5 estratégias de fidelização Low Cost

Leia as seguintes linhas com isso em mente: “É muito mais fácil dar mais motivos para aqueles que estão o seguindo do que tentar a todo custo convencer aqueles que não querem saber.” Boa leitura! 

Em linhas gerais, fidelização quer dizer aumentar a taxa de retenção de clientes, evitando que eles migrem para a concorrência, bem como o valor total de negócios com cada um deles. A fidelização deve ser um processo continuo de conquista da lealdade, porque nenhum cliente é fiel de vez em quando nem para sempre.

Qualquer empresa especializada em marketing lhe dirá que um cliente fiel é muito mais fácil do que adquirir novos clientes. De acordo com a Harvard Business Review, adquirir um novo cliente pode custar entre 5 e 10 vezes mais do que manter o s atuais. Mas quais aspectos ainda são capazes de manter os nossos clientes?

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1. Criar um programa de fidelidade em longo prazo

Desenvolver um programa de fidelidade que nos permitirá manter próximos os nossos melhores clientes.

Um exemplo seria a utilização de um cartão de fidelidade para rastrear as compras do cliente, e depois recompensar os seus clientes mais fiéis com uma cortesia, depois de certo número de compras. Para tornar o serviço mais atraente, ir além de um desconto e considerar a possibilidade de oferecer um produto ou serviço de forma gratuita somente para eles.

2. Forneça um excelente serviço ao cliente

Naturalmente, a maneira mais eficaz demonstrar aos seus clientes que você se importa com eles, é proporcionar um atendimento cordial e eficiente.

Pode parecer trivial, mas ainda pode haver alguns pontos principais:

  • Ter uma equipe cortês e profissional, em pessoa, por telefone ou quando você responde a um e-mail;
  • Fazer o cliente o centro do processo de compra;
  • Prestar um serviço em tempo hábil e eficiente;
  • Lidar com críticas de forma eficaz, desculpando-se e respondendo imediatamente.

3. Recompensar clientes referentes

Se você opera um determinado tipo de empresa/startup, como uma varejista de móveis ou uma boutique de noiva (que raramente têm clientes regulares) esses dependem fortemente do boca a boca. Recompense seus clientes referentes, isso é uma ótima maneira de agradecê-los por seu compromisso.

Por exemplo, você pode enviar um bilhete gratuito (para um evento, por exemplo, ou semelhante, de acordo com seus gostos e preferências) ou um tipo diferente de promoção para os clientes que recomendam um amigo ou membro da família a sua empresa.

Um produto de qualidade e uma estratégia simples que recompensa aqueles que veiculam sua marca é o melhor que você pode ter.

4. Aprenda a dizer “obrigado”. É essencial!

Se o contato é pessoal, por telefone ou via e-mail, agradeça a um cliente por sua compra, especialmente, pelo seu interesse em nós, é fácil (e barato!). Um diferencial são empresas que agradecem os clientes, isso fará que você ganhe apreciação dos mesmos. Dê atenção aos clientes, isso significa que eles são especiais.

5. Seja grato ao público

A maioria das pessoas gostam de ser reconhecidas ações on-line e, provavelmente, ou pelo menos responder à sua questão. Qualidade no atendimento é algo que está presente no dia-a-dia de toda e qualquer empresa/startup, seja qual for a sua área de atuação, ela desenvolve um papel importante em todo o ambiente organizacional e em inúmeros aspectos que estão ligados a vida das pessoas.

Quando o cliente decide entrar em alguma empresa, na maioria das vezes ele já sabe o que quer, ele pode estar em busca de uma realização pessoal, de realizar um sonho ou até mesmo melhorar a sua autoestima. A missão do vendedor (a) é ajudar o cliente na concretização desses objetivos, e não frustrá-lo com mau atendimento. O cliente precisa sentir que o vendedor se importa com ele, e que está ali para o quê ele precisar.

Qual é a sua estratégia para mostrar a seus clientes que são importantes para você? 

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