Como se tornar um grande empreendedor em 2016

Como se tornar um grande empreendedor em 2016

Quem me conhece e já acompanha um pouco das mudanças que tive sabe que tudo o que escrevo aqui é oriundo do conhecimento de livros, podcasts e das minhas aventuras empreendedoras também.

Sempre me preocupei em não parecer um charlatão ao escrever sobre empreendedorismo e startups, tornado isso algo desafiador que só deve ser feito por quem está vivendo a experiência de iniciar seus projetos, sentir as dores do crescimento e aprender com os erros.

Nem todos os empreendedores fazem sucesso, mas isso não os denigre ou os desabilita de servirem como aprendizado. Acho que o Brasil é um único país onde “fracassar” com 3 ou 4 startups é visto como uma abominação, enquanto passar em um concurso público é visto como “zerar a vida.” Ambos os casos tem seus méritos, mas se você está lendo este texto as chances de preferir o serviço público ao desafio de empreender em terras brasileiras é bem baixo.

Quase zero eu arriscaria dizer.

Este ano tomei uma decisão super difícil na minha vida: largar um emprego de grande visibilidade, no coração financeiro do país, vivendo em um bairro bem localizado para me “arriscar” em projetos empreendedores diversos.

Diversos mesmo, se tudo der certo como o planejado, pretendo reclamar do excesso de trabalho e pouco tempo disponível, e não da falta de dinheiro.

A ideia é fugir da crise correndo em direção ao olho do furacão

Pois é, larguei tudo e voltei para meu Estado, o Pará.

Nem na capital estou. Neste exato momento estou em Castanhal (PA), num calor de 30 graus, com uma internet que é metade da velocidade que tinha em São Paulo e o dobro do preço.

Coitadismo? Nada disso.

O que disse acima é só para ilustrar que, quando se está focado, não há barreiras que você não possa superar.

Se já estou tendo sucesso? Longe disso, estou apenas iniciando uma jornada e vocês (além da minha família e amigos, claro), queridos leitores, têm me ajudado muito para não desistir.

Ah, eu já contei que minha esposa está grávida? Este é o maior dos incentivos (desculpe, leitor. Acho que você entende, né?).

E foi com esse começo meio confuso, meio com cara de autoajuda, que finalizo meu ano neste amado site com dicas (para você e para mim) de como nos tornarmos grandes empreendedores em 2016.

Financiamento

Se a falta de financiamento é um problema certifique-se de ampliar os seus horizontes, pois não se deve desistir de buscar formas de financiamento diante da decisão do gerente de seu banco.

Há um número crescente de fontes de financiamento não bancárias, como crowdfunding.

Então lembre-se, o mundo está inundado de dinheiro com os investidores à procura de boas oportunidades de investimento.

Nóis Trupica Mais Não Cai

Pode botar fé que desse jeito vai, como diz a música. As coisas nem sempre saem como no planejado, mas isso não pode ser motivo para você desistir, ok?

E mesmo se você passar da dolorida fase inicial da sua startup, o cenário interno e externo podem ter mudando tanto que seu plano de negócios pode precisar de uns ajustes.

Não desanime. Levante, sacuda a poeira das estratégias que não vingaram ou precisaram ser refeitas e dê a volta por cima mantendo seu nível de inovação sempre alto.

Sim, isso pode soar como um clichê, mas você vai aprender mais com seus erros do que com os acertos.

Mantenha seus amores por perto

Responda rápido: Quem você espera que esteja com você nos seus últimos minutos de vida?

  • Seu contador;
  • Seu advogado;
  • Seu cliente;
  • Seus amigos e família.

Partindo do pressuposto que você tenha escolhido a última opção, faz sentido você dar mais atenção às outras opções?

Faça com que eles se sintam parte dos seus projetos, e não mais um “item” na sua agenda para você se dedicar. Peça a opinião deles, consulte-os sobre algumas decisões. Sua família é o verdadeiro empreendimento da sua vida, o resto são projetos que irão ajudar no desenvolvimento deste.

Você não precisa reinventar a roda

Ok, ter alguma tecnologia disruptiva bem patenteada com potencial comercial global seria muito bom.

Mas muitas vezes você vai estar entrando em um mercado que já existe. Muito cuidado para não se perder no oceano vermelho

Não estou dizendo que você deva tirar os olhos da concorrência e não criar produtos melhores que os deles. Apenas comece a tentar jogar mais o seu próprio jogo começando pelo mais simples: pense em como entregar mais valor ao seu cliente com custos mais baixos, em menor tempo e sem perder a qualidade.

Por último e não menos importante…

Curta sua vida empreendedora

Empreendedorismo é faca na caveira hardwork e algumas pessoas estão mais adequadas a este estilo de vida do que outras.

Mas ter uma startup de sucesso, gerar emprego e renda através de uma ideia que começou na sua cabeça, e ainda contribuir para uma sociedade mais conectada é extremamente gratificante.

Então aproveite cada momento de sua jornada empreendedora, mas não deixe de tirar algum lucro disso. Afinal alguém precisa pagar o aluguel, certo?

Feliz Ano Novo e que venha 2016.

5 Comments

Deixe um comentário