Facebook Marketing: quanto mais likes, melhor?
Muita calma nessa hora, jovem padawn. Muita calma. Não estou aqui pra dizer que você não precisa de audiência. Nem muito menos, estou aqui para dizer que a sua página, ou da empresa do seu cliente, não precisa de “curtidores”.
A ideia com este conteúdo é mostrar que, quando o assunto é Facebook Marketing, antes de se preocupar com a quantidade, você precisa se preocupar com a qualidade. Qualidade do conteúdo e da audiência.
Pode ser perigoso e prejudicial à “saúde” da sua performance na rede, sair por aí criando anúncios com foco apenas na quantidade. Com foco nos números. Não é porque a concorrência tem muitos fãs que você precisa ter. No vídeo acima eu explico um pouco melhor a importância de se trabalhar uma curva equilibrada entre audiência e engajamento. A evolução precisa ser estratégica.
Facebook Marketing: imagem é o melhor formato?
Em muitas casos, sim, mas isso vai depender do objetivo da sua comunicação no Facebook.
Há um tempo atrás, quando o Facebook ainda não oferecia tantos recursos, eu posso até dizer que sim. Mas, a minha principal ideia aqui é alertar sobre esse piloto automático que muitos profissionais que trabalham com Facebook Marketing, acabaram apertando, priorizando a mídia imagem como principal meio de comunicação no Facebook.
Precisamos parar de olhar para o Facebook como se ele fosse apenas um mural de posts, e começar a entender que exstem inúmeras possibilidades estratégicas de se mensurar resultados vindos de todos os formatos disponíveis na rede hoje em dia.
A regra aqui é: façam testes de acordo com o objetivo da sua atuação. Vamos tirar a viseira que nos impede de olhar para outros indicadores, que não sejam os comuns do Facebook (Curtidas, comentários e compartilhamentos). Mesmo entendendo que o cliente, muitas vezes, vai querer que eles explodam. O bom profissional de Facebook Marketing precisa entender o que acontece nos bastidores da plataforma para extrair resultados que sejam relevantes em conjunto com a proposta de valor do negócio em questão.
Facebook Marketing: Tio Mark quer dinheiro!
Esse é um dos mais, se não o mais, antigo dos mitos, quando o assunto é Facebook Marketing.
Precisamos entender que o Facebook é uma rede social e, como tal, precisa valorizar os seus usuários. A sua moeda de troca. Valorizar a experiência do usuário para que ele perca, muitas vezes literalmente, o seu tempo na plataforma. No Facebook, ao contrário do que muitos pensam, nós somos o produto.
Não é de todo errado, dizer que as mudanças que vem sendo feitas no algoritmo de distribuição do conteúdo do Facebook, tenha sempre um viés comercial. Claro que não. No entanto, como profissionais de comunicação digital, precisamos de mais calma para entender que este não é o objetivo central de algumas das tomadas de decisões que influenciam no fluxo de informação da rede.
Como disse acima, nós somos o produto. O Mark, ~ que não é o seu tio ~ , precisa continuar te expondo para que as marcas tenham interesse em estar ali, investindo. Parece uma lógica meio radical, mas desde que publicidade é publicidade, ela precisa de uma audiência envolvida num contexto social. No vídeo acima eu explico um pouco melhor e, caso tenha interesse em entender um pouco mais da última mudança no algorítimo do Facebook, o JobCast 15 foi especialmente sobre esse assunto.
