10 dicas para se tornar um Gerente de marketing digital exemplar

Inovador e alquimista de marketing digital, capaz de transformar situações e oportunidades em oportunidades de crescimento através da interação e conversas com os usuários. Muitos fatores, muitas ferramentas ruidosas e acima de tudo, um grande público.

Interpretar as nuances dos novos paradigmas da web para interpretar a interação, estudando estratégias para combinar as ações mais úteis para cada canal.

Sempre à procura de respostas que podem construir uma boa interação entre as estratégias no Facebook e Twitter ou Instagram. Qual deve ser a prioridade do e-mail marketing? Como pode o conteúdo ajudar a construir o “search engine optimization?

As perguntas são muitas e complexas, e para buscar respostas mais válidas, é necessário ter um olhar mais atento, para entender as habilidades necessárias para dominar e entender o tamanho do marketing digital.

A velocidade da inovação é o primeiro grande desafio e certamente é liderada pelo Facebook que representa metaforicamente um alvo em constante movimento. Como orçamento deve estar no Facebook? As opções para a publicidade do Facebook estão em constante movimento e apenas estudando minuciosamente ecossistemas de redes sociais é possível sobreviver.

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Mobile marketing requer uma reflexão tardia em comparação com o usar que os agentes do mercado fazem de seus smartphones para interagir com as marcas. A publicidade móvel e táticas de engajamento global devem ser incluídas na estratégia.

Como bom hábito, e porque tenho sempre muito para dizer-lhe; apresento uma lista com 10 habilidades que um gerente de marketing digital não pode dar ao luxo de sair de casa.

1. Análise dados

O termo “Big Data” não é uma definição, mas um método de análise de dados, não só quantitativo (porque você vai perceber que não é difícil deduzir um grande número de dados), mas também qualitativo (ou seja, o que você “ver” com os dados).

Este é o trabalho de analista. O cientista que está invadindo o marketing analítico, com acesso a ferramentas de tecnologia e plataformas. Um profissional dos números (o analista de dados), o que para a rápida evolução das profissões especializadas agora é uma habilidade rara e difícil de encontrar. Mas isso é o que o novo paradigma do marketing requer.

Um exemplo da necessidade e poder de uma boa análise dos dados vem da companhia aérea Qantas com seu programa de fidelidade:

  • 10 milhões de membros
  • $ 1,3 bilhão em receitas
  • 800000000 dólares anualmente em prêmios

Ao analisar os dados bem, o valor desta informação é capaz de aumentar a rentabilidade de forma significativa (cerca de US $ 300 milhões por ano)

2. Publicidade paga em mídia social

Espera-se que até 2016 seja investido US $ 25 bilhões em publicidade social e que, em 2016, o Facebook vai ganhar a maioria dessas “pequenas quantidades”. Mas, apesar do cinismo, a publicidade no Facebook, se bem-feita, pode ser muito eficaz. Então, quais são os temas e as habilidades necessárias para começar a levar em conta no Facebook?

  • Como usar a ferramenta de análise do Facebook “Facebook Insights”.
  • Usar corretamente o “Editor Power”.
  • Olhe para o seu conteúdo sempre com os olhos do público .

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Facebook é apenas a ponta do iceberg.

3. E-mail marketing

Era coisa simples no passado, mas agora se trata de trabalhar em nichos de mercado, análise de rejeição, taxas de abertura e conversões. Seu poder como uma ferramenta de marketing foi muitas vezes esquecido.

Um relatório recente publicado pelo New York Times, revelou que, apesar de ter mais de 6 milhões de e-mails em seu banco de dados não tem uma plataforma adequada para e-mail marketing. A lista de discussão foi selecionada manualmente.
Você pode reter clientes e adeptos graças aos sistemas de e-mail marketing, e ter uma melhoria de desempenho de vendas e resultados

4. Search engine marketing

A equação é aqui dividida em duas partes;

    1. Otimize seu conteúdo, seu site e blog para a busca orgânica.
    2. Pagar por clique usando o Google AdWords ou Bing Ads.

Autoridade de construção ganhando posições nos mecanismos de busca leva tempo e não é uma solução rápida. Mas isso não deve ser negligenciado e irá conduzir o tráfego ao longo do tempo. Levará anos de criação de conteúdo com táticas continuamente otimizados.

5. Desenvolver habilidades com ferramentas de tecnologia e plataformas

Para ter uma visão holística e controlar a dinâmica que perderiam em um manual de gestão; é necessário fazer uso de ferramentas livres para apoiar o trabalho, marcado:
Social Media Marketing

  • HootSuite
  • Tweetdeck
  • Canva
  • Facebook Insights
  • Twitter analytics
  • Google Analytics

As plataformas de e-mail marketing

  • Mail Chimp
  • Aweber
  • iContact
  • Mailrelay
  • Trafficwave

6. Marketing em Mídias Sociais

Social media marketing tem muitas partes móveis juntas.
É complexo e você precisa entender as várias ferramentas de marketing disponíveis em mídias sociais para fazer o máximo de seus esforços. Uma série de estratégias adequadas pode garantir a realização dos objetivos, maximizando esforços.

7. Marketing de Conteúdo

O mantra é: “O conteúdo é rei”
O conteúdo é a base de tudo. Precisa de imagens, blogs, infográficos e boas letras. Os benefícios do Marketing de Conteúdo permitem uma melhor estratégia de SEO, leads e vendas.

8. O mobile marketing

A explosão do celular e o surgimento de smartphones tem apanhado desprevenido muitos comerciantes. Existem muitas marcas que não têm um site ágil e não têm aplicações que facilitam as interações entre usuários e da empresa.

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9. O marketing viral

Fazendo um conteúdo viral, conhecer as regras e procedimentos adequados para atingir a meta é certamente desejável, mas não tão fácil de aplicar. Ações de alternância estrategicamente planejadas, ambições virais de conteúdo de vídeo é aconselhável.

10. Visual de Marketing

A maioria dos comerciantes sabem que você pode obter mais envolvimento e partilha quando usam imagens. De acordo com uma série de estudos, usuários se comprometem a avaliar um conteúdo recebido em imagens em até 100% mais do que apenas em texto.
Mas esta não é apenas uma tática que funciona no Facebook; Twitter sobre a utilização de imagens é muito eficaz, fazendo um pequeno teste mostrou os seguintes resultados;

  • Impressões: O aumento percentual é de 197%.
  • Engajamento: um incrível aumento de 581%
  • Taxa de engajamento: aumento percentual de 111%.

A lista é longa e intensa, de modo a não perder o caminho certo do perfeito Gerente de Marketing Digital, salve este link como favorito e o caminho da redenção para o resultado é garantido.

 

11 Comments

  1. Muitos parabéns pelo artigo: além de completo, está extremamente atual.

    Na minha opinião, um profissional de marketing digital deve ser capaz de dominar diferentes valências, que vão desde a produção de conteúdos otimizados até à divulgação através de redes sociais e e-mail marketing.

    A prova de que as empresas valorizam esta experiência ampla foi revelada por um estudo da agência Mondo. Aqui ficam os resultados: http://www.estrategiadigital.pt/o-que-procura-uma-empresa-num-profissional-de-marketing-digital/

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