as possíveis melhorias do projeto será vital para uma progressão contínua. É recomendável que sua empresa tenha uma pessoa que trabalhe única e exclusivamente nessa área e que possa transformar todos esses dados em ações que podem fazer a diferença. 

Focar no que está dando certo

Cometa erros rapidamente e corrija-os mais rápido ainda. Se alguma experiencia com usuário tenha dado errado, deixe de lado e vá para outra. Nesse momento você não tem muito tempo para focar no que não deu certo. Continue fazendo isso até mesmo depois de lançar o projeto.

Executar o plano

Coloque em prática tudo o que foi planejado de acordo com todas as hipóteses que foram analisadas para o projeto sair do papel. O projeto precisa ser executado de qualquer modo. Por ser apenas o início os recursos não serão suficientes para que tudo saia dentro das suas expectativas, a não ser que logo de cara consiga investidores, apoiadores e mentores. Mas sabemos que as chances de que isso aconteça no começo são raras.

Experimentos

Agora você vai entender o porque de ter contato com público-alvo logo na concepção do projeto. A partir de testes com usuários e das hipóteses analisadas é que o seu produto/serviço passará por um processo de melhoria antes de ser lançado. Vai ser a partir desses experimentos que também será possível ter novas ideias para o desenvolvimento de novos projetos.

Faça tudo de novo

Como start-up ou pequena empresa, voce nunca vai deixar de melhorar o seu produto/serviço. Então repita todo esse processo, pois trata-se de um ciclo de melhorias. Para cada feedback de de consumidores, analise o que pode ser melhorado para uma maior experiencia de consumo com o usuário.

Táticas de conversão para atrair clientes

Abuse das mídias sociais

Uma start-up ou pequena empresa que queria crescer adotando o Growth Hacking não pode deixar de estar presente nas mídias sociais. Hoje sem dúvidas as mídias sociais são a maneira mais rápida de disseminar ideias, lançar produtos e serviços, além de ter grande proximidade com consumidor. No ebook “Marketing digital para triunfar na internet você terá todos os passos de como utiliza os recursos do Marketing Digital para o crescimento da sua empresa. São 13 capítulos que abordam estratégias e táticas para um crescimento rápido e contínuo por meio das Mídias Sociais. O ebook  também conta com informações adicionais para te ajudar a botar em prática todos os conceitos. Não deixe de baixar o seu.

Se você achou esse conteúdo interessante, continue acompanhando o blog para se manter informado e inspirado.

Um grande abraço e nos vemos no próximo artigo.

10 Comments

Deixe um comentário