No #JobCast número 5, eu e a minha barba branca e desgrenhada estamos aqui para te convidar a criar um canal no Youtube. Independente do tema.
Assista o vídeo, leia o post e veja alguns dos motivos que podem te ajudar a entender que você não precisa de muita coisa, e que só tem a ganhar. Basta ter um tempinho e disposição.
A áurea mágica dos Youtubers
Criaram uma áurea mágica em torno de se “ter um canal no Youtube”, devido aos grandes Vlogers que já cravaram suas bandeiras e conquistaram suas audiências.
Independente do tema, a maioria dos youtubers famosos de hoje em dia conta com uma trajetória de anos de produção de conteúdo. Principalmente os que se dedicam e tem um compromisso maior com o entretenimento. Tenha em mente que, se a sua ideia é ganhar dinheiro com vídeos na internet, você pode acabar se frustrando e perdendo a oportunidade de criar algo que você curta e que seja relevante para o seu circulo de amigos, independente de dinheiro.
Hoje em dia a concorrência é pesada e será bastante difícil arrumar um espaço entre as bandeiras dos grandes Youtubers. Não que antes fosse mais fácil, mas, tudo que é novidade tende a ter uma aceitação mais rápida e melhor. Não tente ser o próximo Felipe Neto, seja você mesmo.
OK, mas vamos esquecer um pouco do “ganhar fama e dinheiro”, e focar nos benefícios de se criar um canal no Youtube para você e compartilhar conhecimento com a sua rede de amigos.
É apenas mais um formato de conteúdo
Esqueça a áurea mágica e o glamour entorno de ter um canal. Leve apenas como mais um meio de informação para você compartilhar conhecimento. Informação compartilhada é duas vezes conhecimento.
Da mesma maneira que criar um blog profissional pode te ajudar na sua carreira, criar um canal no youtube e publicar seus vídeos sobre sua área de atuação, pode ser uma das formas mais eficazes de se posicionar profissionalmente e construir autoridade sobre o assunto que você domina. Vejo muitos professores meus, no Facebook, por exemplo, que eu torço que invistam em uma proposta de conteúdo em vídeos. Não é fácil, em meio a uma internet cada vez mais “da zueira”, investir em conteúdo sério. Mas pode apostar, você só tem a ganhar com isso.
Você aprende com seus vídeos
Dependendo do tipo de conteúdo que você for gravar para o seu canal, você vai precisar estudar e pesquisar sobre o tema, antes de gravar. Mesmo que você não vá seguir um roteiro (como o #JobCast acima), você não pode apenas sair por ai falando, sem buscar por fontes seguras falando no vídeo. O seu canal pode ser a melhor forma de se posicionar sobre o assunto que escolheu, sim, mas produzir sem conhecimento do que fala pode ser a melhor forma de “queimar o seu filme”, também.
Então, se existe algo que será extremamente valoroso em criar um canal no youtube, é que você ai estar em constante estudo sobre um assunto do seu interesse.
Você melhora sua dicção
Sabe aquela sensação de quando escutamos a nossa voz e não reconhecemos? É exatamente por não termos a prática de nos avaliarmos falando.
Acontece o mesmo com os vídeos. No meu caso, por exemplo, eu gravo e edito eles sozinho. Esse processo me fez ver que tenho inúmeros vícios quando estou gravando e melhorando pouco a pouco.
Para algumas pessoas é normal que esses vícios e trejeitos aumentem em frente a câmera, nem todo mundo tem o costume de falar sozinho para uma câmera. Então, uma terceira vantagem em produzir os seus vídeos é que sua dicção, ao longo dos vídeos, pode melhorar. Mas, para que isso ocorra, você precisa ter um olhar crítico sobre você mesmo em ação.E, acredite, acaba sendo divertido.
Espero que as dicas e sugestões tenham sido úteis e que você, que leu até aqui, compartilhe o seu canal comigo em breve! 😉
Vou ficando por aqui e até o próximo JobCast.

Grande Caldas.. Esta mais que perdoado mas vê se não vicia em faltar o trabalho no YouTube. Concordo contigo, e também acredito que “informação compartilhada é conhecimento duas vezes”. Vamos ver o que vem na próxima semana. Sucesso, para frente e para o alto sempre.
Valeu, Bruno!
Se tiver sugestão de tema, fique a vontade também, o conteúdo é feito pra vocês!
Vamos que vamos! 😉